25 / 05 / 16

Dia de Nossa Senhora de Caravaggio e Corpus Christi serão celebrados dia 26, em Canela

Tradicionais tapetes de Corpus Christi dão lugar à Romaria a Pé em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Romarias acontecem até domingo.

ROMARIA A PE

Os organizadores da 56ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio esperam milhares de fieis de 26 a 29 de maio, em Canela. A primeira Romaria será a Pé, na quinta-feira, Dia de Maria de Caravaggio, que neste ano coincide com o dia Corpus Christi. A saída será da Igreja Matriz às 8h30, rumo ao Santuário de Caravaggio, com percurso de 7km. Na chegada, Missa Campal será presidida pelo Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel. Neste dia milhares de devotas fazem o percurso a pé, pagando promessas e pedindo graças a Santa de Caravaggio.

O evento segue na sexta-feira, 27, com uma das novidades do evento nesta edição: a Procissão Luminosa, que sairá do Monumento da Prece, no Santuário de Caravaggio e seguirá até a cripta da Igreja, quando será celebrada uma Missa. Neste dia, os organizadores pedem que os participantes levem velas para iluminar a caminhada.

No sábado, 28 acontece a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, com a participação de jovens e crianças de toda a região e outras cidades que pertencem a Diocese de NH, com programação toda voltada a este público. Neste dia mais uma inovação: a primeira Corrida de Caravaggio, que acontece a tarde, com saída da Igreja Matriz.

A Romaria Motorizada, da qual participam mais de 10 mil automóveis, encerrará os festejos, no domingo, dia 29. Neste dia a Missa Campal é voltada a este público e a paz no trânsito é sempre tema principal.

A gastronomia é também um dos destaques do evento, com churrasco, comida caseira, lanches em geral e o tradicional pastel feito com massa caseira, que convida aos romeiros a ficarem no Santuário durante o dia todo.

Mais de cem mil pessoas devem passar pelo Santuário de Caravaggio de Canela durante o mês de maio.

A 56ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que tem realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, iniciou com a Cavalgada da Fé, dia 8 passado.

Corpus Christi

Data importante para a comunidade católica, neste ano o dia de Corpus Christi vai coincidir com o Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, na quinta-feira (26), ambas as datas que fazem parte do calendário de feriados católicos de Canela. Em função disso, os tradicionais tapetes formados por símbolos eucarísticos não serão confeccionados e a programação será um pouco diferente do habitual. No ano que vem os trabalhos voltam a ser feitos normalmente.

Mesmo sem a produção dos tapetes, a missa de Corpus Christi será realizada normalmente, na Igreja Matriz, às 18h. “A programação deste ano será reduzida em função da Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio. Desta forma, para conseguirmos conciliar as duas datas, não faremos os tradicionais tapetes”, explica o vigário auxiliar, Padre Rafael Barbieri. No Santuário de Caravaggio, no Bairro Saiqui, haverá uma pequena procissão do monumento da prece até a cripta da construção da Igreja, após a missa principal em Honra à Caravaggio, marcada para as 10h30. “Dentro da cripta continuaremos o nosso dia de oração com missas de Corpus Christi também às 13h30 e às 15h, celebrando o corpo e o sangue do senhor”, relatou o padre.

O que significa Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, consta de uma grande procissão, seguida de uma missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que pode ser estabelecido com Cristo.

 PROGRAMAÇÃO

DIA 26/05  –  QUINTA-FEIRA

ROMARIA DOS JOVENS

ROMARIA A PÉ

8h30min – Saída da Igreja Matriz

10h30min – Missa Campal, no Monumento da Prece, no Santuário de Caravaggio

12h – Almoço com gastronomia variada, desde lanches até buffet de comida caseira, churrasco e galeto – Centro de Eventos, Restaurante Panorâmico e tendas no Parque

13h – Festejos Populares

DIA 27/05  –  sexta-feira

PROCISSÃO LUMINOSA

19h – Saída do Monumento da Prece em direção a Igreja do Santuário, com benção especial aos participantes

 

DIA 28/05  –  SÁBADO

ROMARIA DOS JOVENS

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

8h30min – Saída da Igreja Matriz (caminhantes e ciclistas)

10h30min – Missa Campal, no Monumento da Prece, no Santuário de Caravaggio

12h – Almoço com gastronomia variada, desde lanches até buffet de comida caseira, no Restaurante Panorâmico

13h – Apresentação da Orquestra da Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP

14h – Seção de cinema

14h30 – Show com a banda Pagode dos Anjos

15h – Maratona com saída em frente a Igreja Matriz

16h – Show com Ziza Fernandes e banda

17h30 – Apresentações de danças

18h30 – Encerramento

No dia 28 não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas

 

DIA 29/05  –  DOMINGO

ROMARIA MOTORIZADA E DE MOTOCICLISTAS

9h – Saída da Igreja Matriz

10h30min – Missa Campal, no Monumento da Prece, no Santuário de Caravaggio

12h – Almoço com gastronomia variada, desde lanches até buffet de comida caseira, churrasco e galeto,  no Centro de Eventos, Restaurante Panorâmico e tendas no Parque

13h – Festejos Populares

ROMARIA MOTORIZADA

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenação Geral

Pároco Varnei  Hinterholz

Padre Elton Vinícius Meyer

Padre Rafael Barbieri

Padre Salomão Ferreira de Lima

Conselho Administrativo do Santuário de Caravaggio

Coordenadores: Lauro e Yeda Drechsler

Secretários: Licério e Andréia Colling

Tesoureiro: José Fernando dos Santos

Patrimônio: Claunir e Tânia Hannel

Campanha dos devotos: Alexandre e Emilene Dapper, Carlinhos e Dionéia Moraes, Elizeu e Marli dos Reis, Jair Bassanesi e Marilene Cavalim

Obras: Valdir e Lucia Boniatti

Lojas: José Sidnei e Mara Gomes, Idemar e Sandra Lúcia de Nardi

Responsável pelo som: Antonio Pedro Faes

Comissão Festeira

Coordenadores:

Lindomar e Nilva Vieira

Rodrigo e Barbara Reck

Evandro Correia e Lisandra Diefenthaeler

Gilberto e Simone de Oliveira

Gilberto Fogaça Marques e Fabiana Rosa Padilha

Jairo e Josiane Gaberlon

Neodir Carlos e Marlei Belle

Paulo Roberto Helenara Pinto

Raul e Emilia Rauber

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que jamais se tem ouvido que deixásseis de socorrer e de consolar a quem vos invocou, implorando a vossa proteção e assistência; assim, pois, animado com igual confiança, como a Mãe amantíssima, ó Virgem das Virgens, a Vós recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso de meus pecados, humildemente me prostro a vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Virgem de Caravaggio, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar a graça que Vos peço. Amém.

BREVE HISTORICO DA ROMARIA E FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO, EM CANELA

A Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é o mais antigo evento de Canela e um dos maiores eventos religiosos do Estado.

Em 1954, Canela recebeu a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio, vinda de Farroupilha ficando a imagem exposta na Igreja Matriz de Canela até 26 de dezembro do mesmo ano, quando foi levada para o Parque Saiqui, onde atualmente é o Santuário de Caravaggio de Canela.

No dia 26 de maio de 1961 realizou-se a primeira festa de Nossa Senhora do Caravaggio, com romaria, que partiu da Igreja matriz de Canela com uma multidão de fiéis e devotos em procissão percorrendo 7Km até a rústica capela do Saiqui da cidade .

A festa de Nossa Senhora do Caravaggio vem crescendo tanto na participação e devoção dos fiéis, como no número de turistas que vem à cidade atraídos pela devoção, não só em maio, quando acontecem as romarias, mas também durante o ano todo, quando visitam o Monumento da Prece, no Santuário de Caravaggio de Canela..

 HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

A história conta que a Virgem Nossa Senhora apareceu para uma mulher chamada Joaneta, Filha de Pedro Vacchi e esposa de Francisco Varoli,  homem de mau caráter e coração duro que maltratava a mulher. Na tarde de 26 de Maio de 1432, ela estava em um prado, em Mazzolengo (Itália) colhendo pasto para seus animais, prestes a voltar para sua casa onde teria de suportar seu marido. O conforto dela nesta aflição era a oração. Os suspiros e as invocações à mãe de Deus foram elevados e apareceu uma visão luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabeça coberta por um véu branco, de aspecto nobre, majestoso e amável. Grande alegria invadiu o coração de Joaneta e aliviou suas dores. A visão da Virgem Maria falou e consolou sua serva. Uma fonte de água brotou no lugar onde pousaram os pés da virgem e esta água passou a operar milagres. Em tempo de guerra, Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois aos governantes e às populações de Milão Veneza e Constantinopla.

Fonte: assessoria Lu Zanatta

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *