30 / 09 / 19

Segunda edição do Projeto “Oktober Consciente” fortalece a sustentabilidade ambiental na Oktoberfest 2019

Na edição de 2019, o projeto atuará fortemente com ações de sensibilização e educação durante a Oktoberfest

De acordo com a divisão de Meio Ambiente da ONU, em 2018, metade do plástico consumido era descartável e pelo menos, 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas das quais 15% estão ameaçadas de extinção.

Pensando neste cenário, o IGE – Instituto Gigantes da Ecologia, sediado em Blumenau, buscou alternativas para ajudar os gestores municipais a minimizar os possíveis e reais impactos ambientais decorrentes da disposição inadequada dos resíduos, especialmente, o plástico. Criou-se uma campanha de recolhimento voluntário dos copos descartáveis, o Projeto “Oktober Consciente”, realizando a sua troca por copos do tipo permanente, também de plástico, cuja vida útil é bem maior do que os tradicionais utilizados nas choperias.

Em sua primeira edição, durante os 19 dias da Oktoberfest 2018, a ação promovida pelo IGE coletou bem mais de 2,4 mil toneladas de copos plásticos descartáveis, que foram reciclados e transformados em tijolos e mobiliário sustentáveis para hortas comunitárias em escolas públicas de Blumenau.

Adicionalmente, ações de sensibilização nos pavilhões do evento, praças públicas, locais de concentração de foliões, em hotéis, terminais urbanos e escolas de ensino médio e fundamental, foram desenvolvidas, centradas no consumo consciente e descarte correto de resíduos, com a valorização das frações recicláveis.

O Projeto, segundo os organizadores, provocou a reflexão do “consumo excessivo de plástico no dia-a-dia”, com a simbólica troca de copos plásticos descartáveis, usados na festa e desfiles, bem como a adoção de hábitos saudáveis.

Nesta segunda edição, diferentemente do primeiro ano, não haverá a troca de copos, e as ações estarão centradas no descarte correto de resíduos e sua valorização, que acontecerá tanto no stand do Projeto como quanto em lixeiras especiais espalhadas pelos pavilhões do Parque Vila Germânica. Todos os copos descartáveis coletados, serão novamente valorizados através de sua reciclagem, e uma nova escola será beneficiada com o projeto da horta comunitária.

Todos aqueles que visitarem o stand do projeto terão a oportunidade de depositar os seus copos em um grande coletor, de acrílico, onde verão o volume de copos descartados durante o evento. Dinâmicas de Educação Ambiental, como o “Quiz da Sustentabilidade”, foram programadas para sensibilizar os frequentadores da Oktoberfest aos sábados, no final da tarde.

Todas as ações do IGE, que desde 2017 é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, são pautadas nos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, que deverão ser implementados por todos os países até o ano de 2030.

Fonte: Assessoria – Joel Dias

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *