20 / 03 / 13

Carlos Navas lança o DVD “Ensaio”

O artista lança seu primeiro registro oficial em vídeo e comemora 17 anos de carreira

Carlos Navas (Foto) Jair Magri)

Carlos Navas (Foto) Jair Magri)

Conhecido por uma versatilidade que lhe permite transitar por vários segmentos musicais, o paulistano Carlos Navas comemora 17 anos de estrada com o lançamento do DVD “Ensaio”. Um dos principais intérpretes da atualidade, Carlos tem 9 CDs gravados bem recebidos pela crítica e por um público fiel e agora faz o seu primeiro registro oficial em vídeo.

Trata-se do registro de sua participação no consagrado programa “Ensaio”, produzido pela TV Cultura, com direção de Fernando Faro, e transmitido em novembro de 2012. Sua discografia inclui projetos temáticos, infantis e outros de repertório dedicado a autores contemporâneos, como Ritchie, Fred Martins e Itamar Assumpção. O DVD chega ao mercado com distribuição da Tratore, num licenciamento da Cultura Marcas concedido diretamente ao próprio artista.

O registro traz um intérprete maduro e revela suas várias facetas. No DVD, Carlos interpreta nove canções, extraídas de seus nove álbuns. “Ícaro”, parceria dos niteroienses Fred Martins e Marcelo Diniz é a música de abertura, gravada por Navas em 2003, no CD “Tanto Silêncio”. A releitura singular de “Vôo de Coração”, parceria de Ritchie e Bernardo Vilhena que batizou o primeiro LP do  hitmaker  de “Menina Veneno”, em 1983, traz o piano de Jonas Dantas e o baixo acústico de Eric Budney, uma formação levemente distinta da que gravado a mesma faixa no CD “Tecido”, oitavo de Carlos (2010). A seguir, “Beatriz”, pérola de Edu Lobo e Chico Buarque, registrada pelo artista em 1997, em seu primeiro álbum, “Pouco pra Mim”. Do elogiado “Quando o Samba Acabou – Dedicado a Mario Reis”, ele relembra dois clássicos desse mestre do canto popular, “Jura”, de Sinhô, e “Se Você Jurar”, de Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves. Piano e baixo ganham aqui o reforço do violão de Ronaldo Rayol e da percussão de Guga Machado.  Nessa vertente expressiva de seu trabalho, “as canções de um outro e eterno tempo”, como costuma dizer, ele revisita Custódio Mesquita, a quem dedicou o álbum “Junte tudo que é Seu” (2011), em “Velho Realejo”, que o homenageado dividiu com Sadi Cabral. Seu trabalho infantil, que o levou a platéias  numerosas Brasil afora, é focado em “A Casa”, de Vinicius de Moraes, e “História de Uma Gata”, versão de Chico Buarque para obra de Enriquez e Bardotti, que marcou época em “Os Saltimbancos”. Para encerrar, uma deferência carinhosa a Itamar Assumpção em “Que tal o Impossível?”.  Entremeadas às canções, Carlos fala sobre seu início como divulgador e produtor de artistas e reverencia ícones como Cely Campello, Maysa, Nora Ney, Alaide Costa, Mario Reis e Tetê Espindola.

“Fernando Faro é um dos nossos maiores criadores de todos os tempos. Dirigiu shows, discos, especiais de TV e muita coisa mais. É um grande orgulho ter participado deste programa histórico. Agradeço a ele e ao Universo por isso”, declara Carlos Navas. Gravado ao vivo, direto e sem cortes, no Teatro Franco Zampari (SP), o DVD “Ensaio” é um presente de Carlos Navas para seus seletos ouvintes.

Sobre Carlos Navas:
Com 44 anos, 17 de carreira e 9 álbuns, o paulistano Carlos Navas é considerado um dos mais expressivos intérpretes da nova música popular brasileira. De voz aveludada e sensível, estreou no cenário musical de maneira inusitada. Jornalista de formação, começou como agente e produtor de artistas como Tetê Espíndola e Alaíde Costa. Em 92, fez backing vocal para Alzira Espíndola numa apresentação em que a cantora estava praticamente afônica. A partir daí, desenvolveu trabalhos em jingles e coros. Estudou canto lírico com Cláudia Mocchi. Seu primeiro CD, “Pouco Pra Mim” (Dabliú), chegou ao mercado em 1997. Desde então, já fez espetáculos que reuniram música e literatura, com homenagens a Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Lançou os CDs infantis “Algumas Canções da Arca…” (2004), com a obra de Vinicius de Moraes, e “Canções de Faz de Conta”, com pérolas de Chico Buarque dedicadas aos pequenos. Estes trabalhos geraram shows já vistos por mais de 300 mil pessoas em várias partes do país. Tem quatro CDs onde interpreta autores contemporâneos expressivos, como Kleber Albuquerque, Alzira E., José Miguel Wisnik, Paulo Cesar Pinheiro e Edu Krieger, entre vários outros. Participou do álbum “Maysa – Esta Chama que Não vai Passar” (Biscoito Fino). Em “Quando o Samba Acabou – Dedicado a Mario Reis”, (Lua Music/2007), reverencia este grande ícone da canção brasileira, um precursor da Bossa Nova. Em 2011, lançou “Junte Tudo O Que É Seu… – Canções de Custódio Mesquita em Voz e Piano”.

DVD “Ensaio”
Artista: Carlos Navas
Distribuidora: Tratore
Duração: 51´25´´
Preço médio: R$ 40,00
Onde encontrar: pontos de venda informados no site www.tratore.com.br e venda on line pelo site do artista: www.carlosnavas.com.br

Informações à imprensa:
SG Comunicação & Imagem
www.sheilagrecco.com
Silvia Neubern / silneubern@hotmail.com
Sheila Grecco / sheila@sheilagrecco.com
redacao@sheilagrecco.com
Tel.: 11 3284-6074 / 9 9972-9332 / 9 9944-9497

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *