20 / 12 / 12

Entrevista com a Fotógrafa Catarina Florencio

Catarina Florencio nasceu em Pernambuco em uma familia pobre, e veio para São Paulo com 7 anos de idade, hoje está com 46 anos.
– Como a fotografia surgiu na sua vida???
Quando eu tinha 13 anos os meus irmãos compraram uma loja de fotografia e me colocaram para tomar conta, foi ai que comecei a me encantar com os mistérios da fotografia. Sempre gostei muito de tudo que se relacionava a artes, quando terminei o ginásio fiz tecnico em Publicidade no colegial, terminando o colegial eu já sabia o que queria ser, queria ser fotográfa.
– Você fez algum curso na área de fotografia quando descobriu o que queria ser???
Sim, como na época não existia faculdade de fotografia procurei o curso mais longo, fiz dois anos na Escola Panamericana de Artes em 1985 e 1986, já ai comecei com os meus primeiros trabalhos profissionais, de inicio com a câmera emprestada do meu irmão.
Em 1987 fiz o profissional no Senac, curso na Kodak entre outros cursos que me trouxe conhecimentos técnicos no decorrer dos anos .
– Depois dos seus cursos, você já começou a trabalhar com fotografia???
Em 1988 um amigo do meu irmão que fazia jornalismo indicou para ele fotografar um acampamento de férias o Vip’s, como meu irmão não tinha tempo me perguntou se eu queria fazer, como nunca perdi oportunidades, aceitei, e essa chance me abriu muitas portas e me fez me firmar na profissão, fotografando escolas, eventos sociais, feiras, grupos folclóricos, arquitetura, desfiles, aniversários infantis e por 24 anos registrei crianças nos acampamentos, e encerrei esse segmento de acampamentos em janeiro deste
ano, totalizando 15 anos no Sitio do Carroção, confesso que foi com dor no coração porque sempre gostei de fotografar crianças, mas sei que nesses 24 anos eternizei momentos de muitas crianças que hoje já são adultos, mas essas foi uma decisão pensada já que há dois anos atras realizei um sonho….
– E qual era este seu sonho???
Em junho de 2010 montei um lindo estúdio, para fotografar principalmente mulheres, gestantes e crianças, com uma equipe feminina, não tinha a intenção de fotografar de inicio o segmento sensual, mas como comecei a ter procura então busquei um curso e fui me especializar em uma oficina de fotografia em Novo Hamburgo RS, hoje, dois anos depois tenho mais de 50 books concluídos de mulheres de diversas idades.
– Como funciona o seu book sensual???
Tenho um trabalho todo diferenciado de book sensual, trato as clientes com muitos mimos para elas se sentirem a vontade, quando elas fecham o pacote preenchem um questionário de opções, desde o perfume que ela prefere para o ambiente que mandei personalizar, o que ela quer para abrir a sessão: champanhe, vinho ou um suco, frutas, lanche, isso porque a sessão dura em média 5 horas, tudo é cuidado pessoalmente por mim, desde o primeiro atendimento de apresentação ate´os detalhes finais e entrega.
A sessão é feita no  estúdio em vários ambientes, também poderá ser feito caso a cliente prefira na própria residência, atendo também fora de São Paulo.
Trabalhar a auto estima da mulher é muito gratificante, e eu acabo sendo um pouco psicologa, a mulher faz o primeiro contato comigo como uma cliente, e quando sai o seu book já virou uma amiga.
– Como foi sua experiência em Santiago de Compostela???
 Em 2006 realizei um sonho pessoal de percorrer a pé os Caminhos de Santiago de Compostela na Espanha, foram 800 quilômetros que me renderam fotos maravilhosas, tive a oportunidade de fazer uma exposição fotográfica do Caminho de Santiago e do caminho do Sol que também percorri, foi em 2007 em um grande shopping  (west plaza), a partir daí recebi diversos convites para expor, Casa de Espanha de São Paulo, São Caetano, Campinas, Associação do Caminho de Santiago de São Paulo, Tênis Club de Campinas, Shopping em Osasco, Prefeitura de  Santana de Parnaiba, academias, e estou atualmente com 16 imagens selecionadas pelo SESI com uma exposição itinerante que está percorrendo por 4 anos todos os SESIS do Estado de São Paulo, as imagens desta mostra são complementadas com frases dos livros do Paulo Coelho devidamente autorizadas.
Em 2009 fui convidada pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha a participar e registrar um curso sobre o Caminho de Santiago que fala sobre cultura, historia, gastronomia, a lingua espanhola e galega. Foi uma experiência incrível.
Maiores informações:
Rua Retiro Grande, 16 – Tatuapé -SP
São Paulo, Brazil
Telefone: (11) 2941-1126
 

Adriana Maroquio - São Paulo/SP

Nascida em Curitiba (PR), é, por formação, professora e pedagoga, onde teve vários projetos na área de educação primária aplicados na rede pública de ensino. Foi empresária na cidade. Mudou-se para São Paulo em 2007, e desde então trabalha com fotografia. Atualmente, é colunista da Seven Days e L'Officiel Style.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *