16 / 04 / 15

Novidade Exclusiva em Florianópolis: Clínica oferece tratamento pioneiro e não-cirúrgico para tratamento  de Hérnia de Disco e outros males da coluna

A dor nas costas é uma epidemia que se alastra por todo o mundo. Segundo dados do IBGE, no Brasil, a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho. Estatísticas indicam que 13% das consultas médicas são provenientes de queixas de dor na coluna vertebral e, em nosso país, já são mais de 5,3 milhões de pessoas com hérnia de disco.

Fisioterapeuta, Dr. Leonardo Eicke (Foto: Divulgação)

Fisioterapeuta, Dr. Leonardo Eicke (Foto: Divulgação)

A hérnia de disco é considerada uma patologia muito comum, e que causa séria inabilidade em seus portadores e em vista disso, constitui um problema de saúde pública mundial, embora não fatal. O que se estima é que entre 2 e 3% da população seja cometidos desse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que 80% da população mundial terá, pelo menos, um episódio de dor na coluna durante a vida, e estas lesões que há alguns anos, eram frequentes apenas em pessoas com mais de 45 anos de idade, atualmente é muito comum observar em hospitais, consultórios médicos e clínicas de fisioterapia crianças e adolescentes para tratar de dores nas costas.

Santa Catarina, agora conta com um tratamento inovador e não cirúrgico, é a R.M.A. – Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral, que promete reabilitar problemas na coluna, em torno de 90% dos casos, sem necessitar de cirurgia. “É um programa de tratamento para hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia; cervicalgia; dor ciática; protrusão discal; espondilose, artrose entre outras, que vem revolucionando a fisioterapia brasileira e agora chega a Santa Catarina”, informa o fisioterapeuta, Dr. Leonardo Eicke, membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna).

No Brasil, já somam mais de três mil pacientes tratados com a R.M.A. Foi desenvolvido pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), e é difundido pela ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral) e a tecnologia é americana. “Este tratamento promove a descompressão das estruturas intervertebrais da coluna, bem como o fortalecimento específico dos músculos que dão sustentação e estabilização vertebral”, explica Dr. Leonardo.

O programa de tratamento consiste em cinco etapas: Fisioterapia Manual (o fisioterapeuta realiza manipulações articulares e alongamento musculares que promovem alívio da dor, acelerando o processo de melhora dos sintomas); Mesa de Tração Eletrônica (possui um mecanismo de deslizamento com molas que controlam o atrito do paciente sobre a mesa e garante progressão segura, suave, confortável e precisa nos processos de aplicação e retirada de carga de tração); Mesa de Flexão-Descompressão (possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação); Estabilização Vertebral (possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação) e Musculação ou Pilates (são exercícios capazes de prevenir novas crises).

O grande diferencial da R.M.A. – Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral está em oferecer o início, o meio e o fim do tratamento para os problemas da coluna. “Isso significa que o paciente é acompanhado durante todo o tratamento e depois é encaminhado e orientado para a prática de uma atividade física que irá manter os resultados”, lembra Eicke.

O tempo de duração do programa, também é muito curto, lembra o fisioterapeuta. “Em apenas dois meses são obtidos 87% de bons resultados até em pacientes mais graves. O progresso deve-se às cinco etapas do programa de tratamento”, conclui Dr Leonardo, lembrando que vale ressaltar que todas as técnicas utilizadas neste programa apresentam evidências científicas comprovadas no Brasil e nos Estados Unidos.

É necessário realizar uma avaliação, antes de iniciar o tratamento com o R.M.A.

• Serviço:

ITC Vertebral de Florianópolis – Rua: Osvaldo Rodrigues Cabral, nº 1570 (Avenida Beira-mar Norte), sala 108, Centro – Florianópolis/SC. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 19h (não fecha no horário do almoço). Sábados, apenas com hora marcada.Telefone para mais informações/avaliações/agendamentos, (48) 3024-3830 ou (48) 9651-1313 e florianopolis@itcvertebral.com.br. Para conhecer o site, acesse http://www.herniadedisco.com.br e o facebook https://www.facebook.com/itcfloripa

Fonte: Louisiana Waleska Day
Jornalista MTb/SC 01251 JP
Assessoria de Imprensa

Hernia de Disco (Foto: Rhuan Fernandes)

Hernia de Disco (Foto: Rhuan Fernandes)

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *