06 / 06 / 12

Ventila Salvador celebra o samba junino

Foto: Lara Lins

Quem estiver passando pelas bandas do Santo Antônio Além do Carmo, na noite do próximo dia 09, vai dar de cara com o projeto multicultural Ventila Salvador no Oliveira’s House Bar. O mix, idealizado pelo artista plástico Yosh José e pelo cantor Agnoell Criolo, criou asas e virou itinerante. Na próxima edição do projeto, que tem como temática o samba junino, além de muito licor, amendoim e milho verde, os convidados ainda poderão se deliciar com alguns bolos feitos pelas mãos da caprichosa gourmet Hellen Pacheco.

As mentes produtivas do Ventila já iniciaram as negociações e estão definindo as novidades que irão fazer parte do evento. Além do DJ Pimenta, que é residente do Ventila Salvador, alguns convidados já confirmaram presença, como a cantora Vércia Gonçalves, Guilherme Salgado, do projeto “Outros Baianos”, Irakitan, filho do famoso cantor Gerônimo Santana, e o instrumentista Victor Beezero, que promete animar a turma com muito samba, recheado com uma pitada de forró. “Reviver momentos felizes, que fizeram parte da nossa infância, e valorizar essa vertente cultural tão importante, que anda esquecida e hoje sobrevive somente em alguns bairros da cidade”, diz Agnoell, um dos idealizadores de projeto.

Agnoell Criolo

Agnoell Criolo

O samba junino tem suas raízes na cultura negra, a partir da influência do samba de Angola e de ritmos como o maxixe, o lundu e a umbigada. Apesar de ser considerado patrimônio cultural, o samba junino tem perdido força nos bairros populares, onde tudo começou. Na cidade de Salvadorm o samba junino ou duro é celebrado nos bairros do Engenho Velho de Brotas e Federação, Liberdade e Plataforma. Em outros, deixou de ocorrer por conta da violência e falta de apoio do poder público. Porém, no centro da cidade, o Arrastão Junino há alguns anos atrai milhares de pessoas, que, ao invés do forró, caem no samba. No Ventila, a moçada promete unir as duas vertentes e ventilar muita alegria.

O projeto tem como musa inspiradora a produtora cultural Luzia Moraes e já recebeu  grandes nomes e personalidades da música baiana, como o premiado instrumentista Armandinho Macêdo, o percussionista Wilson Café, André Macêdo, Surama Albuquerque, Tito Casal, Umeru Bahia, Gel Santos, Aimone Plugeise, Pedro Moraes, o ator Dody Só, a cantora Sandra Simões, Victor Beezerro, Luciano Salvador Bahia, Carlos do Império Serrano, Mazzo Guimarães, Irakitan, Vércia Gonçalves, Carlos Barros, Luzia Moraes, Márcia Damasceno, Josy Lélis, Margô Carvalho, Déo Carvalho e Jota Velloso, padrinho artístico de Agnoell.

Serviço
Projeto Ventila Salvador Samba Junino
09 de junho, às 20h
Oliveiras House Bar – Rua Direita do Santo Antônio, 110
Valor: R$ 5,00
Informações: (71) 8888-6683 | (71) 9340-8746

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *