29 / 04 / 15

FALANDO DE TURISMO – por Jeff Severino

JURERÊ JAZZ FESTIVAL

Em maio, os hóspedes do Il Campanario Villaggio Resort, em Florianópolis (SC), terão mais que as belezas naturais de Jurerê Internacional e as comodidades do hotel para desfrutar. Nos três primeiros finais de semana desse mês, o destino será o palco principal de um dos mais importantes festivais do Brasil, o Jurerê Jazz Festival. O evento, que acontece de 29 de abril a 18 de maio, traz para o resort grandes nomes da música nacional e internacional, cujas performances nas jam sessions prometem surpreender. O Il Campanario, abriga pelo quinto ano consecutivo, ao lado do Jurerê Open Shopping, o Jurerê Jazz Festival, e será o local onde muitos músicos ficarão hospedados durante o evento.

Assim, além de curtirem de perto as jam sessions, os hóspedes poderão cruzar com seus ídolos a qualquer momento. Entre os nomes confirmados estão o guitarrista sueco Ulf Wakenius e os músicos da Orquestra Buena Vista Social Club. Isso sem contar na vantagem de poder usufruir de um final de semana inteiro de jazz a poucos passos de sua suíte e brindar sem se preocupar em dirigir no final dos shows. Os finais de semana estendido de jazz em Jurerê Internacional começam na quinta-feira, com a jam session, a partir das 20h30, no Il Campanario, e seguem até domingo. Sextas, sábados e domingos as apresentações acontecem no Jurerê Open Shopping. Serão 12 no total, incluindo o show da banda Blues Etílicos.

SOLIDARIEDADE

Um “Costelão Beneficente” será realizado na sexta-feira, dia 08, às 19h no Centro de Eventos de Piratuba. O objetivo é a arrecadação de recursos para auxiliar as famílias de Xanxerê e de municípios próximos, que foram atingidas pelo tornado que devastou parte da cidade e residências daquela região na última semana. O valor das fichas para o jantar é de R$ 25,00 e podem ser adquiridas pelos organizadores, membros das entidades parceiras. A iniciativa parte do Lions Clube pelo Lions Clube e tem o apoio do grupo “Os Tiranos”, CTG Integração do Vale, CDL, Idea Comunicação Integrada, Piratuba Jovem, Jornal Comunidade e Prefeitura de Piratuba, através da Fundação de Cultura e Eventos e Secretaria de Turismo.

De acordo com o presidente do Lions Clube de Piratuba, Adélio Spanholi, a ideia é reunir em torno de 400 pessoas. “Já estamos mobilizando o pessoal e percebemos uma boa aceitação, todos querem colaborar”, conta ele. “Também estamos buscando mais parceiros que queiram fazer doações. Os costelões, por exemplo, serão doados por empresas locais e desta forma diminuímos despesas e conseguimos um montante maior para repassar às famílias que necessitam, neste momento”, comenta Spanholi.

FERIADÃO

Já decidiu onde vais passar o feriadão de 1º de Maio. Que tal neste lugar e com esta vista paradisíaca? Ainda restam algumas unidades, mas é bom você fazer a tua reserva agora.

FESTIVAL GASTRONÔMICO

 

Em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica, Pomerode se destaca como o pólo gastronômico da região do Vale Europeu. Durante o ano todo, a cidade é destino certo para se desfrutar dos prazeres da boa mesa. Mas é no inverno que os sabores recebem um tempero a mais. Anote em tua agende, entre os dias 8 à 19 de julho, acontece na cidade a 11º Edição do Festival Gastronômico.

O Parque Municipal de Eventos se transforma para receber o festival. No local, se estabelece a chamada “Vila Gastronômica”, para onde os restaurantes da cidade transferem suas estruturas e se unem num só ambiente, ricamente decorado. Junto à deliciosa gastronomia, o Festival traz ainda apresentações de chefs convidados, shows musicais, exposições de arte, feira de artesanato, venda de pães e cucas assados em forno a lenha, chocolates finos e biscoitos.

GNOCCHI DA FORTUNA
 

Hoje é dia de visitar a super Duda e o Bistrô D’acampora. Além de rever a Duda, saborear os deliciosos gnocchis e molhos em mini porções, para a gente poder saborear todos. De entrada aquela espetacular mesa de antepastos. Mas é bom você fazer tua reserva agora (48) 3235-1073, ou pelo email eventos@dacampora.com.br. Está dada a dica.

  1º DE MAIO NO INFINITY

O Infinity Blue Resort & Spa ainda tem algumas unidades para você desfrutar neste feriadão e preparou uma programação de lazer adulto e infantil. A tua disposição berçário, sala de jogos, paredão de escalada, mini golfe, arco e flecha, espaço de aventura, hidro-recreativas, quadra poliesportiva, música ao vivo e muito mais. O chef preparou um menu mais que especial com jantar de tendências italianas, feijoada completa, station de caipirinhas, torresmos e saboroso caldinho de feijão, buffet do mar,voltado ao frutos do mar da nossa costa e enriquecidos com diversos pratos da cozinha internacional. Cortesia para duas crianças de até 5 anos no mesmo apartamentos dos pais de acordo com a capacidade da categoria reservada.

PRAIA DO ROSA

 

Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca e executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, acaba de me informar que o quintal da sua casa, a Praia do Rosa, é destaque no “The Gardian”, uma publicação Inglesa que não é a primeira vez que escreve sobre o Rosa. Este destaque não tem preço e nem se compra. Me lembro que esse primeiro destaque aconteceu em 1999 quando chegou o primeiro famtour da Inglaterra com os primeiros cinco operadores ingleses e  um jornalista do Gardian. Nunca é demais investir em um jornalista especialista em turismo.  Por acaso acontecia na capital paulista a WTM/Brastoa. É por essas e outras a importância do trade em grandes feiras de turismo.

Quem não é visto não é lembrado. Sequer investem em um baner/flyer para divulgar em páginas na web ! Querem o que? Milagre? Depois reclamam da sazonalidade quando sequer fazem baners promocionais para os feriadões e demais datas festivas. Quem investe em marketing são os que possuem visão, entendem do mercado e sabem que precisam ser vistos não só por turistas mas por agências, operadoras, enfim, pelo próprio trade. Hoje, mesmo sem uma infraestrutura sequer ideal, o Brasil está na mira do turismo internacional e Enrique Litman, que sempre esteve e está presente nos grandes festivais de turismo nacionais e internacionais afirma que às baleias e a Praia do Rosa são paraísos mais do que desejados.

BNT MERCOSUL

 

Falando em grandes feiras, vem aí a Bolsa de Negócios Turísticos que acontecerá nos dias 22 e 23 de Maio no Centreventos de Itajaí. Uma oportunidade única para o trade de turismo realizar ótimos negócios. Com foco na ampliação e otimização do cenário de negociações entre os agentes de viagens e fornecedores da indústria turística o evento preparou uma programação especial para a sua 21ª edição.

Na manhã de sexta-feira, dia 22 de maio, antes da abertura do evento, os participantes poderão desfrutar de visitas técnicas nos variados pontos turísticos de Balneário Camboriú e região, como por exemplo o Parque Unipraias, que oferece passeios com belas vistas em meio à Mata Atlântica e atrações com diversão e aventura. Neste mesmo dia, às 19h00 será oferecido após a feira de negócios, um Happy Hour Gourmet da Festas Típicas de Santa Catarina, proporcionando um ambiente mais descontraído que visa aproximar profissionais do Brasil e Mercosul  para realização de negócios e conhecer ainda mais as festas tão famosas da região.

Durante os dois dias de evento, das 15h às 19h, estará disponível para todos os participantes a exibição do Cine Turismo, com apresentação dos mais variados destinos e no mesmo período acontecerão as Capacitações com informações de cidades, empresas e destinos turísticos. E no sábado, 23 de maio, acontecerá no Parque Beto Carrero World, a grande Festa de Encerramento da feira e a tradicional premiação das agências de viagens com mais vendas de passaportes para o parque. Para saber mais, acesse: www.bntmercosul.com.br

PARÁ E A WTM

O Pará foi destaque na World Travel Marketing Latin América (WTM) de 22 a 24 deste mês. A Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT) da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA) organizou o estande do estado com estratégias de marketing e promoção que contemplaram principalmente as regiões de Belém, Marajó e Tapajós, apresentadas durante as sessões de capacitação através do roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites.

As estratégias de capacitação foram sendo aplicadas desde o primeiro dia de evento pela Setur com objetivo de apresentar o produto e valores turístico do Pará para hosted buyers (compradores internacionais), convidados pela empresa Reed Travel Exhibitions (realizadora do evento), pela Embratur e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo)

O destaque das estratégias de promoção da Setur foi o sorteio de pacotes turísticos (passagem e hospedagem) e de jóias e brindes artesanais do Polo Joalheiro para hosted buyers, imprensa e outros profissionais participantes. O sorteio é resultado de uma parceria institucional entre a Coordenadoria de Marketing da Setur com a companhia Azul Linhas Áreas e o hotel Princesa Louçã, que substituiu o Holton Belém no Centro da capital paraense.

Além do sorteio, o estande do Pará contou com distribuição das fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré, dvd’s promocionais em cinco idiomas, mapas e folhetos trades em português e inglês, degustação da gastronomia paraense com doces de tapioca, biscoitos de castanha- do-Pará, geleias de cupuaçu; e exposição de cerâmicas marajoara e tapajônica. Uma ação do Ministério do Turismo no espaço gourmet do evento também colocou em evidência um dos pratos mais tradicionais da gastronomia do Pará, o pato no tucupi.

BROCKER TURISMO

Aqui vai uma ótima dica de cultura e aventura: No tour Vale dos Vinhedos você conhece e aprecia a produção de um bom vinho, desfruta da culinária italiana e ainda se diverte no Trem Maria Fumaça. De brinde, ganha o Tour Nova Petrópolis e descobre mais sobre a cultura e imigração alemã e suas delícias. É da Itália a Alemanha num pulo!

GJP & DOM PEDRO HOTELS

A GJP Hotels & Resorts e a rede de luxo Dom Pedro Hotels anunciaram uma parceria das boas: a GJP fará a promoção dos hotéis da rede Dom Pedro no mercado brasileiro e vice-versa. O acordo visa o aquecimento nas vendas de ambas as redes, assim como o aumento no fluxo de clientes entre a Europa e o Brasil. “A ideia é mostrar aos brasileiros as opções de hospedagem dos belíssimos hotéis da rede Dom Pedro em Portugal, inserindo o portfólio deles em nossos canais de venda. A rede Dom Pedro também ficará responsável pela promoção da GJP na Europa, com foco nos turistas estrangeiros que visitam o Brasil e que podem se hospedar em nossos hotéis”, contou o presidente da GJP Hotels & Resorts, Guilherme Paulus.

FESTURIS GRAMADO

Os diretores do FESTURIS GRAMADO reunidos em SP, com Ornella Naccari da P.R. Marketing, Mateo da Vertours e Edson Calixto, o trio de peso da Itália, para alinhavar o espaço Luxary Travel Italy, para o maior e mais charmoso festival de turismo do Brasil.


CAVALGADA DA FÉ 

Unir fé e tradição gaúcha é o objetivo da Cavalgada da Fé, que abre os festejos da 55ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela, dia 3 de maio. CTGs, piquetes de laçadores, grupos de cavalgadas e todos os peões e prendas da região foram convidados a participar do cortejo que sairá da Catedral de Pedra, às 8h30min rumo ao Santuário de Caravaggio de Canela. Na chegada, haverá Missa Farroupilha e logo após será sorteado um potro, com registro, doado pela Cabanha Três Corações, entre os cavalarianos que participarem da Missa. O almoço, não poderia contar com outra gastronomia, que não boia campeira e churrasco.

Invernadas artísticas de Canela e Cambará do Sul estarão se apresentando na parte da tarde. O grupo de danças do Garfo e Bombacha também fará show. O encerramento do dia festivo será com apresentação da Banda Estância Divina, do Paraná, que nasceu entre sonhos e brincadeiras de rodas de violão e chimarrão juntando a influência tradicionalista gaúcha com experiências vividas no dia-a-dia de um servo de Deus. O grupo conta com músicas que exploram a variedade de ritmos gauchescos e dá ênfase à espiritualidade e à necessidade do cristão de louvar a Deus sem medo de assumir suas essências.

A Romaria e Festa à Nossa Senhora de Caravaggio de Canela segue nos dias 23, com a Romaria de Jovens e Jornada Diocesana da Juventude; dia 24, com a Romaria Motorizada; e, dia 26, quando a Igreja Católica homenageia Nossa Senhora de Caravaggio, com a grande Romaria a Pé. Todas as romarias saem da Catedral de Pedra, às 8h30, com exceção da Motorizada, que tem saída marcada para às 9h.

A Romaria e Festa é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Canela, com organização do Pároco Juscelino Martinez Brazeiro Junior, Conselho Administrativo do Santuário, presidido por Lauro e Ieda Drechesler e pelos os casais festeiros Erico e Maria Grazziola, Márcio e Neuza da Silva, Elson Telch e Mari Barreto, Erico e Juliema Trein, Jeferson de Brito e Daiane Reis, Lindomar e Nilva Vieira, Rodrigo e Bárbara Rech, Sebastião e Patricia Foss e, Valdir e Gisa Soares.

PASSAPORTE GASTRONÔMICO

O visto do Passaporte Gastronômico de Gramado foi renovado. Com esse passaporte come-se as delícias produzidas em Gramado, com preços super acessíveis, já que ele oferece descontos nos restaurantes Galeto Mamma Mia, El Fuego e Mamma Pasta, todos do Grupo JPLP. Esse passaporte tem a validade até o final do mês de maio. Todas as lojas da Caracol Chocolates de Canela e Gramado, que também fazem parte do grupo JPLP, disponibilizam o Passaporte, basta entrar e solicitar. São liberados no máximo três por pessoa. Um passaporte garante o desconto para todas as pessoas que sentarem-se à mesma mesa.

No jantar do Galeto Mamma Mia, o desconto é de 50%, com a qualidade da mesa farta que é tradicional da casa; o romântico e imperdível fondue do El Fuego, no jantar, também conta com 50% de desconto; e, no Mamma Pasta, o desconto é de 30% em todas as massas, que constam na página “pastas” do cardápio e mais focaccias, sopas e fondue de chocolate. As bebidas não estão inclusas na promoção. Vais perder?

PESQUISA DE VENDAS

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp registra crescimento setorial de 2,9% na movimentação do primeiro trimestre de 2015, comparado a igual período de 2014, atingindo R$ 3,4 bilhões. O resultado foi apresentado aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no Blue Tree é recebido como variação positiva; tendo em vista que, no ano passado, em razão da Copa do Mundo de 2014, as vendas setoriais foram antecipadas para o primeiro trimestre – o qual registrou o maior crescimento (18%) de toda a série histórica da pesquisa. “Na comparação com o primeiro trimestre do ano retrasado (2013), o crescimento alcançado nestes três primeiros meses de 2015 supera 20%”, pondera Edmar Bull, que preside o Conselho de Administração da Abracorp. Baixe o arquivo com os dados da pesquisa do 1º Trimestre de 2015, no link: Pesquisa de Vendas Abracorp 1T15.

TROPICAL HOTEL

 

Oreni Braga é recepcionada pelo diretor executivo do Tropical, Antônio Maglione

A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, acompanhada de sua equipe técnica, promoveu uma visita técnica às instalações do Tropical Manaus Ecoresort visando a realização dos jogos de futebol da Olimpíada de 2016, em Manaus. Recebida pelo diretor executivo do hotel, Antônio Maglione, ela ficou satisfeita com as instalações vistoriadas. Para o diretor executivo do Tropical Manaus Ecoresort, Antônio Maglione, será um privilégio receber os atletas olímpicos em Manaus. Segundo ele, todas as instalações estão prontas para isso. E até o início dos jogos algumas melhorias ainda serão feitas“Iniciaremos a revitalização de mais um grupo de apartamentos, mas os 300 que já temos revitalizados atendem bem a essa demanda”, garantiu.

TEMPORADA DE LASER

Minha amiga Adriana Dal Bello Pereira da Costa, que tem tudo pra terminar o mês de maio com seu primeiro filho no colo, informa que já está aberta a temporada dos laser CO2 fracionado, erbium/pixel, LIP – luz intensa pulsada. Tratamento de manchas, envelhecimento cutâneo ( rugas, código de barras, cicatrizes de acne, estrias), telangectasias, poros dilatados, flacidez. Dependendo da indicação, torna-se muito importante a realização do preparo da pele antes das sessões de laser, com ácidos e clareadores. Em média 20 a 30 dias antes das sessões.

3ª Avenida, 1860 – Centro, Balneário Camboriú – SC – Telefone:(47) 3366-0291

PARA LER OUTROS ARTIGOS CLIQUE AQUI

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *