16 / 06 / 14

ACNES & CICATRIZES – por Adriana Dall Bello Pereira da Costa

Algumas pessoas desenvolvem formas mais graves de acne, que podem deixar sequelas cicatriciais, como manchas e alterações da superfície da pele, principalmente cicatrizes deprimidas. A acne é uma doença que atinge principalmente adolescentes mas que também afeta adultos, principalmente mulheres entre 20 e 40 anos.
Tratamentos
Segundo a Dra. Adriana Dall Bello Pereira da Costa, Dermato da Clínica Conceitualle, em Balneário Camboriú, SC, vários tratamentos podem ser utilizados para a correção destas cicatrizes e a indicação de cada um deles depende de cada caso. Em uma mesma pessoa, pode ser necessária a utilização de mais de um método, para se obter um melhor resultado. Nestes casos, o tratamento pode ser demorado, pois um procedimento pode não ser compatível com o outro. Paciência e controle da ansiedade em resolver tudo de uma vez é recomendada.
É importante ressaltar que estes procedimentos devem ser realizados apenas por médicos dermatologistas: Peelings Químicos: podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade da pele que se deseja atingir.
Indicação: clareia manchas e trata as cicatrizes deixadas pela acne.
Benefícios: os superficiais clareiam as manchas, enquanto os médios e profundos auxiliam no tratamento das cicatrizes, oferecendo resultados mais aparentes, como a melhora da textura da pele.
Laser
Indicação: promove o clareamento das manchas e trata as cicatrizes.
Benefícios: agem diretamente sobre as manchas da acne, mas são especialmente importantes no tratamento das cicatrizes, pois estimulam a produção de colágeno e tratam as depressões formadas na pele. Podem ser ablativos (realizados com CO2), que formam crostas e tem efeitos mais intensos, ou não ablativos, conhecidos por não formar crostas, mas exigirem maior número de sessões.
Preenchimento
Indicação: ideal para tratar cicatrizes suaves.
Benefícios: aplicado especialmente quando a cicatriz some devido ao estiramento da pele, é realizado com ácido hialurônico para preencher a depressão deixada pela acne no rosto. Apesar do efeito temporário, é indolor e não afeta a expressão facial.

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *