10 / 10 / 18

Dirofilariose Canina: saiba como prevenir e cuidar do seu PET e sua Família

Conheça a causa, sintomas e como prevenir o seu cão dessa enfermidade

A dirofilariose é causada pelo verme parasitário Dirofilaria immitis, conhecido também como “verme do coração”. Sua forma larvar   penetra no organismo do cão quando este é picado por mosquitos que já picaram um cão infectado. Após cerca de 90 a 100 dias da infecção, a larva desenvolve-se e aloja-se na região entre o átrio direito e a veia cava do coração. No estado adulto, o parasita alcança cerca de 30 cm de tamanho e, após 7 a 8 meses da infecção, já podemos encontrar microfilárias circulantes no sangue. Além dos cães, gatos (menos comum), lobos e raposas são algumas vítimas dessa indesejável enfermidade. Em casos raros, a dirofilariose ataca humanos, mas os cachorros são os hospedeiros preferidos.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas do cão com Dirofilariose são: tosse, falta de ar, emagrecimento, cor escura da língua, intolerância ao exercício e, quando a insuficiência cardíaca já se instalou, pode ocorrer falência  do fígado e dos rins, podendo surgir aumento de volume abdominal e líquido nos pulmões. A tosse geralmente é crónica.

Diagnóstico

O diagnóstico feito pelo Médico Veterinário é baseado nas informações obtidas junto ao proprietário no exame clínico. Testes sanguíneos são feitos para identificar cães infectados com D. immitis e os seus resultados são relacionados com o histórico e sintomas que o animal apresenta. Hemogramas com presença de microfilárias circulantes, testes sorológicos, radiografia (raios-x) e ultra-sonografia (ecocardiografia) muitas vezes são feitos para observar mudanças típicas no coração e pulmões causadas por D. immitis, e assim determinar a gravidade da infecção. As alterações incluem o alargamento da artéria pulmonar e do ventrículo direito. Certos tipos de células (eosinófilos) podem aumentar no sangue ou nas secreções dos pulmões. Estes resultados adicionais podem ajudar a apoiar o diagnóstico.

A prevenção da Dirofilariose é segura, simples e eficaz. Contudo, antes de ser iniciado qualquer medicação profilática, o seu cão deve ser testado para a presença de Dirofilaria immitis. Os animais infectados têm de ser tratados (contra os parasitas adultos e as microfilárias) antes de poderem iniciar o programa de prevenção.

A prevenção da Dirofilariose é geralmente feita durante todo o ano. Uma vantagem adicional é que a maioria dos fármacos preventivos para a Dirofilariose são igualmente eficazes contra todos os parasitas gastrointestinais comuns do cão, assegurando uma proteção completa para o seu animal.

Serviço:
IMAVET Laboratório e Imagem Veterinária
www.imavet.com.br
(82) 3328.4999 –  contato@imavet.com.br
Rua Djalma Mendonça, 324 – Gruta de Lourdes

Sobre a IMAVET
Atendendo as solicitações do mercado veterinário, surge o IMAVET Laboratório e Imagem Veterinária. Um Centro de Diagnóstico Veterinário que nasceu com o objetivo de oferecer um suporte diferenciado aos Clínicos Veterinários, auxiliando os colegas na difícil missão do diagnóstico veterinário e interpretação de resultados. A constante atualização dos profissionais e o compromisso de nossa equipe técnica oferecem aos clientes toda a excelência e confiabilidade necessária para a liberação de laudos claros e precisos.

Fonte: Marketando

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *