09 / 08 / 13

Benedito de Lira defende celeridade na licença definitiva e no financiamento para estaleiro

Em discurso no Plenário, o senador Benedito de Lira (PP-AL) cobrou do Governo Federal, nesta quinta-feira (8/8), celeridade na análise da licença definitiva e das solicitações de financiamento para a instalação do estaleiro EISA em Alagoas. O parlamentar teme que esses quesitos “fundamentais para a concretização do empreendimento” demorem como a liberação da licença de instalação pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Senador Benedito de Lira (PP-AL) em plenário

Senador Benedito de Lira (PP-AL) em plenário

“Foram três longos anos de espera apenas para conseguir a licença de implementação, justo no momento em que a indústria naval se mostrou com grande potencial de expansão no Brasil devido ao pré-sal e no mercado internacional”, destacou.

Anunciada em julho, a licença prévia era aguardada desde 2010 quando o grupo Sinergy decidiu construir o estaleiro no município de Coruripe com investimento de R$ 2,2 bilhões. A previsão é gerar 10 mil empregos diretos e mais de 50 mil empregos indiretos com a instalação de diversos segmentos para fornecimento de produtos e serviços.

“Faço um apelo à presidenta Dilma que nos ajude a acelerar a apreciação do projeto no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Brasil e Banco do Nordeste porque meu estado, que ocupa os últimos lugares de desenvolvimento humano e que sofreu com o descaso de décadas, não pode perder ainda mais tempo para melhorar seus indicadores econômicos e sociais”, disse.

Benedito de Lira lembrou no pronunciamento que o Governo Federal já demonstrou que a indústria naval serve como vetor de desenvolvimento ao conceder financiamento para o estaleiro Atlântico Sul em Pernambuco. “O fomento a um empreendimento como este demonstra como os bancos de fomento podem cumprir sua vocação de promover o desenvolvimento regional e reduzir o abismo entre os investimentos destinados ao Sul e Sudeste em comparação com o Norte e o Nordeste”, defendeu.

A proposta de financiamento do EISA já foi aprovada pela área técnica do Fundo da Marinha Mercante do BNDES e aguarda a análise do Conselho Diretor do Fundo. “Alagoas não podia e, não pode perder a oportunidade de ter empreendimento como este. Não peço que deixem de cumprir as exigências e ritos legais, mas que entendam a importância do projeto e o impacto na vida dos cidadãos alagoanos. Apelo aos envolvidos no processo que demonstrem empenho e comprometimento para obtermos o financiamento e a licença definitiva, assim como nós fizemos quando insistimos e percorremos todos os caminhos para alcançarmos a licença de implantação”, finalizou.

Se a licença definitiva for concedida até dezembro, as obras do EISA começarão até o final do primeiro trimestre de 2014. Se seguirmos este cronograma, a primeira fase do EISA será inaugurada em 2016 e o primeiro navio em 2018.

Ao final do pronunciamento, o senador agradeceu o emprenho do Governo de Alagoas, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luís Otávio Gomes, e dos diretores do Grupo Sinergy ao destacar que a empresa quer atrair indústrias e ajudar na criação de empresas familiares, pequenas e médias para a região. “A iniciativa privada compreendeu a importância do estaleiro para o crescimento do Estado e melhoria da qualidade de vida dos alagoanos, espero que os órgãos do Governo envolvidos na concessão da licença definitiva e do financiamento se sensibilizem também”, finalizou.

Assiste o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6QijNKD_PZI

Fonte: Assessoria – Patrícia Costa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *