02 / 02 / 13

Drauzio Varella nas páginas negras da revista Trip de fevereiro

Revista Trip # 218 – Fevereiro 2013 | Tema edição: Especial Segurança
Drauzio Varella nas páginas negras da revista Trip de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Monalisa Oliveira
Foto: Gabriel Rinaldi – Revista Trip
Druzio Varella na revista Trip de fevereiro. Foto: Gabriel Rinaldi - Revista Trip

Druzio Varella na revista Trip de fevereiro. Foto: Gabriel Rinaldi – Revista Trip 

VIVER NÃO É SEGURO
Com a experiência de quem lida há mais de 40 anos com pacientes com câncer e aids e há mais de 20 com homens e mulheres encarcerados em presídios, Drauzio Varella, o médico mais popular do país, se tornou especialista involuntário em dois dos fantasmas que mais tememos: a violência e a morte.
Sobre a motivação para escrever Estação Carandiru“A Casa de Detenção era um lugar curioso, uma craca encrustada na cidade de São Paulo. Você passava pela [avenida] Cruzeiro do Sul e via os homens atrás das grades, as pernas pra fora. Era algo muito forte e, ao mesmo tempo, era como se aquilo não existisse: quando o metrô parava na estação Carandiru, de frente para essas janelas, muita gente virava o rosto para o outro lado. Era uma história muito interessante pra contar.”

“O problema mais sério do Brasil é a falta de acesso a planejamento familiar pelas mulheres pobres. É o maior tipo de violência que se comete contra a mulher brasileira.”

O alcance que atinge com a TV nunca o fez pensar em abandonar a clínica médica? “Um amigo meu diz que não tem cabimento dedicar tanto tempo a atender poucas pessoas quando posso atingir milhões que jamais teriam acesso a essas informações. Ele tem razão. Mas eu não consigo me imaginar não examinando doentes, não pegando nas pessoas pra descobrir o que elas têm, acordar de manhã e não ter nenhum doente pra ver. Na medicina, os anos trazem uma visão incrível. O cara tá contando a história e você já entende o que ele tem. Então eu chego nessa fase, de maturidade total, e vou deixar de fazer?”

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *