19 / 12 / 12

ARTE RENDEIRA

ARTE RENDEIRA
Registrada como uma tradição cultural em vias de desaparecimento, na década de 1980, pelo folclorista Doralécio Soares (1914-2012), a produção da renda de bilro na capital catarinense vive uma fase de efervescência, e de mudanças. Se naquela época a atividade era restrita às mulheres, hoje o setor tem nova realidade, com a presença crescente de homens na função de rendeiro. É o que revela o artista plástico e fotógrafo Jone Cezar de Araújo, na exposição “Renda de Bilro de Florianópolis”, que será aberta nesta quinta-feira (20), às 20h, no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição. A produção rendeira na Capital vem sendo pesquisada por Jone Cezar de Araújo desde 2010, quando junto com Maria Armênia Wendhausen iniciou um mapeamento cultural da atividade. 
 
 
O trabalho foi realizado por meio do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação Franklin Cascaes e Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina. O levantamento era uma das ações previstas para a implantação do Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, efetivado em março de 2011.Além da exposição fotográfica no Casarão das Rendeiras, parte da pesquisa será transformada no livro Rendeiras, produção conjunta de Jone Cezar de Araújo e Mena Wendhausen. A obra, que será lançada em breve com o selo da Fundação Franklin Cascaes Publicações, faz um minucioso registro etnográfico e iconográfico desse artesanato de tradição cultural que integra o patrimônio imaterial da cidade. 

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *