26 / 07 / 13

Carlos Dias chega a Maceió para 22ª etapa do desafio “24h das capitais”

Ultramaratonista foi eleito o “Super Humano” pelo canal History Channel

Para comemorar os 40 anos de idade e os 20 anos de carreira esportiva, o ultramaratonista Carlos Dias está na estrada com seu novo desafio: correr 24 horas, por 27 domingos seguidos, em todas as capitais brasileiras.

A primeira etapa aconteceu dia 2 de março, na praia do Leblon, no Rio de Janeiro e já passou por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Palmas, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luis, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e agora chega a Maceió.

Carlos Dias

Carlos Dias

A ideia, inédita no Brasil, surgiu após o profissional ter realizado a volta ao redor do país, que teve como objetivo colaborar com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), que trabalha combatendo e vencendo o câncer infantil. “Neste desafio pretendo convidar as pessoas a correr em prol de combater essa causa”, explica o atleta.

A etapa de Maceió será realizada na praia de Pajuçara, com largada no trailer Guerreira ao lado da feira de artesanato, às 10 h da manhã do dia 27 de julho, concluindo o percurso às 10 horas da manhã do domingo, no mesmo local. No período entre 11 e 18 horas do sábado, o atleta vai realizar parte do desafio nas esteiras da Academia K2 Fitness, localizada na orla da Ponta Verde.

A fisioterapeuta Mayara Maciel irá apoiar o atleta com alongamentos, massagens e crioterapia.

As empresas que correm com Carlos Dias Skechers, Tegma e Telex
Para alcançar o objetivo, o ultramaratonista treinou cerca de 5 horas diárias, cinco vezes na semana. A preparação exigiu prática de corrida, trabalho de fortalecimento, equilíbrio e força dos músculos, além de sessões de quiropraxia, respiração, meditação, alongamentos, consciência corporal e uma alimentação balanceada.

Ao final serão 3.240 km percorridos com uma média de 120 km por etapa.

Os preparativos
Há oito meses Carlos se preparou fisicamente e psicologicamente para o desafio. A rotina de treinamentos envolveu uma média de 30 km de corrida por dia. Os sábados e as segundas-feiras foram  destinados ao relaxamento, pois aos domingos o ultramaratonista realizou corridas mais longas que  chegaram a até 50 km.

Além das corridas, o atleta realizou um trabalho de fortalecimento, equilíbrio e força na clínica do Dr. Joaquim Grava, médico ortopedista graduado pela Faculdade de Medicina da UMC e com larga experiência na preparação física de esportistas. Acompanhado por fisioterapeutas, os exercícios foram  realizados dentro e fora da piscina.

Além disso, uma vez por semana, realizou sessões  com o Quiropraxista Thomas Hiroyuki para trabalho de alinhamento das vértebras e quadril. Com uma professora de Yoga,o foco foi a respiração,meditação e consciência corporal.

Segundo Dias, a preparação mental é fundamental para chegar ao final. Além disso, ter uma causa com grande significado ajuda a eliminar as dificuldades, neste caso, ajudar o GRAACC.“O condicionamento físico para um desafio como este é realizado ao longo da vida do atleta, na qual aprendemos a identificar nossos pontos fracos e potencialidades. Eu venho de provas extremas e a clareza no que preciso fazer é enorme, por isso me dedico ao máximo nos treinos, pois sei que são essenciais”, afirma.

Os acessórios
Para uma maratona como esta, os acessórios são essenciais para os bons resultados. “Estudar e testar tudo o que for necessário para realizar as etapas é fundamental”, ressalta Carlos Dias.Neste quesito estão: calça, camiseta, diversos tipos de tênis, bandana, óculos, frequencímetro, corta vento e GPS.

As roupas são feitas em poliamida e elastano, que mantém a temperatura da musculatura e secam rápido. O atleta também faz uso do frequêncímetro. “Este aparelho me deixa mais tranquilo no monitoramento da velocidade e zona de conforto cardíaco durante a corrida.”, diz o ultramaratonista.

Os tênis estão entre os itens mais importantes e serão trocados a cada seis horas para evitar males causados pelo esforço repetitivo. Dias conta com o patrocínio da Skechers – marca americana de calçados – que desenvolve tênis para corridas com a aplicação de alta tecnologia.

No início das etapas, a opção do atleta será o Skechers GObionic, tênis minimalista que possibilita o aumento da sensibilidade na hora da corrida com a sensação de estar descalço. A estrutura do tênis diminui as possíveis mudanças de postura e evita a pisada com o calcanhar, que causa lesões de lombar, quadril, joelho e tornozelo. O GObionic tem ultra flexibilidadeque diminui também problemas por torção ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura dos pés.

Para o revezamento, Carlos Dias terá à disposição, as linhas GOrun e GOrun ride também da Skechers. O GOrun será a escolha do atleta para o período intermediário. Como o cansaço se torna maior os pés começam a inchar, por isso opto por um modelo com maior nível de densidade de borracha. Já o GOrun ride por ter solado reforçado será utilizado em momentos de exaustão sempre na parte final de cada corrida para garantir maior conforto, pois o ritmo diminui naturalmente.

“Para um desafio como esse você usar um tênis que te faça uma bolha ou uma tendinite por conta de dureza, atrito excessivo faz com que seja impossível completar o proposto. Por isso confio no Skechers. O tênis superou o deserto da Jordânia, serras Bocaína com muita água, além das trilhas e a areia das praias nos meus treinos”.

As etapas
O desafio será realizado em pontos importantes de cada capital. As largadas serão sempre às 10 horas da manhã. “Neste tempo terei oportunidade de correr em orla de praia, parques, shoppings, academias, estádios, avenidas importantes, clubes, universidades.

A cada quatro horas de prova, Dias fará pausas de 20 minutos para sessões de fisioterapia, necessidades fisiológicas e alimentação, que será feita por meio de comida liofilizada. A hidratação será à base de soro e água.

Em todas as fases, o profissional contará com a presença de fisioterapeutas para realizar trabalho de recuperação e prevenção de lesões.

Inscrições: Corrida
Local: R$50,00 (kit com camiseta e certificado de participação)
Pelos sites: www.runnerbrasil.com.brwww.webrun.com.br ou www.ativo.com
Colaboração GRAACC
Valor:  R$10,00 de cada  inscrição será doado ao hospital graacc
Informações pelo site www.carlosdiasultra.com.br
E-mail carlosdias12@hotmail.com
Contato: (081) 8108-9332

Fonte: João Victor Acioly
www.newpubb.com.br
(82) 3327.3941

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *