03 / 05 / 16

Depois de apresentar seus trabalhos em Nova Iorque e Ucrânia, o paulistano Rodrigo Franzão expõe 16 obras em Portugal

O artista plástico Rodrigo Franzão segue sua carreira internacional iniciada no ano passado ao apresentar na exposição “Plano e Abstrações” 16 obras de sua autoria, no período de 5 de maio a 3 de julho de 2016, no Centro de Exposições de Odivelas, em Portugal. Entre suas criações estão telas, esculturas, instalações e vídeo arte.

As telas fazem parte de uma série em andamento que prioriza as formas geométricas puras e uma paleta de cores vibrantes. O título da mostra é uma referência à concepção atribuída a própria palavra ‘abstrair’. Aproveitando-se de sua operação intelectual, ‘abstrair’ consiste em isolar em planos os componentes que, por vezes, pertencem a um conceito comum, mas que quando isolados não carecem de informação.

“Plano e Abstrações” apresenta pintura, instalação e vídeo. Utilizando materiais de diferentes sensibilidades para compor planos geométricos abstratos, Franzão aproxima cores vibrantes a planos geométricos puros. Linhas retas e circulares, em maioria, são complementadas com estruturas metálicas em fio de cobre e rearranjadas com planos de cores uniformes, para que o observador seja instigado ou sinta a necessidade de manipular as obras a fim de entender a relação entre os elementos visuais.

Na mostra, os elementos da pesquisa artística estão organizados a estruturar unidades singulares que pretendem captar a atenção do espectador seja pela sua familiaridade,  seja pelas condições geométricas que podem ser recortadas e formadas e que atentam o olhar para sua condição visual total.

Perfil do artista

Rodrigo Franzão é um artista visual brasileiro que nasceu em São Paulo (1982) e radicou-se em Abadiânia, cidade do interior do estado de Goiás, Brasil, desde 2013. Seu interesse pelas artes plásticas ocorreu na faculdade de Letras (2004), onde pode familiarizar-se com as ideias apresentadas no Concretismo por meio da poesia concreta. O processo artístico de Franzão inicia-se logo após ele desenvolver atividades no campo didático como docente de Língua Portuguesa e Literatura. Ainda nos anos que lecionou, o artista se especializa em Psicopedagogia e Arteterapia (2009) e Comunicação e Arte Educação (2011) na mesma cidade de seu nascimento. A passagem de Franzão pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2011), estimula o artista a desenvolver uma pesquisa que incorporasse organização espacial a comunicação visual. No ano de 2013, Franzão inicia os estudos em Artes (2015) com o intuito de explorar o contexto histórico, social e estético da arte.

Instigado pelos estudos de ordem objetiva e racional introduzidos pelo Abstracionismo Geométrico, o artista desenvolve múltiplas linguagens combinando materiais de diferentes sensibilidades, utilizando técnicas mistas a fim de investigar as possibilidades artísticas baseadas no uso da cor e da geometria. Franzão participa de exposições nacionais e internacionais e já soma ao seu currículo artístico exposições solos como no National Arts Club em New York (2015) e coletiva ao lado de artistas como Nancy Grossman, Will Barnet, Jack Pierson, Albert Oehlen e outros, ambas no National Arts Club com curadoria de Robert Yahner, importante clube de arte fundando em 1898; exposição solo no Museu do Superior Tribunal de

Justiça em Brasília (2015) e exposição coletiva como no The International Biennial on Textile Art (2015) na Ucrânia com curadoria de Ludmila Egorova.

Vejam alguns dos seus trabalhos:

Depois de apresentar seus trabalhos em  Nova Iorque e Ucrânia, o paulistano Rodrigo Franzão expõe 16 obras em Portugal Depois de apresentar seus trabalhos em  Nova Iorque e Ucrânia, o paulistano Rodrigo Franzão expõe 16 obras em Portugal proporcao_abstDepois de apresentar seus trabalhos em  Nova Iorque e Ucrânia, o paulistano Rodrigo Franzão expõe 16 obras em Portugalrata_2016_acrilica_sobre_poliacetato_de_vinilo_e_fio_de_cobre_66x56cm_rodrigo_franzao_2 Depois de apresentar seus trabalhos em  Nova Iorque e Ucrânia, o paulistano Rodrigo Franzão expõe 16 obras em Portugal Depois de apresentar seus trabalhos em  Nova Iorque e Ucrânia, o paulistano Rodrigo Franzão expõe 16 obras em Portugal

SERVIÇO:

Período: de 05/05 a 03/07/2016
Local: Centro de Exposições Odivelas
Rua Fernão Lopes, 2675-348 Odivelas, Portugal
http://www.cm-odivelas.pt/cultura@cm- odivelas.pt
F. +351 219 320 800 e F. +351 210 493 195

 

Fonte: Assessoria Ralcoh Comunicação – Débora Camargo

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *