11 / 01 / 13

RÁPIDA, NOVA PISTA É ATRAÇÃO NO DESAFIO

RÁPIDA, NOVA PISTA É ATRAÇÃO NO DESAFIO

Além do grid repleto de astros – já considerado o de maior qualidade desde o início do evento -, o Desafio Internacional das Estrelas contará com outro “protagonista” que promete ser decisivo para a definição do novo campeão. Com 1.244 metros de extensão, o traçado do kartódromo do parque Beto Carrero World é uma das novidades que, aliada à estreia do novo kart, serão alvo das atenções de craques como Felipe Massa, Fernando Alonso, Kamui Kobayashi, Sébastien Buemi, Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Cacá Bueno e mais 19 astros do esporte a motor mundial.

A pista, instalada dentro do melhor parque do Brasil e maior da América Latina, é a quarta na história do evento a receber o Desafio Internacional das Estrelas – as demais foram a Toca da Coruja, em Bauru (SP), o Kartódromo dos Ingleses e o Arena Sapiens Park, ambos em Florianópolis (SC). Utilizado no sentido anti-horário, o traçado de 1.244 metros é composto por 12 curvas, sendo sete para a esquerda e cinco para a direita, e já recebeu outros eventos de kart. Acelerando fundo – “O circuito possui curvas de todos os tipos, mas a predominância são as curvas de média para alta velocidade. Esse detalhe torna a pilotagem bem prazerosa, uma vez que é possível acelerar fundo”, avaliou o paranaense Enrique Bernoldi, que mora em Florianópolis e é também um dos 14 pilotos com passagem pela F1 inscritos no Desafio. “Outra coisa que conta muito a favor da qualidade desta pista são os bons pontos de ultrapassagem. É um traçado bem legal”, destaca Bernoldi.

Presente no cenário nacional desde 2011, o Kartódromo Beto Carrero ainda é novidade para muitos pilotos. É o caso de Bruno Senna, que disputou o Desafio em 2010, quando este ainda era realizado na Arena Sapiens, em Florianópolis. O piloto, que correu pela Williams na F1, neste ano admitiu ter recebido dicas de quem já conhece o traçado: Luciano Burti, outro ex-piloto da categoria máxima que disputará o Desafio. “O Burti andou treinando na pista há pouco tempo”, revela Bruno. “Ele já pegou a ‘manha’ da pressão dos pneus e se ofereceu para me ajudar. Até já me alertou sobre uma curva que pode até quebrar uma costela”, conta Senna.

Como tanto a pista quanto o kart são novidade, Augusto Farfus, estrela do Brasil no DTM, diz que o fato de alguém conhecer o traçado pode não fazer muita diferença. “Acredito que vão estar todos no mesmo nível e a disputa será interessante”, ressalta o piloto da BMW.

Um dos organizadores do evento, Felipe Massa também destaca a estrutura do Kartódromo, uma das melhores, senão a melhor, do Brasil. “Teremos muitas vantagens em termos de estrutura. As arquibancadas serão todas cobertas, teremos uma sala de imprensa com capacidade para mais jornalistas, além de um amplo estacionamento”, aponta o piloto da Ferrari.

Se alguns pilotos já estiveram na pista, o kart permanece como incógnita. O chassi TS01 KJ preparado pela ART Grand Prix fará sua estreia empurrado pelo motor italiano Iame Parilla de 125 cm3 e 32 cavalos de potência, capaz de atingir velocidades superiores aos 100 km/h – algo notável para um veículo tão pequeno.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *