29 / 09 / 16

O empresário Clodoaldo Nascimento, do Grupo Yes Idiomas, dá entrevista a este colunista

“Por estes e outros motivos, que vejo brasileiros se preocupando cada vez mais com o seu futuro, e o inglês transforma o futuro de quem quer vencer na vida”, disse Clodoaldo Nascimento.

Clodoaldo Nascimento, Lula Vieira e Alexandre Amorim. (Foto: Alexandre Campos)

Clodoaldo Nascimento, Lula Vieira e Alexandre Amorim. (Foto: Alexandre Campos)

Clodoaldo Nascimento, um empresário de sucesso, presidente do Grupo Yes Idiomas, este que está no mercado desde 1972, e atua no mercado de franquias desde 1991. Atualmente são 175 franquias no Brasil, e mais de 60 mil alunos. Este grupo está entre os dez melhores no segmento cursos de idiomas. E para explicar este sucesso, tanto na sua vida, como na do empreendimento voltado para a educação e aperfeiçoamento de crianças, jovens e adultos, que sonham alçar voos altos, Clodoaldo deu uma entrevista, no Programa Marketeria, da Rádio Sul América Seguros Paradiso FM – 95,7 – RJ, apresentado pelo Radialista Alexandre Amorim, com a participação do Publicitário Lula Vieira, que conduziu a entrevista, que foi gravada nas instalações da emissora, no FM HALL Bossa Nova, no dia 20 de setembro, e exibida no dia 22 do mesmo mês, no horário dás 22 horas, naquela emissora.  Em um bate papo bem à vontade, Clodoaldo deu uma verdadeira aula de marketing, explicitando todo o seu conhecimento no ramo da franquia. E para este colunista, ele falou um pouco deste sucesso, em um entrevista exclusiva, deixando claro que o sucesso do segmento Cursos de Idiomas, não é pelo fato de ser algo de status elevado, para quem o faz, mas uma necessidade de crescer, para vencer na vida.

Clodoaldo Nascimento, (Foto: Raphael Medeiros)

Clodoaldo Nascimento, (Foto: Raphael Medeiros)

Alexandre Campos: Como está o mercado no segmento Cursos de Idiomas?

Clodoaldo Nascimento: Apesar da crise, vários segmentos, inclusive o de varejo, passam por momentos difíceis. No entanto, os cursos de idiomas, principalmente o de língua inglesa são o avesso desta realidade. A busca para crescer no mercado de trabalho, em que o inglês é um diferencial mais que presente em todos os segmentos que estão em alta, como por exemplo: O turismo, quando o Brasil, com grandes eventos (Copa do Mundo/Olimpíadas), além do Carnaval, e outros eventos, como se não bastasse as belezas naturais do litoral brasileiro, e com isso uma procura bem grande de muitos estrangeiros, e como resultado de tudo isso,  hotéis lotados. Além disso, quem não quer viajar para o exterior, para conhecer um novo mundo, ou trabalhar nos Estados Unidos.  Com a crise, pode até ser um sonho para poucos, mas com o domínio do inglês o caminho fica mais curto.

Alexandre Campos:  O Brasileiro aposta em um futuro melhor? Ou quer apenas se qualificar para o mercado interno quando o assunto é inglês?

Clodoaldo Nascimento: Ele aposta no futuro! O Brasileiro tem visão. Ele quer buscar qualificação, mas quer voar alto. A oportunidade de trabalhar no exterior, no mercado europeu, ou no americano, é um fato que chama a atenção deste cidadão de visão. Quando ele percebe que o desemprego, o custo de vida, e outras situações, aqui no Brasil, porém, que em países desenvolvidos, do primeiro mundo, ele teria a oportunidade de desenvolver o seu talento, ou a sua profissão, caso tivesse domínio pleno da língua inglesa.  Apesar de, as coisas não estarem tão bem lá fora, a oportunidade de crescer profissionalmente  e ter melhor rentabilidade financeira, é indiscutivelmente mais provável do que aqui no Brasil.  Por isso, ele busca qualificação, mas com os olhos no mercado exterior, que paga mais e oferece melhores oportunidades, do que aqui. E sem o inglês, como seria isso possível?

Em Primeiro plano: Clodoaldo Nascimento (de costas), e em segundo e terceiro planos: Lula Vieira e Alexandre Amorim. (Fotos: Raphael Medeiros - Freelancer-RJ)

Em Primeiro plano: Clodoaldo Nascimento (de costas), e em segundo e terceiro planos: Lula Vieira e Alexandre Amorim. (Fotos: Raphael Medeiros – Freelancer-RJ)

Alexandre Campos:  A oportunidade  de  ir para Portugal, e lá constituir uma nova vida. Tudo porque a língua portuguesa facilita este empreendimento.  Mas se tivesse o inglês? Se fosse os países de língua inglesa. A proporção seria a mesma ou maior, do que este fato?

Clodoaldo Nascimento. Hoje o inglês não é mais um bicho de sete cabeças. As pessoas estão entendendo que estudar uma nova língua, como o inglês, por exemplo, pode levá-las a outros lugares, bem como mudar as suas vidas de forma astronômica. Eu creio, que se as pessoas tivessem oportunidade, tal qual, hoje se tem, de ir para Lisboa, ou qualquer outro Distrito de Portugal, ao mesmo tempo, ou seja, se fosse um país da America do Norte, ou da Europa, inclusive  Portugal, em que seus cidadãos falam o inglês fluente, Ele iria investir nisso.  O brasileiro tem o perfil de aventureiro, mas de empreendedor, também. Por estes e outros motivos, que vejo brasileiros se preocupando cada vez mais com o seu futuro, e o inglês transforma o futuro de quem quer vencer na vida.

Texto e entrevista: Alexandre Campos
Fotos: Alexandre Campos e a colaboração de Raphael Medeiros (Freelancer-RJ)

Entrevista realizada no dia 20 de setembro, no FM Hall Bossa Nova, anexo ao Aeroporto  Santos Dumont – Centro da Cidade do Rio de Janeiro, RJ. Espaço e estúdios das Rádios Sul América Seguros Paradiso FM – 95,7 RJ. E, MIX FM – 102,10 RJ.

Mais informações: http://www.cursoyes.com.br/site/

 

Alexandre Campos - Rio de Janeiro/RJ

Espetáculos Carioca, Jornalista, repórter fotográfico. Formado em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá/Niterói RJ, Faz parte do quadro de associados da MBA - Mídia Brasil Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *