06 / 02 / 15

USHUAIA – TERRA DO FOGO – CAPITAL DOS CRUZEIROS

Clique na imagem para ampliá-la

Ao contrário de uma certa ilha no Sul do Brasil, Ushuaia não da as costas para o mar. De frente para o Canal de Beagle,  capital da Província da Terra do Fogo continua recebendo grandes cruzeiros. Uma cidade mágica que faz parte do turismo internacional. Até agora, nesta temporada de verão por lá, já atracaram maram mais de 350 cruzeiros e, já se prepara a passos largos para a próxima temporada de inverno que começa em 21 de junho e só termina no meio do mês de outubro, a temporada de esqui mais longa das Américas. Os brasileiros estão chegando por lá de moto, de carro, de avião, navio e até veleiros, a exemplo da Família Schurmann.

Durante esta última quinta-feira atracaram no porto três cruzeiros de uma só vez, 6300 turistas de todas as partes do mundo desembarcaram. O departamento de trânsito esteve presente organizando toda a parte receptiva, agilizando o desembarque dos turistas. O Secretário de Turismo Daniel Leguizamon informou que o fluxo de turismo é intenso e de altíssimo nível e a cidade está sempre preparada para este movimento tanto aérea, terrestre e marítima. Segundo ele, Ushuaia é a capital hemisférica do turismo, onde até a presente data, somente nesta temporada ouve atraque de 350 navios e somente hoje estão ancorados o Costa Deliziosa, o Infinity e o Black Watch. A eles lhes juntaram o Spirit e o Silver Explorer, dois cruzeiro antárticos. “No total foram 6300 turistas que chegaram de um momento para outro. Forjamos em nossos cidadão uma consciência de cidadania sobre a importância de Ushuaia ser um destino que onde o turista sinta o desejo de retornar”, afirma o Secretário. Cabe informar que a temporada de cruzeiros só termina em abril. Até lá ainda irão atracar mais 40 cruzeiros, segundo informou a Direção dos Potos da Tierra del Fuego.

Já o Subsecretário de Estado do Governo Horácio Herrera afirmou que: “Fazemos todos os anos um trabalho em conjunto com a Secretaria de Turismo Municipal justamente porque eles nos informam com antecedência a quantidade de navios que irão atracar durante o ano. Com base nestes dados montamos operações para organizar o transporte de passageiros e o movimento operacional. Hoje estamos trabalhando desde ás 09;00 hs com a organização dos ônibus, receptivos, táxis e de toda a parte logística, coordenando junto com as empresas privadas privadas de transporte, geando um ambiente de lena harmonia a fim de que as principais artérias da cidade fluam com tranquilidade. Estamos trabalhando para que estas ações operacionais sejam cada vez mais eficientes e que possamos fazer com que a cidade funcione como um relógio em matéria turística’, concluiu.

Sem dúvidas a cidade é um importante pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan da Ciudad más austral del mundo (cidade mais austral do mundo). Neste ano tem novamente mais uma edição do MontainDo (com número recorde de brasileiros na corrida) Intesky (Copa do Mundo de Esqui), a 10ª Edição do Festival Internacional de Música Clássica…Vale lembrar que já existem confirmações de voos charters saindo de São Paulo diretamente a Ushuaia. Imperdível.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *