27 / 03 / 14

1ª VINDIMA DE SÃO JOAQUIM

 
Vindima
 
Vem aí 1ª Vindima de Vinhos Finos de Altitude de São Joaquim, evento que acontecerá em São Joaquim, nos dias 11, 12 e 13 de abril, celebrando a colheita da uva. Trata-se de um evento eno-gastronômico e cultural que marca uma nova etapa da vitivinicultura no Estado de Santa Catarina.
Vinhos 02
 
Vale informar que nosso Estado vem se destacando na produção de vinhos de altíssima qualidade, uma vez que se está investido na produção de uvas para elaboração de vinhos finos de altitude, em vinhedos localizados entre 900 a 1400 metros de altitude, dentro dos melhores padrões de produção de uvas vitis viníferas específicas para essa finalidade. Esta festa significa comemoração a colheita das uvas, um ano inteiro de trabalho duro, esforço, esperança, e promessa do bom vinho. A alegria do trabalho terminado e tão grande, que vale uma grande festa!
 
uVAS
 
Se o ditado popular ‘Depois da tempestade vem a calmaria’ estiver certo, a vitivinicultura catarinense é a comprovação. Esse desenrolar ocorreu quase um século depois das primeiras vinhas plantadas na Serra Gaúcha, mais precisamente na década de 1970. Porém, antes disso algumas atitudes já vinham sendo tomadas para a modernização.
 
vinho 04
Na década de 1950, ocorreu um fato inusitado. A Georges Aubert, produtora francesa dos espumantes Clairette de Die, Vin Mousseux Naturel, AOC’s Aurel e Saillams, com mais de 75 anos de tradição, enfrentava problemas políticos após o encerramento da Segunda Guerra Mundial e tinha planos de deixar a França. Os primos Renè e Georges Aubert tiveram contato com Irmão Otão, marista de Garibaldi, que estava na França pesquisando o mundo vinícola. O religioso passou informações sobre as potencialidades da cidade de Garibaldi. Era tudo o que eles queriam ouvir. No mesmo ano, a George Aubert simplesmente arrumou as malas e mudou-se para o Brasil. Em 1953 foi iniciada a construção do parque industrial. Em 1956 a empresa trabalhava a pleno vapor. A vinda da Georges Aubert deu abertura a uma série de multinacionais que se instalariam décadas depois em solo brasileiro. Nos anos 1970 vieram a Moet & Chandon, a Martini & Rossi, a Maison Forestier, a Domecq e a Almadén, que trouxeram na bagagem equipamentos de alta tecnologia e técnicas viticulturais modernas.
 
Vinhos
Com as multinacionais, iniciou-se uma preocupação com o plantio de variedades viníferas. Em 1968, desembarcou no Rio Grande do Sul o uruguaio Juan Carral Pujol, que fundou uma vinícola em Ana Rech, na cidade de Caxias do Sul. Com uma proposta bastante ousada à época, a vinícola tinha a forma de um castelo medieval e incentivava os produtores a plantarem Vitis viniferas, pagando inclusive um preço maior pela variedade.
 
vinho 05
 
 
Os primeiros passos estavam dados e nos anos seguintes iniciou-se a produção de material vegetativo livre de vírus pela Embrapa Uva e Vinho. Os estudos em vitivinicultura na Faculdade de Agronomia e no Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS também foram retomados. Embora o consumo da bebida fosse pequeno, foram nessas décadas que chegou ao brasileiro a importação de vinhos europeus. Os famosos ‘Rieslings de garrafa azul’ e de baixo custo – e dizem de péssima qualidade – caíram no gosto popular e abasteciam os lares brasileiros. O tempo e a apuração do paladar fez com que o brasileiro passasse a exigir produtos melhores, e isso resultou num maior cuidado com produção nacional de vinhos.
 
Vinho 06
Mas foi somente a partir dos anos de 1990 que o salto de qualidade começou de fato. A abertura da economia nacional fez o consumidor se interessar mais por vinhos, inclusive o nacional. Os meios de comunicação valorizavam os fermentados de uva. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) era implantado para organizar as áreas vitivinícolas. Foi neste contexto cultural e econômico que surgiu, em 1999, o que ficou conhecida como ‘A safra da virada’. A colheita daquele ano – que foi favorecida pelo fenômeno La Niña – mostrou que o Brasil também podia elaborar vinhos de qualidade e deu uma visibilidade sem precedentes, tirando da sombra o movimento até então silencioso de renovação e modernização que vinha sendo ensaiado alguns anos. Da ‘Safra da virada’ algumas vinícolas como Pizzato, Angheben, Dal Pizzol, Salton e Miolo se destacaram com a introdução de vinhos longevos que durariam até a década seguinte. No Rio Grande do Sul foram colhidas quase 59 mil toneladas de uvas Vitis viniferas, cerca de 20% a mais do que no ano anterior. Em 1980, a produtividade da videira no país era de 7.776 kg por hectare e em 1999, chegou a 15.318 kg por hectare.
 
Vinho 07
Paulatinamente, o vinho catarinense incorporou melhorias e começou a ganhar mercado. Várias vinículas e rótulos catarinenses conquistaram prêmios nacionais e internacionais ganhando indicação geográfica. Da mesma maneira, surgem as instituições de enófilos e profissionais ligados ao ramo, como a Sociedade Brasileira do Vinho, a Associação Brasileira de Somelliers e diversas confrarias, que fazem com que o tema vinho esteja na mesa brasileira.
Vinho 08
 
Em função da diversidade ambiental, existem polos vitícolas com características de regiões temperadas, com período de repouso hibernal; polos em áreas subtropicais, onde a videira é cultivada com dois ciclos anuais; e polos de viticultura tropical, onde ocorrem até três ciclos vegetativos. A produção de uvas é de 1,2 milhões de toneladas ao ano. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho, em 2011 a produção de vinhos no Estado foi de 461 milhões de litros. Do total de produtos industrializados, 77% são vinhos de mesa, 13% vinhos finos elaborados com castas de Vitis viniferas e 9% de sucos de uvas. Embora a proporção de vinhos finos seja pequena em relação a outros países, a qualidade da bebida vem melhorando de forma consistente nos últimos anos. O mundo tem descoberto o vinho brasileiro – atualmente a bebida é exportada para 22 países. Os espumantes são os que mais recebem elogios.
 
Vinho-09
 
Enfim, o vinho catarinense é ainda jovem na história da tradição vinícola mundial, mas está construindo uma bela trajetória para ser contada. História vinícola essa começa a ser contada nesta primeira Vindima Catarinense, mostrando a tragetória trajetória desta bebida dos deuses pelo mundo, dos antigos egípcios, passando por Bordeaux, dando um pulinho na Austrália e finalizando na América e no Brasil. A cada dia um novo capítulo é escrito e mostra que o futuro do vinho é tão fascinante quanto o seu passado.
 
Chef-Helton-Costa

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *