04 / 02 / 16

Pé, pra que te quero?

Uso de salto alto no carnaval pode causar lesões

(foto: Internet)

(foto: Internet)

Faltando menos de uma semana para o Carnaval, milhares de pessoas se preparam para a maratona da folia que começa nesta sexta-feira (05), e vai até a quarta-feira de cinzas (10). Seja nos blocos de rua ou na passarela do samba, é preciso estar preparado para aguentar o ritmo. E neste período, ninguém sofre mais do que eles, os pés.

Se você é mulher e adora mostrar que tem muito samba no pé, cuidado! Os sapatos de salto podem ser uma verdadeira armadilha. A sobrecarga acumulada na ponta dos pés aumenta a pressão sobre eles, podendo causar desconfortos nas articulações dos joelhos e na coluna lombar. “Esta sobrecarga pode acarretar em tendinites, principalmente na região do tendão de Aquiles. Os saltos altos não dão sustentabilidade ao pé, deixando o centro de gravidade concentrado na parte anterior, repassando até 90% da pressão da pisada para os dedos, podendo, com o tempo, causar joanetes”, alerta o ortopedista do Hapvida Saúde, Michael Braga.

Ainda segundo o especialista, os calçados mais indicados para sambar, sem perder o rebolado, são os modelos rasteira ou tênis. “O calçado ideal deve ser leve e preso aos pés, de modo que proporcionem mais segurança ao folião. Além disso, eles devem ter solado aderente, espuma no calcanhar para evitar bolhas e sistema que esconda a costura e acabamentos que possam causar desconfortos”, aconselha.

Evitar sapatos apertados também é uma super dica, que pode salvar seus dias de Carnaval. Este é um erro muito comum, principalmente entre pessoas que compram calçados para estrear no carnaval. “Mesmo que sem salto, os sapatos apertados comprometem a saúde dos pés. O recomendado é usar na folia, apenas calçados que já tenham sido usados anteriormente, evitando assim surpresas desagradáveis e que antecipem o fim da festa”, conclui Michel Braga.

Fonte: NewPubb Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *