03 / 10 / 12

MARATONA USHUAIA

MARATONA USHUAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
Belíssimo exemplo o que acontece em Uhsuaia, de onde sempre surgem ótimas notícias. Acontece por lá uma ultra maratona solitária que irá arrecadar fundos para a compra de um Mercedes Benz Sprinter, para a Fundação para “Um Lugar no Mundo”, que atende  as necessidades das pessoas com deficiência. Além disso, o objetivo é gerar uma mensagem de otimismo, unidade e força para a sociedade em geral e as pessoas com deficiência e / ou doenças. A Fundação  “Um Lugar no Mundo”   foi criada na cidade de Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina pela iniciativa privada de um grupo de professores de atividades alternativas Centro de Ushuaia Deficiência (CAAD), que após ter identificado várias necessidades dos alunos e famílias da instituição, decidiu, promover novas alternativas, serviços de atendimento e ampliar e complementar os benefícios existentes, para responder às necessidades das pessoas com deficiência do setor privado.
 
 
Com isso desenvolvem e promovem atividades e ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência/necessidades especiais, independentemente de sua origem (patológico, etnia, idade, religião, etc), desenvolvem empreendimentos que promovem a aquisição e criação de recursos, promovem a criação de uma rede de segurança social, e promoção da saúde e desenvolvimento das pessoas, que por sua vez gera um efeito multiplicador. Promovem e incentivam outras instituições, associações, etc. Entre essas ações está às  melhorias localizadas no Vale de Andorra fornecida pelo Município de Ushuaia, que desenvolveu o projeto “Fazenda da Educação. Este projeto criou um espaço onde todas as pessoas com deficiência (PCD), suas famílias e outras instituições, possam desfrutar da paisagem e da natureza (animais, plantas, ar, etc) como espaços educativos e terapêuticos.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Vale lembrar que quem começou a ultra maratona solidária e solitária foi meu amigo e prefeito de Ushuaia Federico Sciurano. Serão nada mais nada menos do que 210 quilômetros e que unirá três cidades da Tierra del Fuego –  Ushuaia, Tolhuin e Río Grande em favor da Fundación Un Lugar en el Mundo. Na largada Federico contou com a presença de muita gente, como seus vizinhos, instituições, crianças da Fundación Un Lugar en el Mundo, sua equipe de trabalho e sua família, cuja ultra maratona tem leva o nome de  “Una causa que nos une”. Outro detalhe é que ele é um prefeito nota 10, reeleito com louvor e não está concorrendo a cargo público algum e nem se alto promovendo, já que é de família riquíssima. Além disso, outro grande desafio é vencer a sua diabetes tipo 1, já que é dependente químico de insulina. A ultra maratona só terminrá no dia 8 de outubro. Isso é que é político que representa seu eleitorado, que através do seu esforço próprio, suando a camisa, junto com sua equipe, vem transformando, e muito Ushuaia, cidade que também considero minha, pois vivo constantemente por lá e conheço toda sua equipe muito bem. Lá não tem picaratagem, isso eu garanto.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *