07 / 10 / 15

Técnica do Sanduíche é usada por líderes empreendedores para dar feedback

Ferramenta faz parte do processo de coaching e facilita no momento de conversar com os colaboradores

Técnica do Sanduíche é usada por líderes empreendedores para dar feedback

Técnica do Sanduíche é usada por líderes empreendedores para dar feedback

Para muitas pessoas dar um feedback pode parecer uma tarefa difícil. Mas não para aquelas que conhecem a ‘Técnica do Sanduíche’, que consiste em passar o feedback por etapas, como se de fato, o líder empreendedor tivesse montando um sanduíche. O método tem sido bastante utilizado por grandes empresas e líderes para que os seus colaboradores passem a valorizar uma crítica construtiva e, assim, melhorarem o desempenho e o relacionamento em determinadas situações.

A aplicação da ‘Técnica do Sanduíche’ pelo líder empreendedor deve ser iniciada pela “base do pão”, momento em que ele deve valorizar os pontos positivos do colaborador, elogiar e lembrar o quanto sua função é importante. O ideal é que a conversa seja no próprio local de trabalho ou em um ambiente profissional e, de preferência, somente o gestor e o colaborador.

Na sequência, o líder deve se preocupar com a parte mais importante do sanduíche: o “recheio”. É aí que ele deve frisar os problemas e os pontos que precisam ser melhorados, permitindo que a pessoa que vai receber o feedback também fale os motivos que o levam ou levaram ao erro. Em seguida, o líder deve descrever o comportamento o qual ele deseja, e procurar junto ao colaborador, soluções eficazes e assertivas.

Por fim, o líder empreendedor “fecha o sanduíche”, reforçando os pontos positivos e demonstrando confiança de que os erros e problemas conversados não vão se repetir, ressaltando que acredita que o colaborador vai se aperfeiçoar e crescer de acordo com suas atribuições.

Segundo Uliana Soares representante comercial da Brascoaching, a ‘Técnica do Sanduíche’ é utilizada dentro do processo de coaching, e ajuda a facilitar a relação entre líderes e liderados, contribuindo para que ambos consigam melhores resultados.

“A Técnica do Sanduíche acaba sendo uma forma de parceria entre o líder e o liderado. Esta solução é capaz de corrigir diversos aspectos para a melhoria do desempenho e do comportamento. Também é uma das ferramentas mais importantes dentro do treinamento em coaching”, destacou Uliana Soares.

Quer ser um líder Coach?
Deseja conhecer mais sobre a Técnica do Sanduíche e coaching? Participe do curso de Coaching para Líderes Empreendedores, entre os dias 16 e 18 de outubro, no Hotel Jatiúca, em Maceió. O treinamento, promovido pela Brascoaching, visa desenvolver em seus participantes competências como liderança sustentável, comunicação assertiva e com rapport, fomento ao intraempreendedorismo, inteligência emocional, resolução de conflitos, planejamento, clareza de metas e objetivos, foco em pessoas e resultados.

O curso contará com uma carga horária de 28 horas e tem como público-alvo, líderes, executivos, políticos, empresários, consultores, empreendedores, psicólogos, gerentes, profissionais de vendas e recursos humanos, e será ministrado por Moisés Ribeiro, administrador e diretor executivo da Brascoaching, especialista em desenvolvimento de equipes, com formação em Life & Professional Coaching e Executive & Business Coach pelo Behavorial Coaching Institute (USA).

Serviço
O que: Curso de Coaching
Quando: de 16 a 18 de outubro (de sexta a domingo)
Onde: No Hotel Jatiúca
Inscrições: http://www.brascoaching.com/

Técnica do Sanduíche é usada por líderes empreendedores para dar feedback
fonte: Luana Nunes (Algo Mais)

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Um Comentário em “Técnica do Sanduíche é usada por líderes empreendedores para dar feedback

Ivonete de Souza Rosa
1 de fevereiro de 2021 em 11:10

Eu gostei muito dessa técnica e gostaria de receber muita dicas como essas.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *