18 / 03 / 20

Hapvida realiza festa de aniversário em homenagem a paciente com miopatia em Maceió

Ohana Beatriz é portadora de um tipo de miopatia e luta pela vida desde os seis meses de idade

Ohana Beatriz

Ohana Beatriz

Ohana quer dizer família e família quer dizer nunca abandonar. Essa mensagem é um lembrete que nunca saiu da parede da enfermaria que vive uma alagoana que, apesar de todas as dificuldades, nunca parou de lutar pela vida.

A pequena comemorou um aninho de idade nesta quinta-feira (12) e ganhou uma festa especial no Hospital Maceió, do Grupo Hapvida, aonde está internada desde os seis meses. Ohana é portadora de um tipo de miopatia ainda não diagnosticada. Miopatias são caracterizadas por um grupo de doenças que têm como principal sintoma a fraqueza muscular.

A celebração, inspirada na Branca de Neve, teve direito a bolo, doces, salgados, música e uma decoração para lá de especial, repleta de lembrancinhas e, claro, muitos balões coloridos. Tudo foi pensado e organizado nos mínimos detalhes.

“É uma oportunidade que a gente tem de proporcionar um momento especial e diferente aos pacientes de longa permanência. Somos apaixonados por transformar vidas e realizar sonhos”, explica o diretor médico do Hospital Maceió, doutor Simão Tavares.

EMOÇÃO – Estar na enfermaria é quase uma vitória para quem passou quase quatro meses internada na UTI. Os primeiros meses foram os mais difíceis devido aos incontáveis exames e procedimentos médicos aos quais a pequena precisava ser submetida: biópsia, mapeamento genético, ressonância magnética, eletroneuromiografia etc

Manuela Bezerra da Silva, mãe de Ohana, não consegue segurar as lágrimas ao falar da filha. Com os olhos marejados e repletos de emoção, ela não tira os olhos da bebê nem por um segundo.

“No começo foi muito difícil, eu não queria falar sobre isso, não queria aceitar. Hoje em dia, Ohana é meu tesouro, um anjo para mim”, destaca ela, que também é mãe da pequena Rhyana, 6. Ela lembra dificuldades enfrentadas pela família.

“Ohana nasceu saudável. Teve um dia que ela pegou uma gripe muito forte que depois evoluiu para uma pneumonia. Deu entrada no hospital e depois os médicos descobriram que poderia ser um tipo de miopatia”, afirma. A bebê apresentava um quadro de dispneia (falta de ar) e engasgos frequentes. Desde então, Manuela tem lutado incansavelmente pela vida da filha e largou tudo para se dedicar ao tratamento da pequena.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – O tratamento de Ohana é amplo e multidisciplinar. Engloba sessões de fisioterapia pelo menos duas vezes ao dia, fonoaudióloga e cuidados em enfermagem.

Devido à fragilidade do tônus muscular, a capacidade respiratória da paciente ficou comprometida e, por isso, a pequena precisou fazer uma traqueostomia – cirurgia que consiste em fazer uma abertura na parede da traqueia a fim de facilitar a entrada de oxigênio para os pulmões.

Além disso, também se alimenta através de gastrostomia, procedimento no qual um tubo é colocado no estômago para o suporte nutricional.

Olindina Leite é avó da aniversariante e fez questão de marcar presença na festinha. Ela elogia o cuidado dos profissionais do Hapvida. “A evolução da minha neta tem sido excelente até aqui. Eu estou muito feliz e satisfeita com todo esse carinho. Hoje estamos firmes e fortes comemorando o primeiro ano da minha guerreira”, falou ela, com um sorriso largo no rosto.

Suzana Souza, gerente de enfermagem do Hospital Maceió, ressalta: “Somos profissionais, mas também somos seres humanos. Nos sensibilizamos com a história de Ohana e essa comemoração tem um valor imensurável para a gente e também para eles”.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Isa Mendonça

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *