17 / 05 / 12

Diálogos sobre políticas de juventude

Foto: divulgação

Janaína Lima

Janaína Lima

No dia 31 de maio, quinta-feira, das 08 às 18h, A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo promoverá o ciclo de capacitação “Diálogos sobre políticas de juventude: os desafios das políticas setoriais”. Na foto, Janaína Lima, Coordenadora da Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Confira a programação:

8h30: Credenciamento e Café da Manhã

Diálogo 1 – Introdução ao Conceito de Políticas Públicas e o Panorama da Juventude do Estado de São Paulo

9h45: Abertura

10h: Prof. Dr. Fernando Coelho – Coordenador do Curso de Graduação em

Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP. Doutor e Mestre em

Administração Pública pela FGV-SP e Economista pela FEARP-USP.

10h45: Lúcia Mayumi Yazaki – Analista de projetos da Gerência de Indicadores e Estudos Populacionais, da Fundação SEADE. Demógrafa, com mestrado no CELADE (Centro Latinoamericano de Demografia, das Nações Unidas) e doutorado no Institut de Démographie da Université Catholique de Louvain, Bélgica.

Ana Lúcia de Siqueira Brito – Analista de Projetos da Fundação SEADE. Atua na Divisão de Metodologia e Métodos Quantitativos. Mestre em Demografia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

11h15: Perguntas

12h: Almoço

Diálogo 2 – Drogas: Consumo, Prevenção e Tratamento

13h30: Abertura

14h10: Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira – Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), formação inicial em Pediatria. Atuou como Diretor Técnico de Departamento do Hospital Psiquiátrico da Água Funda; Diretor de Centros de Tratamento para dependentes químicos e seus familiares; Conselheiro e Ex-Secretário Executivo do CONED – Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo; Conselheiro e Ex-Presidente do COMUDA – Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool do Município de São Paulo; Coordenador de Atenção às Drogas da Cidade de São Paulo. Autor do livro: “Drogas no Ambiente de Trabalho”. Organizador e editor do livro: “Drogas – onde obter orientação e ajuda”. Membro da INEBRIA – International Network on Brief Intervencions for Alcohol and other drogs; Hoje exerce a função de Coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania.

14h50: Perguntas

15h: Dr. Arthur Guerra de Andrade – Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (1978) e Doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com o tema Avaliação de Tratamentos do Alcoolismo (1991). Pós-doutorado na School of Public Health, Johns Hopkins University (EUA), Fullbright Commission (1991-1992). Livre-docência pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP (1996). Atualmente é Professor Titular de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, Coordenador do GREA, Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Presidente Executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) e Vice-Presidente do International Council on Alcohol and Addictions (ICAA)

15h40: Perguntas

16h30: Desafios Propostos

17h: Dr.Ronaldo Laranjeira – Médico psiquiatra especialista em dependência química, professor da UNIFESP, diretor do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas) e coordenador do UNIAD (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas).

18h: Café de Encerramento

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *