19 / 06 / 12

Maestro em Sampa no CIEE, hoje!

Foto: Fernando Mucci

Hoje, dia 19, em São Paulo, com entrada gratuita mediante cadastro, no Teatro do CIEE, às 19h, o Maestro João Carlos Martins apresenta-se com o patrocínio do Banco Honda. A Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP vai repetir o concerto realizado no Lincoln Center de Nova Iorque, setembro de 2011.

No repertório, Suite Orquestral nº 3 de J. S. Bach, Concerto de Vivaldi para 4 violinos, com a solista Elisa Fukuda, Villa-Lobos, com o solista Jean William, e a grande participação da Bateria da Escola de Samba Vai Vai, com o samba-enredo A Música Venceu.

Maestro João Carlos Martins
O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.

Filarmônica Bachiana SESI-SP
A qualidade dos músicos da Filarmônica Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala sendo 02 no Carnegie Hall, em 2007 e 2008, e 03 no Lincoln Center, em 2009, 2010 e 2011 (NY).

Escola de Samba Vai-Vai
No início do século, havia no bairro do Bixiga um time de futebol e grupo carnavalesco chamado Cai-Cai, que utilizava as cores preto e branco. Por volta de 1928, um grupo de amigos, ajudava a animar os jogos e festas realizadas pelo Cai-Cai, porém eram sempre vistos como penetras e arruaceiros, sendo apelidados de modo jocoso como “a turma do Vae-Vae”. Expulsos do Cai-Cai, estes criaram o “Bloco dos Esfarrapados”, e paralelamente, o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, que foi oficializado em 1930.

O primeiro desfile oficial do Cordão Vai Vai, foi em fevereiro de 1930, o tema era sobre São Paulo e o samba novamente foi feito por Henricão:- “Salve São Paulo, tens o céu cor de anil/ Possui a riqueza e a grandeza, és o coração do Brasil”. As fantasias eram livres, e nelas predominavam o preto e o branco.

Desde então todos os anos a Escola de Samba Vai-Vai se supera e emociona os foliões com seus desfiles.

Serviço
Teatro do CIEE
Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi – São Paulo (SP)
Dia 19/6, às 19h

Filarmônica Bachiana SESI-SP
Regência: maestro João Carlos Martins
Convidados especiais: Bateria da Escola de Samba Vai-Vai

A. Vivaldi
Concerto para 4 Violinos B. Minor – Opus 3 nº 10
Solistas: Elisa Fukuda, Renato Yokota, Ricardo Takahashi e Lucas Farias

J .S. Bach
Suite Orquestral nº 3
Ária da 4ª Corda

H. Villa-Lobos
Melodia Sentimental
Solista Jean William

Mateus Araújo
Prelúdio Fuga e Samba
(Inspirada no Samba Campeão do Carnaval de São Paulo em 2011 – “A Música Venceu” de Zeca do Cavaco, Afonsinho, Ronaldinho Fdo e Fábio Henrique).

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *