25 / 05 / 13

Semiárido tem potencial de produzir mais maçã e pera do que Sul do país

Em visita a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina, na sexta-feira (24/5) o senador Benedito de Lira (PP-AL) conheceu uma tecnologia que garante a produção de 80 toneladas de maça e pera por hectare no semiárido. Apesar de essas culturas serem tipicamente de regiões de clima frio, a produção no Sul do país é de 20 toneladas por hectare.

Em comite, senador Benedito de Lira (PP-AL) visita Petrolina

Em comite, senador Benedito de Lira (PP-AL) visita Petrolina (PE)

O parlamentar alagoano acredita que a expertise da Embrapa aponta alternativas para a convivência do agricultor em áreas castigadas pela seca. “O caminho é pó aí. É uma verdadeira revolução tecnológica que ajudará a gerar emprego e renda no semiárido. Isso só é possível com conhecimento, investimento em ações permanentes e assistência ao produtor”, revelou Benedito de Lira.

Estima-se que 90% dessas frutas consumidas no mercado interno sejam provenientes do exterior. “Existe demanda interna para frutas como caqui, uva, melão, maça e pera. Temos que aproveitar essa oportunidade”, destacou Lira.

Troca de experiência – O senador Benedito de Lira  lidera, a convite do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a comitiva de 31 prefeitos de Alagoas que irá está conhecendo projetos agrícolas de sucesso desenvolvidos em Petrolina (PE).

Até sábado, eles visitarão os perímetros de irrigação implementados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a tecnologia e a assistência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A troca de conhecimento deve ajudar na elaboração de propostas para otimizar a atividade econômica nos primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão que estão em funcionamento.

Fazem parte do grupo os prefeitos de Anadia, Atalaia, Barra de São Miguel,  Belo Monte, Campo Grande, Carneiros, Coite do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Inhapi, Igaci, Girau do Ponciano, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olivença, Pão de Açúcar, Pindoba, Porto Real do Colégio, Poço das Trincheiras, Quabrangulo, Santana do Ipanema, São Sebastião, São Braz, Tanque D´Arca e Taquarana.

Fonte: Assessoria Senado Federal

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *