08 / 09 / 14

SANTUR NA 42ª ABAV EXPO

O Pavilhão de Exposições do Anhembi sediará a 42ª edição da Expo Internacional de Turismo – ABAV 2014 e SANTUR – Santa Catarina Turismo, está com uma série de ações sendo traçadas para a realização do evento, que ocorre entre os dias 24 e 28 de setembro. A SANTUR mostrará o Estado de Santa Catarina que abriga mais de sete milhões de habitantes que vivem em 295 diferentes municípios, incluindo a capital Florianópolis. Os catarinenses – também conhecidos pelo gentílico de barriga-verde – são beneficiados pelas condições naturais da terra. O clima é o subtropical úmido mesotérmico, com temperaturas mais amenas do que no restante do país e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. As estações são bem definidas.
O calor de quase 40°C no verão atrai muitos turistas para as belíssimas praias do litoral do estado, enquanto as temperaturas abaixo de zero do inverno tornam a Serra Catarinense ainda mais encantadora, principalmente quando há ocorrência de neve. A temperatura mais baixa já registrada em Santa Catarina foi de -17° C no Morro da Igreja, em Urubici.
turismo na serra catarinense 1
Neste município encontra-se também o ponto mais alto do Estado, o Morro da Boa Vista, com 1.827 m. Melhor destino turístico do país por sete anos consecutivos, Santa Catarina é um dos estados brasileiros com uma das maiores médias de altitude: pelo menos metade do seu território fica a mais de 600 m acima do nível do mar. Serras, vales, cânions e planaltos fazem parte das paisagens catarinenses. E o estado também é bem servido por rios, córregos e cachoeiras. Doze bacias hidrográficas formam a Vertente do Atlântico, com águas que correm em direção ao oceano e são responsáveis pelo abastecimento de 65% da população.
Mata Atlântica e vegetação litorânea são banhadas pelos rios que compõem essa vertente. Do outro lado da Serra Geral e da Serra do Mar, a Vertente do Interior é formada por 2 grandes bacias de águas que seguem em direção à região oeste do estado e abastecem os outros 35% da população. Matas de araucárias, campos e vegetação subtropical podem ser encontradas na abrangência dessas bacias hidrográficas.
Segundo Valdir Walendowsky, presidente da SANTUR: “A ABAV é um evento grandioso que recebe público do mundo inteiro e essas pessoas precisam de informação sobre nossa Bela e Santa Catarina, para que realizem bons passeios, visitem os principais atrativos e contemplem o que nosso Estado tem de melhor. O número de profissionais empenhados para garantir o sucesso na participação da feira, somando os colaboradores que ficarão no estande, juntamente com os secretários de turismos municipais, conventions, rede hoteleira, ABAV-SC e demais técnicos de turismo nos possibilitarão apresentar um grande trabalho”, conclui.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *