6 de fevereiro de 2020

Graduação a Distância é a opção para quem tem pouco tempo e quer investir na carreira

Número de brasileiros que optam pelo EAD cresce e instituição de ensino superior aposta na modalidade cada vez mais afirmada no país

Entre os 3,4 milhões de estudantes que ingressaram em cursos de graduação, 40% (1,4 milhão) optaram por cursos na Educação a Distância (EAD), segundos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  Os números indicam como essa modalidade é uma opção viável e prática para quem deseja investir na carreira e fazer uma graduação.

Um dos principais atrativos é a comodidade de estudar em qualquer lugar, no horário que desejar e autonomia de determinar o próprio ritmo de estudo. Com tantos benefícios para os estudantes, instituições de ensino superior também estão alinhadas a essa tendência cada vez mais afirmada no país.

São diversas vagas nas modalidades híbrido, semipresencial e totalmente online, porém com encontros presenciais em pelo menos um ou dois dias da semana no turno da noite. Aliás, essa é outra forma de vantagem.

“O futuro é a mistura de aulas presenciais e on-line. O aluno que quer tirar dúvidas de forma presencial com os tutores ou queira acompanhar o material didático gratuito por meio da biblioteca, pode vir ao campus e ter o mesmo acesso que o estudante da graduação presencial”, informa a coordenadora de EAD.

Carreira profissional
Segundo Polyana Barbosa, Psicóloga, Coach e Gestora do Unit Carreiras, o EAD é uma realidade da educação que a cada dia vem crescendo, e assim como para as faculdades, as empresas também vão ter que se adaptar.
“Não é porque o candidato fez uma graduação a distancia que ele não está apto ao cargo ou tem menos qualificação, pelo contrário, as empresas precisam avaliar o currículo da pessoa, se além do curso EAD buscou outras fontes de conhecimento, como especializações, cursos, para assim se tornar um diferencial”, explica.

Por meio do Unit Carreiras, por exemplo, os alunos de Educação a Distância também terão acesso aos cursos, oficinas de currículo, teste de autoconhecimento, para ficar ainda mais fácil se colocarem numa entrevista de emprego.
Por todas essas vantagens as pessoas estão cada vez mais buscando cursos EAD. Afinal a facilidade de acesso, os preços mais acessíveis que os presenciais, a flexibilidade e qualidade do ensino tornam a modalidade extremamente atraente e plausível para quem deseja cursar uma faculdade.

O Centro Universitário Tiradentes – Unit AL passa a apostar na Educação a Distância em seu Campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas, proporcionando 13 cursos de graduação à distância nas modalidades híbrido, semipresencial e online. “Por meio do convênio com a Universidade Tiradentes foi possível tornar o nosso Campus também um Polo EAD, aliado a nossa qualidade e referência como a única Instituição de Ensino Superior de Alagoas, nota máxima no MEC”, ressalta Dario Arcanjo, reitor da Unit Alagoas.

Graças aos recursos trazidos pelos avanços da tecnologia na Educação a Distância, os alunos acessam uma plataforma denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o uso de metodologias e recursos interativos, como fóruns, web conferências, chats e aulas ao vivo com os professores, além de tutores online e presenciais à disposição, para tirar dúvidas e acompanhar o desempenho acadêmico do estudante.

Flávia Pimentel, coordenadora de EAD da Unit Alagoas, explica como a modalidade a distância traz benefícios ao estudante. “Muitas pessoas têm dúvidas sobre a Educação a Distância e sua validade. Mas esta é uma forma de graduação como qualquer outra, com as mesmas exigências, autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), corpo docente qualificado com mestres e doutores. Mais importante ainda, é ressaltar que no diploma, para o MEC, não importa a modalidade que o aluno fez o curso. Por exemplo, se o universitário concluiu a graduação, seu diploma será de graduação. Ou seja, não há diferença nenhuma no diploma de quem fez um curso EAD ou presencial”, explicou Fl&a acute;vi a.

Polo EAD
Com duração de dois a quatro anos, os cursos EAD ofertados pela Unit Alagoas são Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Educação Física, Serviço Social, Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais. Mais informações pelo site: https://ead.unit.br/

Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), apresentadora de TV, programa Gente em Evidência, exibido pela TV Alagoas (SBT), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA), diretora de planejamento da Comunicação Hoje e da Tehron - Núcleo de Comunicação; publicitária, assessora de comunicação, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de divulgação da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas), associada da Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *