13 / 05 / 16

II Fórum Alagoano em Onco-hematologia Infantil e juvenil acontece na próxima semana

Objetivo do evento é fomentar a discussão e reflexão entre estudantes e profissionais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com câncer

II Fórum Alagoano em Onco-hematologia Infantil e juvenil acontece na próxima semana

Nos dias 19 a 21 de maio, acontecerá o II Fórum Alagoano em Onco-hematologia Infantojuvenil, o evento é um projeto patrocinado pelo Instituto Ronald McDonald. Fruto da parceria da Apala – Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas com a Pró-Reitoria de Extensão da UNCISAL (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), o fórum será realizado no Centro de Eventos do Hotel Jatiúca.

 O objetivo do evento é fomentar discussões e reflexões entre profissionais de saúde, estudantes, cientistas e públicos de interesse. A maioria dos eventos sobre o tema, quando ocorre, é sempre no eixo Rio – São Paulo.

A onco-hematologia é uma especialidade médica, clínica, cujo objetivo é tratar de neoplasias das células produtoras de sangue. Como exemplo mais famoso há as Leucemias, Linfomas, Mielodisplasias etc. por isso, é importante trazer para o Nordeste do país, temas como esse.

O tipo mais comum de doença onco-hematológica é a Leucemia, estima-se que anualmente sejam detectados 4.570 novos casos de leucemia em homens e 3.940 em mulheres. *

Durante os três dias de eventos, são esperados aproximadamente 500 participantes. Os visitantes poderão participar de workshops, minicursos, palestras e mesas de debate.  Viviane Junqueira será a representante do Instituto Ronald McDonald, e atuará como palestrante na Mesa redonda “Diagnóstico Precoce: o tempo em favor da cura”. Além disso, o evento contará com uma programação social elaborada especialmente em comemoração aos 23 anos da Apala.

“Para nós, do Instituto Ronald McDonald é muito importante apoiar esse tipo de evento, por meio do Programa Atenção Integral, identificamos as regiões do país com demandas prioritárias na área de oncologia pediátrica e destinamos os recursos para a realização de projetos, como este.” – afirma o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves. “O Programa Atenção Integral é atualmente a mais abrangente iniciativa do Instituto pela saúde de adolescentes e crianças com câncer no Brasil.” – finaliza Francisco.

*Fonte:INCA, 2011

 Sobre o Instituto Ronald McDonald

 O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer.

Com 17 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

Desde 1999, mais de R$300 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, que foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 16 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald.

Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

 Sobre a Apala

A APALA (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas é uma instituição sem fins lucrativos) de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal mantida exclusivamente por doações de pessoas e empresas sensíveis à causa, eventuais promoções que a entidade realiza e pela ajuda de voluntários.

Desde 1993, tem como objetivo prestar assistência a crianças e adolescentes com leucemia do Estado de Alagoas, mas a partir de maio de 1996, passamos a ajudar crianças e adolescentes com todo tipo de câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio.

A casa atende pacientes vindos de todos os municípios do Estado, uma vez que só em Maceió é realizado o tratamento para estas pessoas. A Instituição funciona como “Casa de Apoio”, onde os pacientes e seus acompanhantes recebem todas as refeições diárias, acompanhamento social e psicológico, assistência odontológica, fisioterapia, cestas básicas, auxílio na compra de medicamentos, transporte para a realização do tratamento e exames, dentre outros serviços.

Além disso, a instituição promove a realização de projetos que levam ao bem estar do paciente e acompanhante, são trabalhos com ações profissionalizantes, culturais, pedagógicas e psicológicas, onde um corpo de voluntários, parceiros e colaboradores transformam a causa em um ato de compartilhar alegria, amor e solidariedade. Saiba mais sobre a associação: www.apala.org.br.

Fonte: Mídia Nova

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *