13 / 12 / 12

Assembleia paulista sai em defesa das Prerrogativas Parlamentares no caso do “Mensalão”

Foto: Divulgação

São Paulo, 12 de dezembro – O deputado (foto) Campos Machado, líder do PTB na Assembleia Legislativa de São Paulo, apresentou no parlamento paulista Moção em defesa das prerrogativas parlamentares, que, de acordo com o petebista, estão sendo vilipendiadas no caso da cassação de parlamentares em virtude de condenação no julgamento do “Mensalão”.

Deputado Estadual Campos Machado de São Paulo

Deputado Estadual Campos Machado de São Paulo

O documento está sendo encaminhado também ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, e o objetivo, segundo o autor, é “defender e fazer valer, em todos os seus termos, as prerrogativas parlamentares nos casos de condenação criminal”.

O Líder petebista, que também é ex-presidente do Conselho de Prerrogativas Parlamentares da Assembleia, parte do princípio estabelecido pela Constituição que só quem tem mandato, obtido pelo voto popular, pode votar a cassação de representante eleito pelo povo.

“É imponderável, indiscutível e inaceitável a tentativa do Supremo Tribunal Federal de “chamar para si” uma prerrogativa exclusiva da Câmara ou do Senado Federal, quanto à perda de mandato parlamentar”, disse Campos Machado.

Na opinião do deputado paulista, a decisão do STF é um ataque à soberania do Congresso Nacional. “Onde está a obediência ao princípio da independência entre os Poderes? Onde está a representatividade emanada do povo?”, questiona Campos Machado.

Leia a seguir a íntegra da Moção elaborada por Campos Machado:

“A Assembleia Legislativa de São Paulo apela para os Excelentíssimos Senhores Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, assim como à todas as Lideranças Partidárias com assento naquelas Casas Legislativas, no sentido de defender e  fazer valer, em todos os seus termos, as prerrogativas que lhes são afetas quanto à declaração de perda de mandato parlamentar nos casos de condenação criminal transitada em julgado, nos termos do que dispõe as artigos 15, inciso III, e artigo 55, inciso VI e § 2º, da Constituição Federal.”

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *