25 / 07 / 13

Chef do Terraço Itália cozinhará para o papa e sua comitiva durante a jornada da juventude

O toscano Pasquale Mancini, chef do Terraço Itália tem um grande e nobre desafio pela frente: nada menos que cozinhar para Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, durante a Jornada da Juventude que prossegue até o dia 28 de julho. A escolha de Pasquale deu-se após uma visita dos organizadores da visita do Papa ao Terraço Itália meses atrás.

Ovadia Saadia, casal Elizabete e Pasquale Mancini e colunista do Paraná Luzita Levy

Ovadia Saadia, casal Elizabete e Pasquale Mancini e colunista do Paraná Luzita Levy

Quando a comitiva que preparou a visita do papa ao Brasil esteve no restaurante e provou a comida de Pasquale Mancini, ficou encantada não somente com a simpatia do chef, como também pela sua gastronomia de preparos clássicos e sem exageros, fiéis a receitas originais a partir de seletos e bons ingredientes. Foi o suficiente para agradar o grupo ao ponto de convidar Pasquale para ser o chef oficial do Papa.

Instalado desde domingo no Rio, no Centro de Estudos Sumaré, onde o Papa Francisco ficará hospedado, Pasquale Mancini, ao lado do gerente geral do Terraço Itália, André Marques, e uma equipe de apoio, já ultimam os preparativos para agradar o sumo Pontífice com uma cozinha “sincera” – como dizem – descomplicada, mas com muito conteúdo e os melhores ingredientes, garantem.

O papa Francisco é conhecido como austero, prefere alimentos frugais e saudáveis e só de vez em quanto toma uma taça de vinho. Gosta de frutas, frango sem pele e saladas. Salvo exceções, como uma delas em que comentou com humor ao visitar um convento de freiras, ao saber que iria provar a clássica bagna caùda, prato típico do Piemonte. O café expresso é também uma exceção. Sabe-se entretanto, que uma de suas paixões é a cozinha, diz alguém de sua comitiva: “ele é um cozinheiro muito refinado, seu risotto é algo divino, mas as lulinhas recheadas que ele faz são ainda melhores”.

Que a austeridade é um traço característico do Papa Francisco não é novidade. Mas sua origem piemontesa, certamente, faz com que seu paladar penda para a cozinha italiana. Portanto, tem grandes chances de agradar a deliciosa cozinha toscana de Pasquale Mancini.

Curiosidades
O primeiro a notar entre os italianos a simplicidade e sobriedade do Papa chama-se Flavio Briatore, que postou em seu tweet: “Vejo na BBC o perfil do Papa Francisco, formidável… humano… vai ser muito amado” e depois acrescentou “é piemontês de origem e conhece a bagna caùda”. Ainda no twitter está circulando a foto que o retrata no metrô em batina e pasta de couro. Um papa simples, direto, sem deixar de lado sua origem ao mesmo tempo franciscana e jesuíta.

E sobre suas escolhas gastronômicas se mostra sóbrio. Está muito longe da cozinha de Bartolomeo Scappi, o cozinheiro bolonhês, secreto, que dirigiu as cozinhas vaticanas no tempo de Pio IV, 500 anos atrás.

Francisco, em condições de se tornar Papa já em 2005, pediu aos seus apoiadores de votarem em Ratzinger. Ë um papa que ama a frugalidade. A descrição que fez La Nacion em reportagem recente com foco em suas preferências gastronômica evidencia este traço:

Almoça e janta sozinho normalmente. Não costumava comer fora, nem para comer em uma das 183 paróquias da Arquidiocese de Buenos Aires. Inclusive no seu convívio com as pessoas, que o levava a abençoar novas cozinhas, ministrar batismos, celebrar a festa de um santo, o máximo que fazia era comer um prato de sopa com os outros. A noite come pouco ou nada: um chá ou um pouco de fruta.

Jorge Mario Bergoglio é conhecido em Buenos Aires exatamente por sua vida simples, austera, sem luxos nem comodidades. Quando Cardeal andava ela cidade de ônibus ou de Metrô e havia decidido não morar no episcopado, mas em um pequeno apartamento. Segundo alguns relatos, era ele mesmo que preparava seu jantar.

Sobre o Terraço Itália
Dotado de ambientes elegantemente decorados, atmosfera cosmopolita e vista de tirar o fôlego, o Terraço Itália é um complexo de lazer, gastronomia e eventos, com versatilidade para sediar almoços, jantares com piano e música ao vivo, eventos sociais e corporativos. Gastronomia comandada pelo chef toscano Pasquale Mancini, serviço impecável, adega com mais de 200 rótulos selecionados dentre bons produtores do velho e novo mundo, fazem de suas salas, restaurante e bar, o cenário perfeito para o entretenimento e o desfrute de bons momentos na cidade de São Paulo.

Famoso pela atmosfera romântica e tido como melhor lugar para ir a dois, seu Piano Bar é conhecido pela excelente carta de drinks e o serviço atencioso de uma equipe treinada dentro de rigorosos padrões de qualidade. Seu concorrido almoço, servido na Sala Nobre, é uma festa para os olhos e o paladar. Inclua-se aí a animada feijoada aos sábados  e o tradicional Buffet Italiano dominical, que atraem muitos visitantes e  são  programas  imperdíveis. A Sala Panorama, por sua vez, reúne em um belo ambiente, boa gastronomia e música ao vivo. E a Sala São Paulo permite a realização de eventos sociais e corporativos com a elegância e experiência de quem entretêm e encanta visitantes e clientes há mais de 45 anos.  O complexo pertence ao grupo Comolatti, e é presidido por Sergio Comolatti.

Chef Pasquale Mancini

Chef Pasquale Mancini

Sobre Pasquale Mancini
Nascido no interior da Toscana, Pasquale Mancini retorna a São Paulo aos seus 53 anos de idade, após trabalhar em nobres endereços de sua região. Com 14 anos, conseguiu seu primeiro emprego como garçom de uma Trattoria em Florença. Foi lá que se apaixonou pela simplicidade da culinária Toscana e tamanho envolvimento o levou ao cargo de sócio-proprietário do local, onde permaneceu por 22 anos. Após essa experiência bem sucedida, Pasquale mudou-se para uma pequena cidade montanhosa, onde teve a oportunidade de aprimorar e refinar todo o seu conhecimento gastronômico.

Sobre o Grupo Comolatti
O grupo Comolatti, com sede na cidade de São Paulo pertence à família de mesmo nome, católica e praticante, e que apoia várias entidades religiosas, sobretudo no que tange ao restauro de edificações históricas como as que ocorreram recentemente sob seu patrocínio.  Entre elas, o Mosteiro de São Bento, a Catedral da Sé, a Igreja Nossa Senhora do Brasil e a Igreja Nossa Senhora da Consolação, entre outras, na cidade de São Paulo. Um dos principais grupos empresariais no setor automotivo do País, o Grupo Comolatti tem trajetória de conquistas e crescimento ao longo de mais de meio século.

A trajetória de sucesso do Grupo, que completou 56 anos este ano, é marcada por uma série de conquistas. À frente da presidência desde 1994,  Sergio Comolatti, que atua no Grupo há 40 anos, foi responsável pela reestruturação das empresas, adotando medidas que garantem o crescimento contínuo da organização até hoje. Atualmente, conta com 4 mil funcionários, sendo o principal grupo empresarial no setor automotivo de distribuição de autopeças, pneus e acessórios   para o mercado de reposição, além das concessionárias de veículos pesados e negócios nos segmentos imobiliários e gastronômico.

Terraço Itália Restaurante
Avenida Ipiranga, n°344 – 41° – Centro
São Paulo – SP – Reservas:  SP (11) 2189-2929
Formas de Pagamento: todos os cartões de crédito
Estacionamento com manobrista
www.terracoitalia.com.br

Terraço Itália / Informações à imprensa:
Lucia Paes de Barros Assessoria de Imprensa
Lucia Paes de Barros – lucia@luciapaesdebarros.com.br – tel. (11) 5181-2832
Maria Carolina Contrasti – carol@luciapaesdebarros.com.br – tel. (11) 5181-1575
Barbara Franco – barbara@luciapaesdebarros.com.br – tel. (11) 5181-1575
www.luciapaesdebarros.com.br

Aquarela São Paulo

Aquarela é a coluna social paulista que nasceu em 1982, sendo publicada no jornal GAZETA, segundo caderno do jornal Gazeta Esportiva de São Paulo. Aquarela também expandiu-se como Prêmio Aquarela e é entregue a personalidades paulistanas e paulistas, artistas, empresários, sempre evidenciados ou apresentados por colunistas sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *