21 / 06 / 16

Consulado Argentino em Florianópolis

Gustavo Coppa

Gustavo Coppa

Nomeado pelo novo Presidente da Argentina, Mauricio Macri, assumiu o Consulado da Argentina em Florianópolis, o ex-cônsul-adjunto em Porto Alegre, Gustavo Coppa, que conhece muito bem os brasileiros, tanto que já possui um filho brasileiro de nove anos de idade. Coppa, com 49 anos de idade e que já atua na diplomacia ha longos anos, passando por diversos países e capitais do Brasil, costumava tirar férias ou finais de semana prolongados, quando possível, em nossa Ilha da Magia e nutria um forte desejo que aqui residir. Sonho realizado e, segundo ele: “Por cinco anos serei com muita honra mais um “Manezinho da Ilha” cheio de orgulho em servir meu país e morando onde meus conterrâneos costumam passar suas férias. Isso é fantástico”! afirmou.

Gustavo Coppa e Octavio Croce

Gustavo Coppa e Octavio Croce

Ainda segundo o Consul, 1.043 argentinos moravam em Florianópolis em 2010. Hoje esse número mais do que dobrou. Florianópolis está tão acostumada com a gente, principalmente nas praias do norte, onde as placas são escritas em português e espanhol. Nos anos 1980 e 1990, os argentinos fixaram residência e investiam aqui. Tornaram-se donos de super­mercados, hotéis, restaurantes e casas noturnas. No verão nos sentimos literalmente em casa, conclui. Assume como Consul Adjunto Octavio La Croce, que já trabalhava no consulado argentino em Florianópolis.

O Consul recebeu a visita do Embaixador de Ushuaia no Brasil, nosso jornalista Jefferson Severino

O Consul recebeu a visita do Embaixador de Ushuaia no Brasil, nosso jornalista Jefferson Severino

Em algumas praias de Florianópolis não só é possível comer um asado, umas empanadas tipicamente argentinas ou renovar o estoque de erva mate em qualquer esquina, mas já se pode até comprar no supermercado ou ir a um restaurante e pagar tudo em pesos. Destino tradicional dos argentinos desde a década dos 80, é impossível não ouvir castelhano nas areias da Ilha da Magia, mas neste último verão  bateu recordes de visitantes argentinos. Segundo os dados do próprio governo brasileiro, mais de dois milhões de turistas argentinos estiveram no Brasil, muito mais da metade somente em Florianópolis.

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *