27 / 01 / 17

CONSUMINDO ENERGIA DEMAIS por Jeff Severino

Jeff Pintado

 

Dizem que nós criamos nosso próprio destino a partir de cada ação que tomamos ou deixamos de tomar. É fato ! Para cada semeadura existe uma colheita, ou a cada um segundo suas obras. 

 

Geralmente em nosso viver nos criamos hábitos estressantes que, gradativamente, a medida que vão se avolumando, tornamos nossos dias cada vez piores. Gastamos energia demais para que possamos “funcionar” direito. Não tem como ser feliz gastando nossa energia de forma errada. Existem momentos que devemos parar, deixar a poeira assentar, tomar novo fôlego, isto é, novas decisões e seguir em frente, talvez a princípio a estrada seja cheia de curvas, e não sabemos se de fato tomamos a decisão correta.  

 

Que ver um exemplo? Tentar viver o hoje mas com a nossa cabeça nos erros, desacertos no passado, com a cabeça nos nossos arrependimentos. Desculpe, mas não tem como ser feliz desse jeito. Todos erramos. O erro faz parte do nosso aprendizado. São eles que nos fazem acertar quando entendidos e corrigidos. 

 

Se nós estamos nos sentindo como um barco que está afundando, então está na hora de jogar fora toda a carga desnecessária, aquilo que não nos serve pra nada, muito pelo contrário, só nos atrapalha. A partir do momento que resolvemos dar uma faxina em nossa vida, limpar nosso espaço, devemos começar com as coisas que são realmente inúteis, tipo preocupação com a nossa idade que está passando, com as rugas que estamos ganhando, com aquilo que pensam ou deixam de pensar sobre a gente (a gente nunca vai agradar todo mundo, e nem precisamos dessa sandice). Nós precisamos deixar esses medos, essas tolices, bem para trás. Nós não conseguiremos começar um novo capítulo em nossa vida com histórias velhas. Novo capítulo significa NOVO !

 

Quer ver outra coisa que nos arrasta para o fundo feito âncora? É estar em um relacionamento péssimo por conta do medo ou insegurança de ficarmos sozinhos. Estar sozinho nunca vai causar tanta solidão como estar numa relação errada. Devemos estar com pessoas que nos dão valor, que nos deem momentos, nem que sejam momentâneos, mas que sejam inesquecíveis. 

 

Nós não precisamos de muitos amigos para sermos felizes. Precisamos de poucos, todavia, verdadeiros. É raro eu sei. Com quantos amigos você pode contar entre os 5 mil que você tem no facebook? A gente precisa de fato é de amigos reais, de carne e osso. Se afastar de alguém não tem nada a ver com fraqueza, muito pelo contrário, tem tudo a ver com força. Nós devemos aprender a nos afastar não porque queiramos que o outro ou os outros percebam o nosso valor, mas acima de tudo porque finalmente nós nos demos o devido valor. 

 

Quer ver outra coisa que nos derrota ? O maldito pensamento negativo ! Nossa mente é um espaço sagrado. Nós podemos fechar as janelas e escurecer o espaço ou nós podemos abrir as janelas e deixar a luz entrar. A decisão é sempre nossa. O sol está sempre brilhando em alguma parte da nossa vida. O que nós normalmente estamos pensando? Na distância que já percorremos ou na distância que ainda teremos que percorrer e que nós ainda não temos a menor ideia de que caminho é esse ?  

 

Em nada, absolutamente em nada adianta preocuparmo-nos com o futuro. Ele, o FUTURO poderá ser bom ou ruim a partir das decisões que estivermos tomando hoje.  Estamos pensando sempre em nossos pontos fracos ou fortes? Estamos pensando no melhor que poderia nos acontecer ou ficamos imaginando o pior cenário? Nossa mente cria e idealiza aquilo que estamos pensando. Prestemos atenção naquilo que nós estamos pensando e falando porque talvez, apenas talvez, a única coisa que precisamos mudar em nós é a nossa maneira de pensar e agir. Pensemos em mais felicidade, mais amor, mais sucesso, mais saúde… e abandonemos os pensamentos e ações negativas. 

 

Quando a gente começa pensar negativamente significa que estamos entrando num território perigoso. Começamos a nos sentir estressados, tristes, inseguros e tudo parece uma tarefa sem fim. Sair da cama já cansa.  

 

A boa notícia é que sempre podemos escolher. A decisão é só nossa !

 

Nossos hábitos precisam simplesmente ser quebrados. Precisam de um pequeno ajuste. Devemos entender que o elo mais fraco não somos nós, mais sim o conjunto de hábitos negativos que nós mesmos construímos em nossa rotina diária. 

 

Vamos então começar esses ajustes hoje, vamos jogar pra fora do nosso navio toda a carga desnecessária, pois gradativamente estaremos permitindo que o nosso navio navegue em mar de almirante e céu de brigadeiro, permitindo que sintamos com alegria apenas a brisa em nossa face, refrigerando a nossa alma. 

 

Pensar mais claramente é viver de forma mais eficaz. A felicidade ou os momentos felizes são apenas consequências. 

Perguntaram a Jalal ad-Din Muhammad Rumi, mestre espiritual persa do séc. XIII:

O que é veneno?

– Qualquer coisa além do que precisamos é veneno.
Pode ser poder, preguiça, comida, ego, ambição, medo, raiva, ou o que for.

O que é o medo?

– Não aceitação da incerteza. Se aceitamos a incerteza, ela se torna aventura.

O que é a inveja?

– Não aceitação do bem no outro. Se aceitamos o bem, se torna inspiração.

O que é raiva?

– Não aceitação do que está além do nosso controle. Se aceitamos, se torna tolerância.

O que é ódio?

– Não aceitação das pessoas como elas são. Se aceitamos incondicionalmente, então se torna amor.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *