13 / 01 / 15

Especialista recomenda medidas que podem auxiliar na prevenção das gripes e resfriados

Com a chegada do verão, o número de casos de viroses tem aumentado. Isso porque as mudanças no tempo afetam o nosso organismo e, a depender do sistema imunológico de cada um, as gripes e resfriados são inevitáveis. De acordo com o alergologista do Hapvida Saúde, David Pizzi, esta época do ano facilita a propagação das viroses. “As pessoas ficam mais tempo dentro de casa, em ambientes fechados. Um espirro, uma tosse pode contaminar os que estiverem em um mesmo ambiente”, revela o especialista.

Embora o termo virose seja bastante genérico e nomeie qualquer doença causada por vírus, existem algumas formas de diferenciar os tipos de viroses. Segundo David Pizzi, as viroses são classificadas de acordo com o seu local de ação. “Temos as viroses respiratórias, que são as gripes, por exemplo, e também temos as viroses alimentares, mais frequentes no verão, a exemplo da diarreia”, explica.

O resfriado, a gripe e a dengue possuem muitas características semelhantes, a exemplo do mal estar, dor de cabeça, infecção na garganta e febre. Entretanto, é o vírus causador e a intensidade dos sintomas que vão diferenciar uma doença da outra.

Prevenção

Mas será que existem maneiras de prevenir as viroses? Segundo David Pizzi, evitar locais públicos fechados e reforçar a hidratação do organismo são medidas que podem ajudar neste sentido. “Beber bastante água e consumir alimentos ricos em vitamina C antes desse período climático também fortalecem a prevenção das viroses. Não adianta, por exemplo, tomar o suco de laranja agora, porque não vai adiantar nada. A vitamina C tem efeito preventivo e não curativo”, ressalta.

"...A vitamina C tem efeito preventivo e não curativo”

“…A vitamina C tem efeito preventivo e não curativo”

Os riscos da automedicação

Com o aumento das viroses, surge ainda um outro problema, bastante comum entre os brasileiros: a automedicação. Os conhecidos compostos antigripais são muito utilizados quando o paciente percebe que está propício à gripe. A prática, apesar de parecer inofensiva, deve ser evitada.

“O ideal é procurar um profissional da área da saúde para realmente identificar se é uma virose ou não. A depender da doença, existem os medicamentos indicados para o tratamento. Os antigripais devem ser evitados, porque são um composto de vários medicamentos, quando, na realidade, o paciente não precisa tomar todos aqueles e apenas um seria necessário. As medidas básicas são a hidratação, alimentação saudável, repouso e os medicamentos sintomáticos. Se está com dor, é remédio para dor. Se está com febre, é remédio para febre, de preferência prescritos por um profissional da saúde”, recomenda o especialista.

Fonte: Beatriz Nunes – New Pubb Comunicação
Foto: Internet

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *