21 / 08 / 15

KUROTEL OFERECE TRATAMENTO FITNES PARA NEURÔNIOS

3d rendering illustration of neurons.

Especialistas do centro médico dão orientações para manter a memória em boas condições Instigados pelo questionamento de seus pacientes sobre como preservar a memória, os médicos e especialistas do Kurotel deram início a um estudo detalhado sobre cognição e afeto. “Com o aumento da expectativa de vida da população, a memória passou a ser muito estudada. E, acima de tudo, cuidada. Afinal, a memória é a identidade que uma pessoa carrega sobre si e sobre sua percepção da vida”, conta Dra. Mariela Silveira, médica diretora do Kurotel. Além disso, a rotina exaustiva e estressante de trabalho também colabora negativamente para o processo.

Segundo o psicólogo Michael Zanchet, as pessoas só dão conta da memória quando ocorre alguma falha, um esquecimento. E isto pode ocorrer por inúmeros fatores, como cansaço, ansiedade, privação do sono, má nutrição, sedentarismo, ter personalidades do tipo obsessivo (que prima pelos detalhes e tem um gasto energético maior) ou extrovertido (não exercita a atenção interna). Outros fatores como o uso abusivo de apoios ou estímulos externos, como computador e calculadora, também são prejudiciais à memória.

Do ponto de vista bioquímico, alguns fatores podem interferir na memória, entre eles o cortisol elevado, que é o hormônio do estresse. Quando estamos estressados e este hormônio aumenta na corrente sanguínea, o estado de vigilância entra em ação no corpo (é a capacidade de se atentar a aspectos gerais do ambiente), mas a tenacidade diminui significativamente (a habilidade de dar atenção para detalhes e colocar a concentração focada).

Jacqueline Trindade

 

“É importante ressaltar que nossa memória, assim como nosso tônus muscular, apresenta um decréscimo natural com o envelhecimento. Porém, se estimulada, pode manter-se por mais tempo com uma boa qualidade de funcionamento”, explica a neuropsicóloga Jacqueline Trindade. Para dar início ao tratamento é importante que o médico possa avaliar fatores orgânicos e descartá-los ou tratá-los para que o psicólogo possa trabalhar fatores psicoeducativos de forma a conseguir melhores resultados.

No Kurotel, a avaliação da saúde do cérebro contempla desde ressonância magnética cerebral e avaliação com neurologista, até uma bateria completa de testes e instrumentos neuropsicológicos, com o objetivo de estabelecer um perfil de funcionamento das funções cerebrais.

Kurotel

 

Entre os tratamentos do Kurotel é possível encontrar o fitness para os neurônios, que estimula circuitos neurais, focando a atenção, associando fatos às imagens e desenvolvendo pistas cognitivas para ajudar a realizar tarefas, a organização nutricional fundamental para o sistema nervoso central e, eventualmente, reorganização de medicamentos. Além da memória, o workaholismo (ou seja, ser dependente do trabalho), a criatividade e o humor também são trabalhados.

Segundo a fisioterapeuta Graziele Schwengber, através de estímulos externos percebidos pela pessoa e recebidos no cérebro, há melhora no desempenho das tarefas cognitivas, na capacidade de concentração no que está sendo realizado e na formação de novas associações de neurônios.

Oito hábitos saudáveis que fazem a diferença quando o assunto é a saúde da memória e da mente.

>Crie estratégias de memória de armazenamento. Por exemplo, associe imagens em torno de conteúdo que você quer armazenar.

>Priorize a qualidade de vida, adotando exercícios físicos regulares, técnicas de relaxamento, sono com qualidade e uma dieta balanceada, rica em alimentos que contenham vitaminas do complexo B e vitamina D.

Planeje e execute novos projetos de vida. E faça mudanças em suas rotinas automáticas.

>Evite o uso de medicações sem recomendação médica e de bebida alcoólica com regularidade. E jamais faça uso do cigarro.

>Gerencie suas emoções. Trabalhe a confiança e a motivação.

>A leitura é uma das melhores maneiras de estimular a memória. Também faça resumos do que você lê e palavras cruzadas

>Ao mesmo tempo em que a mente precisa de estimulo, precisa de relaxamento e contato com a introspecção. A meditação tem se mostrado um instrumento muito importante para a melhora da concentração, memorização e sensação de bem estar.

>Reserve e proteja sua agenda para fazer atividades em família, de autocuidado e de lazer. Distribua o tempo de maneira equilibrada entre trabalho e vida pessoal.

Kurotel 02

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *