16 de março de 2020

Medo do julgamento pode atrapalhar o empreendedorismo

“Precisamos aprender a lidar com este sentimento que atrapalha os nossos resultados”

O medo do julgamento é um dos pontos que pode bloquear o sentimento de empreender. A psicóloga Fernanda Barbosa explica que ele pode ser superado até porque os julgamentos não deixarão de existir.c, pontuou.

Na avaliação da psicóloga é importante que se descubra o que está por trás deste medo que muitas vezes, segundo ela, está ligado a necessidade de validação. Por isso, o autoconhecimento é fundamental já que é através dele que é possível entender as suas necessidades.

“Se aceitar é o primeiro passo para transformar esse medo e depois, diminuir as críticas consigo mesmo e com os outros porque muitas vezes o medo do julgamento vem porque sua autocrítica e a crítica externa estão muito elevadas”, revelou.

Outro ponto que deve ser observado são os padrões. Por exemplo, você precisa se posicionar em determinada situação, contudo, seu pensamento diz que você será julgado, criticado e aí, você acaba por evitar se posicionar e o que acontece? O padrão é confirmado.

“Quando há esse comportamento, você confirma o pensamento, aumenta o medo, a ansiedade e fica paralisado. Não podemos deixar que o padrão se repita, sendo assim, você tem que se posicionar, agir, apesar da insegurança e dos julgamentos”, orientou.

E por fim, pensar no que tem lhe motivado a empreender. Segundo a psicóloga, ele é quem vai te ajudar a enfrentar o medo e fazer você agir. “Livre-se do perfeccionismo, não é a necessidade de perfeição, de ser aceito por todos que vai te levar ao próximo nível.”, alertou. Quanto as críticas, Fernanda diz que é importante ouvi-las porque elas podem ajudá-lo a evoluir, mas é importante também avaliar o que de melhor você pode tirar delas.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Luciana Martins
Jornalista MTB 1077

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), apresentadora de TV, programa Gente em Evidência, exibido pela TV Alagoas (SBT), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA), diretora de planejamento da Comunicação Hoje e da Tehron - Núcleo de Comunicação; publicitária, assessora de comunicação, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de divulgação da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas), associada da Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *