11 / 06 / 15

FALANDO DE TURISMO – por Jeff Severino em Florianópolis – SC

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

A taxa de ocupação nos hotéis da Grande Florianópolis teve queda de 13,9% no mês de maio em relação ao mesmo período do ano passado, ficando em 39%. Das regiões pesquisadas pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), apenas os estabelecimentos das áreas termais tiveram acréscimo (12,2%), enquanto as demais registraram retração acima de 10%. Nas praias a variação negativa ficou em 15,3%, no Centro, 14,9%, e no Continente o percentual foi de 11,6%. Segundo Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS, este quadro foi semelhante em todos os meses deste ano até agora, exceto no mês de abril, que teve número igual a 2014. “Certamente a inflação e a crise econômica são a causa deste cenário”, explica. Não é bem isso, viajar para o exterior é muito mais convidativo e barato.

BRASIL SABOR

Embora não tenha visitado nenhum deles ou recebido qualquer convite dos 73 restaurantes das oito cidades catarinenses – Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Laguna, Blumenau, Itapema, Biguaçu e São José – termina neste dia 11, o Brasil Sabor, pratos especiais com descontos de 30% ou 50% em ao menos dois dias da semana. Eles integram os participantes da 10ª edição do Brasil Sabor em Santa Catarina, maior festival gastronômico do planeta que envolve centenas de estabelecimentos em todo o país. Neste ano, a novidade foi a adesão em peso no norte do estado, com apoio da CDL de Joinville e da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs) – as duas cidades estão com 35 casas no evento. 

SOCORRO VOVÓ 

Essa é para quem gosta de boas receitas, boa culinária, feitas especialmente pela vovó. Lembra da comidinha, dos quitutes feitos pela sua avó? Não tem como esquecer. A minha por exemplo, fazia um pastel como ninguém. Nunca encontrei um igual e nem consegui fazer igual. As avós tem um segredo, um Ingrediente secreto que só pode ser uma carga de amor dobrado, triplicado…  É por essas e outras que minha amiga Rita Gargioni, esposa do meu também amigo Tarcísio Gargioni, estará lançando seu livro “SOCORRO VOVÓ”, aqui em Florianópolis. 

Para ela,  com seus netos Gabriel com quatro anos e Isabela de cinco, o desafio sempre foi fazer a maioria das guloseimas em casa, fugindo de tudo o que é industrializado. Nessa idade os netos estão em idade de desenvolvimento da educação alimentar e pelo menos da casa da vovó, o consumo de alimentos continua sendo o mais saudável possível. O lanche da escola, para os amigos quando vão em casa brincar, nos aniversários e nos horários entre as refeições, o feito pela mamãe ou pela vovó é sempre a melhor opção.

“E, fazendo parte também deste hábito saudável, a ida de nossos pequeninhos para a cozinha tornou-se um grande programa. Ali eles começaram a ter contato com os ingredientes, com a química da mistura e cozimento, a saber escolher bons produtos e a desenvolver sua criatividade na hora de enfeitar e apresentar. Ajudar a fazer, sentir o cheirinho que sai do forno e esperar para saborear tem outro valor. Seus olhinhos brilhando, a ansiedade do ficar pronto e o decorar, é uma coisa linda de se ver”, afirma ela. O livro que já teve sua estreia em São Paulo e Porto Alegre, será lançado no próximo dia 16, das 19:30hs às 21:00hs na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping, em Florianópolis.

BALNEÁRIO SABOROSO

A programação da 6ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso saiu do forno e está fresquinha esperando o público. Entre os dias 9 e 26 de julho, Balneário Camboriú será envolvida pelos sabores e aromas da boa gastronomia. Com 35 restaurantes confirmados e nomes importantes da gastronomia nacional, a edição de 2015 promete superar todas as expectativas e reafirmar o evento como um dos mais importantes do segmento em Santa Catarina. 

Um dos grandes destaques da programação paralela é a aula show com o chef Henrique Fogaça, que encerra as apresentações dia 23 de julho. Dono do restaurante Sal, dos bares Cão Véio e Admiral’s Place, em São Paulo, e ainda sócio do primeiro projeto Food Truck – o Mercado, Fogaça ganhou notoriedade ao ser jurado do reality show “MasterChef”, da Band, que já está em sua segunda edição. 

Outras presenças de renomes são os chefs Paulo Trevisani e a chef Bárbara Trevisani, que vão falar sobre “Sabores do Mundo, os dois comandam a empresa Bárbara Trevisani Chocolates e Doces Finos que segue a linha de doces europeus, a chef e jornalista paranaense Manoella Buffara, o chef catarinense Leno Dürrewald, que comanda o Grupo Styllus. A programação paralela ainda contará com palestra e degustação de Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos, liderada por Tony Radeke, da Enoteca Decanter.  Já as cervejas artesanais e seus sabores serão desvendados por Fernando Volkmann, da Das Bier.  O tema “Gestão de Equipes – desenvolvendo talentos para equipes de excelência”, também estará presente e será ministrado por Sérgio Luiz Correa, da Via Trade Consultoria. Em 2015, o evento mantém a receita de sucesso que oportuniza a participação do público.

Clique na imagem para ampliá-la

Os restaurantes vão oferecer um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa pelo valor de R$39,90 por pessoa. Vale destacar que o evento ainda conta com um presente especial que nesta edição será um copo de cristal de cerveja de 680 ml personalizado, destinado ao público que frequentar três estabelecimentos participantes diferentes. O 6º Festival Gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e tem confirmado como patrocinadores a Importadora Decanter e a Embraed Empreendimentos, além dos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú – através da Secretaria de Turismo, o SEBRAE Santa Catarina, a UNIVALI – através do Curso de Gastronomia, o Infinity Blue Resort & Spa, a Das Bier Cervejaria e a RGB Vídeos.

FTN FLORIANÓPOLIS

 

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2015, Florianópolis-SC recebe o FTN (Fórum de Turismo e Negócios). Em sua 8ª edição, o evento aproveita o potencial econômico da região para estimular parcerias entre profissionais da área e para expor novas propostas, produtos e iniciativas do mercado turístico e hoteleiro nacional e internacional. 

O Fórum de Turismo e Negócios tem como objetivo fortalecer o mercado do Turismo, fomentando as vendas e trazendo resultados eficazes para secretarias, agentes, operadores turísticos e empresários do setor. “Trata-se de um evento para difundir novos produtos, oferecer oportunidades de qualificação e capacitação, estimular parcerias e um intercâmbio cultural e turístico. O FTN funciona como uma janela de exposição para roteiros inovadores, pacotes de viagens e novas propostas de mercado”.

Para os participantes e expositores, o evento funciona como uma diferenciada ferramenta de networking, aprendizado e inovação, novas parcerias além da difusão/divulgação de seus produtos e oportunidades de mais negócios e vendas. O Fórum busca explorar novas potencialidades para o mercado de turismo e trazer soluções viáveis para sua aplicação: Como estimular a vinda de turistas o ano todo, diminuindo a sazonalidade. E a proposta é manter a economia em crescente movimento gerando lucros para todos os expositores e participantes.

Buscando soluções para o turismo corporativo e de lazer, o Fórum de Turismo e Negócios abre seu espaço para a participação de empresários e profissionais da área turística para expor seus produtos e serviços na Mostra de Turismo, que acontece junto ao Fórum, em formato de feira/workshop. 

As inscrições de participação para exposição e já estão abertas no e-mail comercial@ftnonline.com e para agentes de viagens e demais profissionais de turismo estarão abertas a partir do dia 01 de julho de 2015 no site  www.ftnonline.com Telefone 00 55 48 3024-4877. 

4ª FEIRA GASTRONÔMICA

Clique na imagem para ampliá-la

Pode ir vestido a caráter, porque o clima é de festa junina na 4ª edição da Feira Gastronômica de Floripa, que ocorre neste sábado 13 de junho, dia de Santo Antônio, um dos santos mais são celebrados durante as festas de junho. A Feira ocorre das 11 às 19 horas no gramado, jardins e estacionamento da Eletrosul, que vai ter uma decoração especial. Por volta das 14 horas, a Escola de Dança Kirinus entra em cena, com uma quadrilha de dança junina ao ritmo do forró. Nas barracas, há antigos e novos convidados. Os cardápios de estreia são vaca atolada; pizza vegetariana e de carne; bolo de rolo, uma espécie de pão de ló e patrimônio imaterial de Pernambuco, nos sabores goiabada, brigadeiro e maracujá; dadinhos de tapioca de queijo e bacon; exibidinho de carne seca e de creme de milho; costelinhas de porco laqueadas com molho agridoce e batatas gratinadas; e empadas de rabada, de cordeiro e de costela.

ABAV INTERNACIONAL
 
 

A convite do Turismo de Marrocos, a ABAV Nacional levantou voo para uma semana em Marrocos. Até o próximo dia 12 de junho, aproveita para promover a sua Reunião Internacional do Conselho de Presidentes. A delegação é composta pela diretoria da ABAV Nacional, presidentes das ABAVs estaduais e do Distrito Federal, e membros dos Conselhos de Ética e Fiscal. Na abertura da reunião em Rabat, a diretoria da ABAV Nacional foi homenageada pelos representantes do Turismo de Marrocos Abdellatif Achachi, diretor para Brasil e Portugal; e Jamal Kilito, diretor de Mercados Internacionais. Também na foto, Mehdi El Yaalaoui, gerente da Royal Air Maroc no Brasil, companhia aérea que apoia o evento transportando a delegação.

ABAV SP

Após reformulação da grade de cursos promovidos, que prioriza a oferta de conteúdo voltado às necessidades mais evidentes dos gestores e colaboradores das agências de viagens associadas em todo o Estado, a ABAV-SP inicia nesta semana o seu calendário de cursos de capacitação para o segundo semestre. Organizado por Raquel Patti, coordenadora de cursos e Willian Périco, diretor de Capacitação e Certificação da entidade, na quinta-feira, dia 11, será realizado o primeiro curso: “Como prospectar e atender o cliente para torná-lo fiel à sua agência?”, com o instrutor Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp.

Voltado para cargos de lideranças nas agências de viagens, o objetivo da capacitação é reposicionar o papel da agência de viagens, levando em consideração as mudanças verificadas no perfil do cliente e o avanço tecnológico. Tanabe apresentará um panorama sobre a relação de consumo envolvendo as origens do turismo, a comercialização e as oportunidades encontradas, além do papel na intermediação do negócio, envolvendo a responsabilidade jurídica, relação com o fornecedor e seus custos. “As agências de viagens precisam se reinventar para garantir competitividade frente aos avanços tecnológicos colocados a serviço do setor”, explica Tanabe. Nesta quinta, dia 18, das 18h30 às 22h30, será realizado o curso “Comunicação eficiente: como aumentar sua produtividade usando corretamente a língua escrita”, ministrado pelo especialista em comunicação empresarial Luiz Malaguti.

FESTIVAL JPA

 Na foto, Carol Alencar, gestora de fornecedores do Grupo Casa Blanca e Claudio J S Junior

Durante a última semana Claudio Jr, um dos diretores do Festival JPA, visitou operadoras e agências de viagens do Ceará com sede em Fortaleza. A intenção das visitas foi apresentar o Festival e convidá-los para conhecerem o evento. A MMTGapnet, operadora que atua no mercado desde 2002, foi uma das empresas visitadas e que garantiu presença pelo 5º ano consecutivo. Também foram visitadas a Behappy, Casa Blanca, Fábrica de Viagem, QualityBrasil e Maktour. Segundo Claudio J S Junior, o foco dos convites se concentra, durante esta semana, em algumas agências e operadoras do Ceará. “A partir de Junho os outros 8 estados do Nordeste também receberão os convites através de nossa equipe ou operadores parceiros”.

Já durante a abertura da BNTM em Fortaleza, a direção do

Festival de JPA entregou uma carta-convite para a presidente da CTI Nordeste, Jeanine Pires, convidando-a para a realização em conjunto de um painel de debates com temas relacionados ao turismo no Nordeste. A ideia é que esse painel ocorra durante o Festival, em outubro deste ano. Para compor o painel, a direção da feira convida os nove secretários de Estado do Nordeste, que estarão presentes no Festival JPA, visando expor sobre os assuntos relevantes do turismo regional. Segundo Claudio J S Junior, “a ideia partiu do secretário executivo da CTI Nordeste, Roberto Pereira, durante reunião na última quarta na capital cearense”. 

Aderindo e apostando nessa ideia, os diretores do evento acreditam ser de grande enriquecimento para o turismo e para o próprio Festival a realização desse painel. 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações. O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort – João Pessoa – PB

VOO PERNAMBUCO – ÁFRICA

Na madrugada da última sexta-feira (05) partiu o primeiro voo ligando Pernambuco à Cidade da Praia, em Cabo Verde. Este foi o primeiro voo que saiu de Pernambuco para um país africano, ainda servindo de conexão imediata para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). O voo sem escalas da TACV – Cabo Verde Airlines saiu do Recife às 23h59 (sexta-feira) e chegou ao Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela, em Cabo Verde, às 6h30, horário local. O primeiro voo de retorno chegou também na sexta-feira, ao Aeroporto Internacional do Recife, às 22h34, horário local.

O corte de fita do voo inaugural contou com a participação do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, do secretário de Turismo & Lazer de Pernambuco, Camilo Simões, do cônsul de Cabo Verde em Pernambuco, Ricardo Galdino, do embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Padilha, do administrador da TACV, Marco Pereira, e da diretora de Acompanhamento Turístico de Cabo Verde, Zilca Paiva.“Esta nova ligação de Pernambuco com um país africano trará frutos para o Estado. Estamos começando com uma frequência semanal de voo, mas não temos dúvida de que em breve a quantidade de voo irá aumentar. Queremos que cada vez mais pernambucanos conheçam outros países e iremos fazer uma grande campanha de divulgação do nosso Estado para que vários turistas venham nesse voo”, destaca Felipe Carreras.

A nova rota está sendo operada com um Boeing 737-800, com capacidade para 174 passageiros. O voo beneficia ainda passageiros de capitais como Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), e Natal (RN), aumentando a malha de conectividade para a economia pernambucana. “O Recife já é o principal fator responsável pelas vendas de passagens aéreas da TACV. Em março, tivemos um acréscimo de 19% na venda de passagens e em abril, 12%”, informa Marco Pereira. Com a rota Recife – Cabo Verde, Pernambuco passa a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines;  Frankfurt, operado pela Condor, e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo.

NATAL – FRANKFURT

 

O voo Natal-Frankfurt, na Alemanha, deverá entrar para a rota de cargas da empresa alemã Lufthansa Cargo, uma das maiores do mundo no segmento de traslado aéreo de mercadorias. No início da tarde deste último domingo a aeronave MD-11 Freighter, com capacidade para 26 paletes em versão de carga, aterrissou no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana, para ser abastecido com 70 toneladas de mamão tipo papaya e formosa, com destino ao mercado europeu a partir da cidade alemã. As frutas, colhidas em fazendas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, deverão abastecer supermercados de até 300 cidades europeias e, possivelmente, outros 100 países ao redor do mundo. 

Este foi o primeiro embarque da Lufthansa Cargo O representante do Consulado da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, acompanhou a chegada do cargueiro e cumprimentou a tripulação. Nenhum representante do Governo do Estado do Rio Grande do Norte acompanhou a aterrissagem e embarque das mercadorias no avião da Lufthansa Cargo. Verdadeiro descaso. Vale lembrar que o prefeito da capital do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Nunes Alves, é sobrinho do ex-governador e ex-ministro de estado Aluísio Alves. É também primo do ex-governador do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves Filho, outro sobrinho de Aluísio Alves. Faz parte de uma família acusada de práticas oligárquicas e que disputa há muitos anos o domínio da política no Estado do Rio Grande do Norte. Após o término do mandato de Carlos Eduardo como prefeito de Natal, estourou o escândalo dos remédios vencidos em que a gestão deste deixou oito toneladas de remédios se vencerem no qual todos foram descartados. Teria ele alguma coisa a ver com o atual ministro do turismo Henrique Eduardo Alves? Se é deveria no mínimo tomar um puxão de orelhas. 

USHUAIA RECREATIVA

Com tanta neve, já começou o programa Ushuaia Recreativa 2015: Atividades lúdico esportivas a disposição da comunidade. Já é o segundo ano, graças ao sucesso do primeiro.  O programa da cidade é destinado as instituições intermediárias da província a fim de que possam desfrutar de jornadas recreativas através de diferentes atividades lúdico esportivas. 

Clique na imagem para ampliá-la

BRASILEIROS EM USHUAIA

Experimentar as opções de lazer e esportes de culturas diferentes é sempre o que Mario e sua equipe do “Brasileiros em Ushuaia” tem a nos oferecer. Possui a super capacidade de nos proporcionar o melhor do estilo de vida invernal da patagônia. Fantásticos passeios de aventura com muita neve. Depois de buscar os hóspedes em seus respectivos hotéis, segue pela lendária Ruta 3 e cruza a Cordilheira dos Andes coberta de neve rumo ao Complexo Invernal Ushuaia Blanca.

Ali com a querida Gabriela e Mario Conejo, você poderá ter uma aula de esqui de fundo ou andar de trenó puxado por cães com o melhor mush de Ushuaia, Hugo Flores (sendo estes passeios opcionais, mas totalmente imperdíveis).

Hugo Flores

Por ali mesmo você faz uma belíssima caminhada por aquele vale, com raquetes nos pés até uma linda cabana escondida no meio do bosque.

Ao voltar almoça um delicioso rodízio de cordeiro patagônico assado, considerado um dos melhores da Terra do Fogo, acompanhado de bebidas e café. Com as energias repostas, o grupo é dividido para que todos possam alternadamente desfrutar das motos de neve, em um longo percurso pelos vales de montanhas e florestas de lengas. 

Mario Conejo

Enquanto se aguarda o grupo das motos de neve, segue-se para um monte com uma grande parede de neve onde se pratica o espetacular e famoso “esqui bunda” em um momento de brincadeira e descontração. Já a noite, e todos juntos saboreiam um delicioso chopp artesanal, um café, um chocolate quente ou ainda uma bebida fresca numa cafeteria com calefação a lenha. Após essa aventura você volta à cidade com um dia cheio de novas e ricas experiências e com tua máquina carregada de lindíssimas fotos. 

Lembrando que nosso hotel & spa lá é o Cilene del Faro da brasileira Ana Lucia. Se você ainda não fez a tua reserva para esta temporada e bom correr, e muito. Clique no baner e confira o hotel. 

PARA LER OUTROS ARTIGOS CLIQUE AQUI

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *