19 / 12 / 17

CONCEITUADO CENTRO MÉDICO E SPA DE GRAMADO ENSINA COMO PREPARAR CEIAS SAUDÁVEIS E SABOROSAS

 
O Kurotel eleito como um dos melhores Spa do mundo, sugere práticas e substituições para manter o sabor e a funcionalidade dos pratos sem comprometer a balança Além de garantir que os clientes que estiverem no Kurotel nas festas de final de ano terão uma alimentação saudável e muito saborosa, aliada a uma programação de exercícios, fórum, concertos musicais e festas especiais de natal e ano novo, o Kurotel preparou sugestões de como montar ceias saudáveis e funcionais.
Segundo a nutricionista Larissa Santana é possível desde que a escolha dos alimentos não privilegie aqueles que são tão somente gordurosos, açucarados e sem valor nutricional.“Dá para montar uma mesa belíssima com pratos saudáveis, com ingredientes leves e saborosos, que agrada os paladares mais exigentes, é só escolher os itens que irão compor os pratos com sabedoria.” Confira abaixo algumas práticas e substituições para hora da escolha e preparação daquilo que será servido.
Não erre no cardápio
É importante analisar quantas pessoas estarão presentes, se alguém levará mais algum prato. “Vale lembrar que é sempre uma noite onde as pessoas comem um pouco mais, então, devemos evitar alimentos com pouca qualidade nutricional”, afirma a nutricionista que sugere a priorização de folhas, legumes, verduras e frutas, além das carnes mais magras e produtos integrais para compor a mesa.
Cuidado com os vilões
Como nessa época do ano a ingestão de bebidas alcoólicas e sucos industrializados é maior, o ideal é substituir os refrigerantes por sucos naturais e deixar o champanhe apenas para os brindes. E para não exagerar nos doces o ideal é evitar comer quantidades demasiadas e escolher apenas um dentre todos para experimentar. No preparo, uma boa alternativa para substituir o leite condensado é a biomassa de banana verde. “Rica em amido resistente, ela funciona como um prebiótico, alimentando as bactérias boas do nosso intestino, melhorando a flora intestinal. Dá para fazer receitas ótimas, muito saborosas, evitando o excesso de açúcar do leite condensado”.
De olho no excesso de proteína no menu
Não é preciso descaracterizar as ceias, deixando de lado os tradicionais peru, chester e tender, mas a ceia não precisa necessariamente reunir todas as carnes. “Se possível escolher uma ou no máximo duas proteínas, de amimais diferentes. Não levar à mesa todos os tipos de proteínas vendidas nesta época para não estimular o consumo”, indica Larissa que sugere servir o tradicional peru e uma opção de peixe assado na ocasião.
Atenção com os temperos e ao cozer
Tanto no preparo das ceias como da alimentação do dia a dia, deve-se usar ervas frescas, condimentos e especiarias para deixar a comida mais saborosa sem precisar abusar do uso do sal. “No caso das gorduras, as opções mais saudáveis para cozinhar são azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, óleo de girassol e óleo de arroz, mas todos devem ser usados em quantidades moderadas quando se quer controlar as calorias”, alerta a nutricionista.
Acompanhamento do bem
Para que a farofa se torne uma preparação mais saudável, é possível substituir a farinha de mandioca por farelo de aveia ou flocos de quinoa. “Outra ideia para deixar a farofa úmida é utilizar um consome de legumes no lugar da manteiga: a preparação fica muito saborosa e com menos calorias”.
Castanhas e oleaginosas com moderação
As oleaginosas são alimentos indicados para uma alimentação equilibrada, pois são ricas em gorduras saudáveis, além de vitaminas A, E, minerais como o Selênio, mas seu consumo deve ser moderado, pois são calóricas. No caso das ceias, evitar usar as oleaginosas como aperitivos, deixando-as apenas como ingredientes nos pratos principais. As sugestões acima integram a filosofia de alimentação funcional e saudável do Kurotel, que os clientes vivenciam ao elegerem um dos programas que compõem o portfólio de serviços oferecidos. Algumas sugestões de receitas para o natal e réveillon.
Com 35 anos, o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado (RS) engloba um variado portfólio de serviços focados na promoção da saúde e do bem-estar, estimulando as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, longevo e sustentável. Membro do Healing Hotels of the World, eleito como “Melhor Centro Médico das Américas” por três anos consecutivos pelo World Luxury Spa Award e acreditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de spas. Possui 10 programas com atividades focadas na promoção do emagrecimento, melhora do condicionamento físico, da memória, do controle de estresse & ansiedade, entre outros, com duração que varia de 4 a 7 dias. Também oferece a possibilidade de hospedagem personalizada e Day Spa.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *