08 / 05 / 13

CANTINA SANGIOVESE: UMA REFERÊNCIA NA GASTRONOMIA DE SANTA CATARINA

CANTINA SANGIOVESE: UMA REFERÊNCIA NA GASTRONOMIA DE SANTA CATARINA
Texto e fotos de Jeff Severino

O restaurante Cantina Sangiovese, instalado no bairro histórico de Santo Antonio de Lisboa, na Ilha da magia, em Florianópolis, capital dos catarinenses irá completar em breve dois anos de funcionamento e já coleciona importantes prêmios no currículo. Pelo segundo ano consecutivo o chef Helton Costa, proprietário e responsável pela assinatura dos pratos, foi eleito Chef do Ano pelos jurados da Revista Veja Comer & Beber. A carta de vinhos com mais de 180 rótulos, também foi escolhida novamente a melhor do Estado na mesma premiação. A culinária italiana inspirada na gastronomia da região da Toscana é a especialidade da casa. Bruschettas, massas, carnes, frutos do mar encantam os clientes que se tornaram assíduos frequentadores. O chef Helton Costa, formado em São Paulo, tem longa trajetória internacional o que agrega ainda mais o conceito diferenciado do local. Recentemente à Cantina Sangiovese passou a fazer parte do seleto grupo de restaurantes indicados no Brasil pelo Guia Quatro Rodas. O sommelier e sócio-proprietário, Alberto Wirth, é responsável pelas harmonizações personalizadas. Outro diferencial do restaurante é a Sangiovese Eventos. A cozinha itinerante, comandada pelo experiente e premiado chef, produz jantares especiais, coquetéis, formaturas, casamentos, enfim uma variedades de opções, tanto no próprio restaurante, bem como nos locais onde acontecem os eventos. 
 
 
Helton Costa, nascido em São Paulo, do alto dos seus 44 anos, é casado e possui um filho. Suas andanças pelo mundo lhe permitiu ter um gosto apurado, sabendo receber muito bem seus clientes, indo e muitas vezes sentando com seus clientes, dando e ouvindo sugestões, simpatia esta que que vem cativando “manezinhos da Ilha” e turistas que por la chegam curiosos e desejosos de experimentar suas iguarias. Já  quando criança era inspirado nas delicias preparadas por sua sua mãe, que segundo ele era uma uma excepcional cozinheira.
 
 
O chef é formado em Gastronomia em Águas de São Pedro, Cesar Park Hotel, Sociedade Hipica Paulista, Novotel Morumbi. Soma-se a isso mais 13 anos como chef de Cozinha do Resort Costão do Santinho. Em seguida pós graduou-se na Escola de Hotelaria de La Rochelle, sendo responsável pela criação do Spazzio Pizzaria, Dom Rodrigues, Second Floor, e pela inauguração e implantação de alimentos e bebidas no Il Campanário Resort.
 
 
Helton tem uma visão muito positiva da gastronomia em Santa Catarina, que cresce a olhos vistos em todo o nosso Estado. Para ele, acima de tudo, é preciso ser um bom cozinheiro, depois tão importante quanto ser um bom cozinheiro é ser um bom administrador, e uma boa noção para isso é a gestão de pessoas, além de ter aptidão para lidar com o público, o que faz com muita maestria.
 
 
Para ele, todo esse conhecimento deve ser além de saboreado, compartilhado e é o que faz constantemente, tanto que nos dias 19, 20 e 21 de abril, ele foi o responsável pelo Festival Gastronômico que acontecu no Eco Resort Rio do Rastro, no Aparados da Serra, em Bom Jardim da Serra, resort este que pela sua gastronomia é um dos poucos no Brasil a pertencer a seleta Rota do Charme. Lá além de fazer o que mais gosta, cozinhar, trocou figurinhas com os demais chefs que lá estavam, pois segundo ele o aprendizado é sempre contínuo e essas trocas de informações, de temperos, sabores e lugares é fundamental para um público exigente e ávido por novidades.
 
 
Para ele, e sua equipe, foi uma grata surpresa serem aceitos pela cidade como foram já desde o primeiro momento, “ficamos muito felizes pois o publico assimilou de uma forma positiva o conceito da Sangiovese”. A cantina abre das terças a sábado para o jantar e sábados e domingos a partir do meio-dia. Não resta a menor dúvida que estar lá é conhecer um pedacinho da Toscana entre a Serra e o Mar e aproveitar para desfrutar os aromas e sabores dos pratos com sotaque italiano. Para mais Informações e reservas (48) 33711200.  
 
Clique na imagem para ampliá-la

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *