20 / 01 / 16

Salvador dos anos 1970 será retratada em filme de ficção pelo diretor Bernard Attal

Retratar a Bahia dos anos 1970 em forma de comédia. Esse é um dos desafios do roteiro do filme de ficção A Finada Mãe da Madame, uma comédia que será gravada em Salvador até o final deste mês. Inspirado na peça homônima do autor francês Georges Feydeau, o texto foi adaptado para a tela pelo diretor baiano-francês Bernard Attal. A produção do filme, que reúne atores baianos do audiovisual e do teatro (Rafael Medrado, Andréa Nunes, João Lima, Margarida Laporte), também contará com a participação especial da atriz global Ângela Vieira, que viverá um dos personagens centrais da trama. A Finada Mãe da Madame retrata a noite movimentada de um casal burguês: Lúcio volta de uma festa no Clube dos Fantoches de madrugada e deve enfrentar a ira da sua esposa, Terezinha. A briga é interrompida pela visita de um mordomo, que anuncia a morte da mãe da madame. “Para aproximar o texto da realidade social do público moderno, transpus a história da França do começo do século passado para a Bahia dos anos 1970. Além de expor os preconceitos da classe média, buscamos divertir o público nostálgico de uma Bahia pré-moderna, sem abrir mão da crítica social”, conta o diretor. Segundo ele, o ritmo do texto é vivo e aposta no desenvolvimento dramático no estilo vaudeville. “O estilo é uma marca de Feydeau, cuja obra mais conhecida, Uma pulga na orelha, foi montada várias vezes no Brasil”.
O diretor – Radicado na Bahia, o diretor e roteirista Bernard Attal, lançou seu primeiro longa-metragem em 2013, A Coleção Invisível, texto adaptado de um drama alemão dos anos 1920 para o Brasil contemporâneo. Com os atores Vladimir Brichta e Walmor Chagas no elenco, foi vencedor de 14 prêmios no circuito internacional dos festivais, e pode ser visto agora nos canais fechados do Canal Brasil e Telecine, além do DVD, foi lançado no final de 2015. A Finada Mãe da Madame foi um dos vencedores do edital 2014 do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e do Fundo Setorial de Audiovisual da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

76ad8ff6-e570-4956-bd98-91ed33b198b4

Yin Yee Carneiro - Salvador/BA

Sociedade & EventosFormada em Letras e Jornalismo. Fez cursos de TV e Cinema, Teatro, Dança e Canto. Nascida em Salvador, filha do famoso fotógrafo chinês e uma cearense com descendência européia. Estreou com pé direito no colunismo social baiano em 2003. Exerceu as atividades de assessora parlamentar na Câmara de Salvador, apresentadora na TV Salvador/ Rede Bahia/ Afiliada a Globo, produtora TV Aratu/ SBT. Realizou com grande êxito a assessoria de grandes empresas, a exemplo: Studio Sun Sun, Folic, Arezzo, Hotel Blue Tree Premium (Reveillon Ball Masqué), workshop do ator Marcos Wainberg em Salvador, Filme Maracangalha, Eu Vou!. Mentora da Revista Sun Sun Flash (que a deu visibilidade nacional) em homenagem ao seu pai, o renomado fotógrafo Sun Sun e editora do badalado site baiano www.sunsun.com.br conhecido nacionalmente através do seu trabalho com o seu pai, o consagrado fotógrafo Sun Sun (um dos pioneiros na fotografia social da Bahia). Os dois são conhecidos como a famosa Dupla Dinâmica da Bahia. Ganhou os Prêmios: "Mulheres em Evidência by Isabelle Accioly" (Maceió, AL), "Amigos do Planeta" (Blumenau, SC) ,"Imprensa Nacional de Destaque" (Blumenau, SC) e "Top 10" (Itapema, SC). Tem citação do seu nome no livro nacional e internacional " 12 Feridas Ambientais do Planeta" Assina colunas sociais de veículos de outros Estados representando a Bahia. Redes sociais: Fan Page no Facebook: Yin yee Carneiro, Instagram oficial: @yinyeecarneiro, Tik Tok: @yinyeecarneirooficial E-mail: yinyee.carneiro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *