24 de março de 2020

Papo de Mãe fala sobre racismo e maternidade nesta quinta-feira (26/3)

O programa vai ao ar às 18h45, na TV Cultura

No Papo de Mãe desta quinta-feira (26/3), a conversa é sobre racismo e maternidade. Para falar sobre o tema, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem a socióloga Najara Costa Rafaela Nunes, que foi mãe aos 16 anos e sofreu violência obstétrica. Vai ao ar às 18h45, na TV Cultura.

Na edição, Rafaela conta sobre a dificuldade de identificar que havia sito violentada: “Foi uma série de intervenções de rotina, que não tinham necessidade, sem um aviso prévio… E depois vêm os sofrimentos”. Enquanto isso, Najara explica porque mulheres negras são as maiores vítimas de violência obstétrica: “A gente pode relacionar à questão de raça e classe. (…) O atendimento no SUS tende a ser mais precarizado e as pesquisas têm mostrado racismo institucionalizado”.

O programa ainda conta com a participação de Ligia Rodrigues, ginecologista, que fala de algumas dificuldades que enfrentou em sua carreira profissional. Por fim, a participação da TV Aperipê de Aracaju em uma reportagem sobre o tema.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), apresentadora de TV, programa Gente em Evidência, exibido pela TV Alagoas (SBT), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA), diretora de planejamento da Comunicação Hoje e da Tehron - Núcleo de Comunicação; publicitária, assessora de comunicação, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de divulgação da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas), associada da Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *