16 / 09 / 16

COMECE O SEU DIA COM ENERGIA

Orientações do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA para mais disposição e saúde


 

Acordar de manhã, sentindo-se cheio de energia e disposição não é tarefa fácil nos dias atuais. Muitas vezes a sensação de fadiga e cansaço crônico, aliado ao estresse, é mais comum do que a plenitude de estar bem. Mas existem orientações simples e que todos podemos praticar.

Uma manhã cheia de energia começa no dia anterior, desde a refeição do seu jantar até o horário que dormiu influenciarão no modo que você irá acordar. Prefira pratos leves e saudáveis, evite comer muito próximo da hora de deitar. Evite bebida alcoólica, pois deixa o sono “aparentemente mais profundo”, mas menos reparador e pode propiciar um relaxamento maior das vias aéreas e língua ocasionando roncos, higiene do sono é fundamental. Evite a luminosidade de tablets, smartphones e televisores no ambiente que você dorme, pois isso reduz a produção de um hormônio natural e indutor do sono, a melatonina, que é fabricado pelo nosso organismo. Dormir mais cedo ajuda nosso corpo a descansar, reparar danos e produzir hormônios que trazem sensação de bem-estar e vigor.  

A sua hidratação no decorrer da manhã e tarde é fundamental. Beber pouca água durante o dia fará você compensar a noite e consequentemente irá levantar muitas vezes para ir ao banheiro, levando a um sono de má qualidade. A água ainda é importante para diversas reações químicas, enzimáticas, controla sua pressão arterial e otimiza sua circulação.

Ao acordar, beba um copo de água em jejum, isso ajudará no bom funcionamento intestinal. No café da manhã tenha uma refeição leve, porém completa, ou seja, carboidratos (de preferência integral), proteínas de boa qualidade (queijo branco ou ovos), frutas, fibras, mel e café em pequena quantidade, sendo este o último liquido do seu desjejum.  

Pratique exercícios idealmente de manhã e ao ar livre, quando possível. Use roupas leves que permitam bom contato dos raios solares com sua pele, isso promoverá uma maior produção da vitamina D, o que é muito melhor do que engolir aquele suplemento comprado em sua última viagem ao exterior. Nunca treine em jejum! Para quem não pode se exercitar pela manhã, a dica é evitar a atividade física muito próxima do horário de ir dormir, pois o hormônio adrenalina que é liberado durante uma sessão de treino pode te deixar mais agitado.

Não existem milagres ou fórmulas mágicas (hormônios artificiais, vitaminas, etc), um dia cheio de energia começa com uma decisão e programação de uma rotina saudável. A forma como você acorda na segunda-feira, depende de sua atitude ao longo da semana anterior.

Nunca é tarde para começar a mudar seus hábitos.

“Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito. ” Aristóteles – filósofo grego (384 aC – 322 aC) 

Dr. Pedro Paulo Prudente(CRM-RS 40.921) | Dr. Renato Kalil F. Uehbe(CRM-RS 42.214) –  MÉDICOS DO EXERCÍCIO E ESPORTE DO KUROTEL

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *