06 / 07 / 12

Era da Incerteza…

Por José Carlos Paiva Bruno (OABRJ 73304)
Imagem: Internet

Vejo nossa Rio+20, como um gigantesco evento da moda. Evidente que sempre existe ganho, afinal colocar o Brasil fashion, atrai investimentos, inda mais com a Cidade Maravilhosa anfitriã, desde que com as favelas monitoradas em mais um acordo sazonal. Então, como de hábito, estamos sempre entre bem e mal…

Ideologia ou moda? Pergunto sempre, além da necessidade da nave Gaia, alguém berra… Incerteza na Terra… Gandaia além do meio-ambiente, quem agoniza é nosso ambiente, assisti recente vídeo no YouTube, produzido por uma agência estrangeira, falando de um novo jovem – vazio de bolas de gude e empinar pipas, dos meninos; e das brincadeiras de casinha, das meninas – terráqueo: globalizadopreparado e culto, inda que carente da disciplina afago e gestão maternal, rapidamente ascende, quebrando barreiras, inexperiente e contente, frágil epicurismo latente? Fato é que o sucesso da exceção, exemplo dos criadores do Facebook, Napster, Cadê, etc… Fantásticas ferramentas de rede, e mais ainda de controle social… Não resumem a regra do jogo, apenas como horizonte, engana bobo… Seria tolice desdobrando tudo isso, parece que mais vale um feitiço… Talvez explique nosso Papa em sumiço, não lembro tê-lo visto no atual encontro de moda… É foda!Apenas um representante Dom Odilo Scherer, tampouco pastores, rabinos e pais de santo, até mesmo pajé, da Fé gestores. Sendo pacto social tem que envolver crença, avença… Corajosa e convincente mesmo foi a Ministra Izabella Teixeira, não se intimidando em prosseguir falar, frente ao palhaço que levantou o ofensivo desenho motosserra, tipo desdenho estilo “Galvão tô aqui”… Esperava postura semelhante da brilhante Hillary Clinton!

Evidente que geniais “insights” serão sempre bem vindos, afinal; sou quase da época daquele Tio Sam apontando pra nós em cartaz: conto com você! Inda que fosse uma convocação de guerra. Alimentava nosso amanhã, pois que soldados buscavam triunfar e retornar, além do essencial patriotismo, para volta ao Lar. Onde amados, saberiam novamente amar…

Aprendi que quando você consegue seu emprego naquela empresa – deve respeitar os mais experientes –deve enxergaraqueles que a trazem viva; pronta pra receber você… Comprometa-se à dialética em absorver conhecimentos e rotinas, se possível permanentemente melhorando tudo isto. Lembrando-se do mínimo ético, épico que por si só traz um grande avanço… E que os heróis aconteçam ao acaso do mérito!

Então sustentabilidade vai além da camada de ozônio, reside numa permanente vitória frente ao demônio… Metáfora dum mínimo razoável a todos, com Direito essencial livre de engodos, chamo de Moral para o amanhã… Este mesmo “povo romano” que aplaude “pão e circo”, vibrando por cristãos entregues a leões, carece de corrimões… Prescinde do alimento anterior aos ditos bufões! Guias respostas para equações apostas: vença… Postas de mãos para o Céu, pedindo um caminho, respeito e carinho…

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *