15 / 09 / 17

3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO GIGANTES DA ECOLOGIA ACONTECE EM BLUMENAU NO PRÓXIMO DIA 21 DE SETEMBRO

 
Durante a premiação, será lançado o livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e também será a abertura do 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo
A 3ª edição do Prêmio Gigantes da Ecologia, que acontece, no dia 21 de setembro, no Bela Vista Country Club, será palco do lançamento do livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e prestará homenagens a empresas e pessoas que, de alguma forma, lutam pela preservação do meio ambiente, por meio de projetos e cases de sucesso.
O Prêmio Gigantes da Ecologia, inspirador da criação do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), é um amplo programa de educação ambiental, que envolve a publicação de um livro com vasto conteúdo didático e o relato de casos práticos relevantes. Os livros publicados são doados a todos os estabelecimentos de ensino da região de abrangência da Gerência de Educação do Governo do Estado de Santa Catarina, mais precisamente dos municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Luiz Alves e Ilhota. Junto com as obras destinadas, o IGE entrega às escolas um Guia de Atividades Multidisciplinar para os professores, com o intuito de fomentar o debate dos temas entre os mesmos e seus alunos.
A premiação pode ser considerada o “Oscar do Meio Ambiente”, visto que acontecerá em um ambiente festivo, com a união de apresentação de cases sérios de preservação do meio ambiente, música, boa comida e diversão. Estarão presentes na noite de premiação, o conjunto musical Fat Family, Vanessa Jackson e a banda Nega Fulô, conhecida pelo seu repertório de músicas anos 80.
Quando o IGE escolheu desenvolver seus projetos e ações com ênfase na educação ambiental, percebeu, de imediato, a importância do reconhecimento. Na visão de sua diretoria, não adianta debater os problemas, sem apresentar os caminhos para minimizá-los e/ou solucioná-los. Sob essa ótica, a cada edição, uma comissão formada por especialistas seleciona alguns projetos consistentes desenvolvidos por instituições, empresas ou cidadãos que tenham impactos positivos no sentido de usar os recursos naturais de forma racional, de preservá-los e/ou de dar a destinação correta para os resíduos gerados por seus sistemas produtivos.
O presidente do IGE, jornalista Gustavo Siqueira, já realizou, com este formato, as duas primeiras edições do Prêmio Gigantes da Ecologia, que tiveram ampla participação de público e apoio da crítica, servindo de inspiração para a criação do instituto.
Em 2008, o debate suscitado foi a preservação das florestas, por meio do projeto Abraçando a Amazônia, que incluiu a arrecadação de mais de 30 mil assinaturas para o Manifesto Amazônia para Sempre, capitaneado pelos atores Victor Fasano e Cristiane Torloni, que recolheram mais um milhão de assinaturas em todo o Brasil, com o objetivo de pressionar as autoridades no sentido de ampliar e endurecer as leis de proteção ambiental.
Em 2010, foram debatidos os problemas relativos à utilização dos recursos hídricos, no projeto A Água é o Sangue da Terra, que recebeu destaque da ANA – Agência Nacional de Águas, do Ministério do Meio Ambiente, pela amplitude de seu teor e por sua vinculação com a educação. Nas duas edições, foram relatados casos práticos relevantes, reconhecidos com o troféu Gigantes da Ecologia.
O projeto deste ano, que traz ao debate as doze feridas ambientais do planeta, é o primeiro a ser realizado, depois da criação do instituto, e passará a ter edição anual. Como o IGE buscará ampliar, a cada ano, seu raio de atuação, após a realização da etapa nas escolas, a obra será lançada também na biblioteca da ONU – Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, e no salão do livro em Paris.
De 21 a 24 de setembro, como parte das atividades festivas, acontece o 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo, organizado pela MBA – Mídia Brasil Associados, em parceria com o IGE. O Fórum tem início no dia 22, a partir das 9h30min, no auditório da Biblioteca da Furb.
A programação conta com oito palestrantes, entre eles a ministra do Ministério da Justiça, Luislinda de Valois, conhecida por ser a primeira juíza negra no Brasil e por sua luta contra o preconceito. Em 2012, a ministra recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU), o título de embaixadora da paz.
Roberto Nogueira falará sobre Sustentabilidade e Turismo, Alexandre Waltrick sobre o Cenário Sustentável de Santa Catarina e Ovadia Saadia, Presidente da FEBRACOS e RP de Hotelaria de Luxo, sobre as Experiências da Hotelaria de Luxo no Brasil.
Outra palestra imperdível é com o pioneiro na consultoria em sustentabilidade empresarial, Ricardo Voltolini. Sua história profissional sempre esteve ligada ao tema.  Seus artigos e matérias, especializados em Responsabilidade Social, já foram publicados em jornais e revistas de todo o País e boletins eletrônicos especializados, como os do Instituto Ethos, Envolverde, Instituto Akatu, entre outros.
Em 2011, Voltolini idealizou e lançou o projeto “Plataforma Liderança Sustentável”, que tem como objetivo identificar, inspirar e conectar jovens líderes em sustentabilidade. Este projeto consiste em uma plataforma na web que reúne os mais diversos materiais sobre o tema, como pesquisas, matérias, vídeos, entrevistas e artigos. Já percorreu mais de 20 estados brasileiros para lançar o projeto, inspirar lideranças locais e disseminar seus conteúdos.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Um Comentário em “3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO GIGANTES DA ECOLOGIA ACONTECE EM BLUMENAU NO PRÓXIMO DIA 21 DE SETEMBRO

anelise
10 de novembro de 2017 em 11:38

Como posso adquirir o livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” ?
É online?
Obrigada!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *