13 / 11 / 13

Companhia chinesa TAO DANCE THEATER dança com jovens do Cantagalo

Bailarinos fazem workshop com participantes do projeto social Dançando para não dançar. Primeira apresentação oficial do grupo no Brasil será durante o Festival O Boticário na Dança, em abril de 2014

Uma das mais importantes companhias de dança do cenário contemporâneo, a chinesa TAO Dance Theater visitou, nesta terça-feira (12), o Cantagalo, no Rio de Janeiro. O diretor artístico e coreógrafo da companhia que leva seu nome, Tao Ye e um grupo de bailarinos conheceu o projeto Dançando Para Não Dançar, sediado no espaço. Inédita no Brasil, a companhia é a primeira atração internacional confirmada para a segunda edição do Festival O Boticário na Dança – agendada para abril de 2014, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Tao Ye e seus bailarinos fizeram uma espécie de workshop apresentando seu método de treinamento aos jovens alunos. A bailarina Ana Botafogo, madrinha da ONG e do programa O Boticário na Dança, também participou do encontro entre bailarinos chineses e cariocas. Na tarde do dia 12, o grupo também se encontrou com bailarinos da Escola de Dança Maria Olenewa para um workshop no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Workshop Gratuito

Nesta primeira passagem pelo Brasil, Tao Ye também ministrará dois workshops gratuitos para estudantes de dança, resultados de uma parceria de O Boticário na Dança com o Ministério da Cultura da China. As aulas “Classe de Linguagem corporal” e “Novas Técnicas Corporais: Master Class intensivo” no Auditório do Ibirapuera (em São Paulo), no dia 14 de novembro.
Desde a sua criação, em 2008, a TAO Dance Theater é considerada responsável por transformar o mundo da dança na China. O grupo tem como característica marcante a capacidade de descobrir possibilidades de movimentos do corpo até então desconhecidos. Ao mesmo tempo em que a apresentação transmite uma grande leveza, notam-se em suas apresentações movimentos que demandam muita força dos bailarinos. 

Sobre O Boticário na Dança

O programa O Boticário na Dança foi lançado em dezembro de 2012 e vem consolidando a marca de perfumaria e cosméticos como uma das maiores apoiadoras da dança no país. Em 2013, o projeto patrocinou alguns dos mais importantes grupos e festivais da arte no país e realizou a primeira edição do Festival O Boticário na Dança nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
No próximo ano, O Boticário na Dança vai ampliar sua atuação. Cerca de R$ 5,4 milhões em patrocínios via leis de incentivo serão destinados a companhias, festivais, mostras, cursos de formação e outras atividades ligadas à arte – como livros e vídeos. Ao todo, serão contemplados pelo edital de patrocínio 39 projetos, de 14 estados brasileiros.

Fonte: Assessoria.

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *