08 / 04 / 20

Como se destacar no atual mercado de “lives”

Diretora da ARUNA Marketing, Priscyla Caldas sugere convidados e horários estratégicos para engajar o público

Foto: Sérgio ReisPriscyla Caldas

Priscyla Caldas

O período de incertezas da “oferta e demanda” no mercado, consequência do isolamento em escala global, mexeu com diversos setores de trabalho. Enquanto áreas de serviço, como aviação civil, bares, restaurantes e construção civil registram quedas significativas, um novo campo de atuação, a live streaming, chama atenção pelo seu crescimento.

O “boom” mercadológico das lives vem desde 2011 com o Youtube, e posteriormente com o Facebook (2015) e o Instagram (2016) acompanhando a tendência. Plataformas como Twitch.TV e Mixer também chegaram com força no cenário, angariando mercados de nicho, principalmente a comunidade gamerApenas na Twitch, estima-se que mais de 15 milhões de usuários consumam diariamente os conteúdos da plataforma.

A popularização do live stream acompanha métricas como o alto consumo de vídeos online no Brasil — média de 19 horas semanais por espectador segundo pesquisa da Provokers —, e o grande número de acesso à internet no mundo — contemplando 51% da população, segundo relatório da Estado da Banda Larga 2019.

Para diretora da Aruna Marketing, Priscyla Caldas, se destacar no “mercado de lives” é uma tarefa que exige três fundamentos: conteúdo bem direcionado, profissionalismo e inovação dentro da concorrência.

O primeiro aspecto a ser observado é o conteúdo que está sendo dividido com os espectadores, pensando na relevância das informações diante do cenário atual, lembrando sempre que profissionalismo é a base e inovação é o diferencial. O conteúdo, com o tempo, vai associar sua imagem a uma ‘autoridade’ no assunto. Essa construção, entretanto, vai desde o seu histórico na vida pessoal, transmitida apenas para o meio online”, explica.

Priscyla também atenta para a importância de chamar convidados para as transmissões ao vivo. Segundo a profissional, lives compartilhadas geram mais interesse das pessoas, desconstruindo a imagem maçante de palestras e aulas, e elevando a um status de bate-papo, como uma conversa chamativa entre amigos.

Outro dado levantado por Priscyla é o número da audiência, repartida pela concorrência em razão do horário das transmissões. A diretora da ARUNA Marketing sugere que as lives comecem um pouco antes das 20h da noite, pico de espectadores, isso porque garante que um público recém-chegado e em potencial possa descobrir o conteúdo exibido.

Devido a quarentena, a maioria das pessoas está na internet. A primeira tela, hoje em dia, é o celular, superando até mesmo a televisão. Com os celulares em mãos, esse público está buscando conteúdos diferentes para consumir nesse período, a exemplo de cursos, estudos e distrações no geral, como as lives. As pessoas estão com ‘tempo’, e gerar conteúdo para elas é interessante. Esse é o momento de fazer um trabalho bem engajado”, conclui.

Para mais informações sobre marketing digital no mercado das lives, acesse www.arunamarketing.com.br/

Fonte: Criativos – Relacionamento com a Imprensa – Malu Marinho

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *