18 / 09 / 12

DESTINO PARAÍBA

DESTINO PARAÍBA
     
A divulgação do “Destino Paraíba” nas principais capitais nordestinas terá continuidade nesta semana. O Roadshow promovido pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) em parceria com a ABIH-PB, JPA Convention & Visitors Bureau e Fecomércio vai estar em Fortaleza (CE) e Natal (RN). A expectativa é de que os atrativos turísticos paraibanos sejam apresentados a 160 agentes e operadores de viagem das duas capitais nordestinas.
 
 
 De acordo com o coordenador de Eventos da PBTur, João Wharles, os representantes do trade turístico paraibano sairão de João Pessoa com destino a Fortaleza, onde será promovido um jantar para 80 convidados. Lá serão apresentados os atrativos turísticos da Paraíba e toda a infraestrutura de hotéis e serviços. Depois ocorrerão as apresentações do Grupo Folclórico do SESC e de um trio pé de Serra. Nesta quinta-feira será a vez das operadoras de turismo de Natal participarem do Rodshow do Destino Paraíba. Também são esperados 80 convidados ao jantar. Dos Rodshows participarão os hotéis da Rede Nord, Tropical Tambaú, Verde Green, Nobilie Inn Royal Hotel, Mussulo Resort, Hotéis Village, Hotel Quality Solmar, Hotel Hardman e Ambassador Flat.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
FESTIVAL DE TURISMO
 
 
O coordenador geral do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu( FIT Cataratas), empresário Paulo Angeli, participa pela primeira vez do festival de Turismo de João Pessoa que acontece nos dias 28 e 29 de setembro em sua segunda edição . Depois do sucesso da sétima edição do Festival de Turismo das Cataratas, realizada em junho deste ano em Foz do Iguaçu, Paulo Angeli vai conhecer mais de perto o mercado nordestino  e prospectar novas parcerias para a oitava edição do festival que acontece nos dias 12,13 e 14 de junho de 2013.
OCUPAÇÃO HOTELEIRA
 
Falando em João Pessoa, vale informar que o Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou os números sobre a movimentação turísticas em João Pessoa e em todo o Estado. Os índices apontam para uma média histórica na Taxa de Ocupação Hoteleira em agosto, que chegou a 63,06%. Esse número representa um crescimento de 21,22% acima da média dos últimos 21 anos, que era de 52,02% no mesmo período. De janeiro e agosto deste ano, o índice de ocupação foi de 67,82%, o que representa um significativo aumento de 3,27% sobre igual período de 2011.
 
FLUXO GLOBAL
 
 
De acordo com análise da PBTur, com esse ritmo de crescimento se espera fechar o ano com um Fluxo Global Estimado em mais de um milhão de turistas em João Pessoa e de 1.510.000 em toda a Paraíba em 2012. “Em parte, esses números são respaldados pelo aumento do movimento de passageiros dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, que apesar do decréscimo de 3,84% no número de pousos, o número de embarques e desembarques aumentou em 11,26%”, disse Antônio Cordeiro. Com relação a residência permanente do hóspedes na Paraíba, segundo dados do Setor de Estatística, houve um aumento em todas as regiões, em detrimento da diminuição da região Nordeste.
 
TURISTAS
 
Os dados indicam que os Estados que mais emitiram turistas para João Pessoa foram São Paulo (22,05%) e Distrito Federal com 9,08%. No setor internacional, os principais mercados foram os Estados Unidos (15,72%); Portugal (15,06%); Itália (12,38%) e Argentina (11,27%). O turista que chegou aqui, 49,69% usaram o automóvel como meio de transporte, já os que usaram o avião foram 44,96%. O principal motivo da viagem é o turismo de lazer, com 60,80%, seguido de negócios, com 25,55%. “Em um ano em que se espera um crescimento entre 1,7% a 2% no Produto Interno Bruto do País, termos um crescimento estimado de 7% na receita turística, é estimulante e encorajador e mostra que estamos no rumo certo para o desenvolvimento do turismo na Paraíba”, analisou o executivo.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *