05 / 05 / 16

“Meu bebê vai nascer: como escolher a maternidade?”

(Imagem de Internet)

(Imagem de Internet)

Ser mãe é um momento mágico, seja para a mulher que está embarcando nessa viagem pela primeira vez, ou para aquela que já passou por essa travessia. Para ambas, no entanto, é importante que a atenção seja redobrada no momento de trazer ao mundo a nova vida.

O médico Urias Novaes, obstetra do Sistema Hapvida, alerta que o cuidado deve começar desde cedo, com o pré-natal. “Sem pré-natal, a mãe abre precedentes para complicações, como infecções e até mesmo o risco de um parto pré-maturo”, afirma.

Mas, outro momento importante para a mamãe, segundo o obstetra, é a escolha do local onde ela terá o bebê. “Conhecer o hospital, o setor da maternidade, o obstetra, a equipe médica que irá atuar no processo, as condições oferecidas pela unidade, tudo isso é muito importante”, afirma Novaes.

O médico dá algumas dicas do que deve fazer parte do checklist da futura mamãe:

 – Obstetra de plantão: o ideal é que o obstetra que acompanhou toda a gestação faça o parto, mas no caso de ele não estar disponível na data, ou não chegar a tempo, é preciso contar com um hospital que tenha equipe de obstetrícia de plantão;

 – Pediatra neonatologista e anestesia de plantão: é preciso que esses profissionais façam parte do quadro da unidade, ou que estejam de sobreaviso;

 – UTIs – é preciso saber se a unidade tem uma UTI adulto e neonatal, caso mamãe e bebê necessitem de cuidados especiais.

 – Centro Obstétrico: é importante que o hospital tenha um centro próprio para o parto. Garante estrutura adequada e maior disponibilidade para os procedimentos;

 – Quais os protocolos? É bom conhecer os protocolos das unidades após o nascimento. Algumas unidades permitem amamentação logo após o nascimento, outras preferem realizar procedimentos como aspiração de vias aéreas e outros, que vai depender de cada caso.

 – E o acompanhante? Existem hospitais que permitem o acompanhante e mesmo a presença de uma “doula” durante o parto

 – Buscar opiniões: conhecer e conversar com outras mães que já realizaram parto nas unidades é importante para saber o que elas acham da unidade.

Fonte: New Pubb – Beatriz Nunes

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *