20 / 07 / 12

10 dicas para manter as crianças distantes de infecções oportunistas

Em tempo de gripe, resfriados e viroses, os bons hábitos são importantes para prevenção da saúde. O infectologista do Hospital Infantil Sabará dá alguns conselhos aos pais

Foto: Internet

É possível evitar uma série de doenças com bons hábitos, que devem começar ainda na infância. O infectologista Milton Lapchik, chefe do Setor de Controle de Infecções do Hospital Infantil Sabará, fala sobre mudanças simples que podem evitar problemas:

– Ensine a criança a lavar as mãos sempre que chegar da rua, antes das refeições, após usar o banheiro e depois das brincadeiras.

– Desde cedo, explique que ao tossir ou espirrar é necessário levar a mão à boca/nariz. Além de ser educado, é uma maneira de evitar que minipartículas das secreções do nosso corpo sejam liberadas e possam contaminar outras pessoas.

– Nada de colocar o dedo no nariz; se for inevitável, lave as mãos dos pequenos depois. O ideal é optar por lenços de papel para assuar e limpar a secreção do local. Evite os lenços de pano!

– Se perceber que a criança está com tosse, coriza, febre, deixe que ela falte à escola, justificando com atestado médico a ausência. Além de ser ideal para que ela possa descansar, evita-se o contágio com os coleguinhas. Se após procurar ajuda médica e se confirmar alguma infecção de fácil transmissibilidade, não só evite as aulas, como avise a escola. Afinal, é assim que os outros pais poderão ficar em estado de alerta.

– Mantenha a carteira de vacinação em dia. A imunização é uma ótima forma de prevenir uma série de doenças. Se tiver alguma dúvida, converse com o pediatra.

– Crianças menores de 3 anos estão mais suscetíveis às doenças infecciosas por apresentarem um sistema de defesa ainda em formação. Evite aglomerações, ambientes fechados demais, principalmente nesta época de temperaturas mais baixas.

– Até os seis meses, o aleitamento materno é essencial. O leite materno é o melhor alimento que uma criança pode ter. Inclusive, tem papel fundamental na maturação no sistema imunológico. Após esse período, é a hora da inclusão da alimentação sólida. Invista em alimentos naturais, com oferta de vegetais, carnes, frango, frutas e grãos. Evite alimentos industrializados e o uso de açúcar e sal na alimentação dessas crianças. Ofereça água aos pequenos para evitar a desidratação.

– Não compartilhe talheres, pratos e copos com ninguém. Converse com as crianças para que sigam este hábito também. É uma forma de limitar o contágio de doenças.

– Antes de correr para o Pronto Socorro, converse com o pediatra. Na maioria das vezes, é desnecessário tirar a criança de casa e fazê-la esperar em uma sala lotada. A febre pode assustar, mas é uma reação fisiológica do organismo. Evite a automedicação.

– Se seu filho for alérgico, nesta época de frio, procure deixar a casa arejada durante o dia para evitar umidade, que pode desencadear crises. Limpe a casa com frequência (com panos úmidos), evite cortinas nos quartos, tapetes, bichos de pelúcia e livros.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *