11 / 07 / 12

Alagoas comemora 40 anos de Teatro de Arena Sérgio Cardoso nesta semana

Por Diteal
Imagem: divulgação

O Teatro de Arena Sérgio Cardoso, localizado ao lado do Teatro Deodoro, no centro de Maceió, um dos teatros mais queridos de Alagoas, estará completando no próximo sábado (14 de julho) 40 anos de muita vitalidade e de importante papel para as artes cênicas alagoanas, com uma programação diversificada realizada pelo Governo do Estado, através da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), a partir da próxima quinta, com a abertura da oitava edição do projeto Quinta no Arena, com show da cantora Pauline Alencar (DESA), na sexta com apresentação do espetáculo Rock-me, do grupo Infinito Enquanto Truque, e no sábado com homenagens da ATA, Cia Joana Gajuru, Divina Supernova e da dupla Alagoana-paulista, DUOFEL, que em meados de 1978 realizou seu primeiro show profissional na carreira no “Arena”.

O Teatro de Arena Sérgio Cardoso, foi idealizado pelo ator alagoano Bráulio Leite Júnior, quando ainda era Diretor do Teatro Deodoro, construído e inaugurado no governo Afrânio Lages, aproveitando estrutura física já existente, onde antes funcionava o Bar Deodoro, localizada ao lado direito do Teatro Deodoro. A construção teve início no dia 12 de dezembro de 1971. O Teatro de Arena foi inaugurado no dia 14 de julho de 1972.

A solenidade de inauguração ocorreu com a apresentação da peça de Luigi Pirantello, “O homem da flor na boca”, tendo como intérprete os atores Sérgio Cardoso, Jardel Melo e a atriz alagoana Nana Magalhães, alagoana integrante do grupo “Os Dionísios”. A festa da inauguração contou com as presenças de personalidades do teatro brasileiro, destacando-se o Embaixador Paschoal Carlos Magno, que na oportunidade liderava no país o movimento de teatro amador. Um mês depois de sua inauguração, falecia subitamente o ator Sérgio Cardoso, razão pela qual teve seu nome vinculado ao Teatro de Arena.

Inaugurado durante a ditadura militar (1964-1984), o Teatro de Arena Sérgio Cardoso foi colocado à disposição dos poucos grupos de teatro amador de Maceió, que se mantiveram atuantes, apesar das restrições impostas à liberdade de expressão. A ATA – Associação Teatral das Alagoas, constituído por universitários, liderado pela atriz Linda Mascarenhas – a grande dama do teatro alagoano – se manteve atuante. Através de suas montagens implantou-se em Maceió a prática de “Teatro de Comunicação e Vanguarda” proposta pelo diretor carioca, Cidadão de Maceió, Lauro Gomes. Nessa perspectiva a ATA realizou temporadas, sempre prestigiadas por um público constituído por jovens estudantes, intelectuais e artistas. “Hoje é dia de Rock”, de José Vicente e execução de cenários de José Cabral, foi o primeiro grande sucesso de crítica e público, de espetáculo alagoano no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Foram 18 apresentações consecutivas, com plateia lotada e público voltando da porta do Arena.

Segundo o Diretor Presidente da DITEAL, Juarez Gomes de Barros: “O Arena é uma sala de espetáculos própria para pequenas apresentações, com capacidade para 180 pessoas, mas que tem um importante papel para as artes em Alagoas, pois foi nele que gerações de novos artistas e técnicos tiveram suas primeiras oportunidades. É um prazer estarmos aqui para esta comemoração”, concluiu.

Serão três dias de uma programação, que teve início com a conquista de um novo equipamento de iluminação para o teatro, no começo do ano, fruto de um edital da FUNARTE, e que no último sábado (07), contou com apresentação das bandas Camarones Orquestra Guitarrística e Sticky Garden. “O ‘Arena’ é reconhecido pela experimentação proposta pelos espetáculos nele apresentados, já que foi concebido justamente para o teatro amador, mas recebendo outras manifestações artísticas, e com essa visão elaboramos uma programação que reflete um pouco da história deste teatro e estamos contentes, também com a vinda do DUOFEL, que no seu último show aqui no Teatro Deodoro, em nosso concerto de Páscoa, revelou que foi no Arena que fizeram seu primeiro show profissional no fim dos anos 70”, explicou Alexandre Holanda, Diretor-artístico da DITEAL.

Programação – 40 anos do Teatro de Arena Sérgio Cardoso

– Quinta, 12 de julho

Abertura da 8ª edição do projeto Quinta no Arena
Show DESA – Pauline Alencar
19h
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 – Bilheteria do Teatro Deodoro

– Sexta, 13 de julho

19h- Apresentação do espetáculo Rock-me
Infinito Enquanto Truque
Entrada gratuita: Convites distribuídos na bilheteria do Teatro Deodoro, a partir das 14h, de sexta (13)

– Sábado, 14 de julho

20h- Homenagem ao Teatro de Arena feita pela ATA (Associação Teatral das Alagoas)
20:30h– Show O Violão Livre de DUOFEL – DUOFEL
21:30- Homenagem pela Cia Teatral Joana Gajuru
22h- Show Divina da Supernova, no pátio externo do Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Entrada gratuita: Convites limitados distribuídos na bilheteria do Teatro Deodoro, a partir das 14h, do sábado (14)

Mais informações: www.teatrodeodoro.al.gov.br

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *