19 / 05 / 20

Oswald de Andrade ganha documentário inédito na TV Cultura

Produção, que faz parte da Série Modernistas, vai ao ar nesta quarta-feira (20/5), às 22h45

Click nas imagens para visualizá-las em tamanho maior

Vai ao ar nesta quarta-feira (20/5), às 22h45, o segundo documentário da série inédita Modernistas, que retrata a vida e a obra de Oswald de Andrade. Produzida pela TV Cultura, com direção do cineasta Ricardo Elias, a produção aborda os principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 – Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.

Narrado pela filha mais nova de Oswald de Andrade, Marilia de Andrade, dançarina e professora da Unicamp, o documentário fala da convivência com o mais ousado e controverso modernista. E aborda o esquecimento que Oswald foi submetido até ser resgatado pelo Teatro Oficina.

Poético, inovador, ousado, o documentário mescla os poemas do artista com imagens de seus livros e biografia pessoal. Como diz um dos depoentes na edição, “a obra de Oswald se pauta pela sua biografia”. Sua trajetória artística e sua obra se misturam com fatos cotidianos, como a briga com Mário de Andrade, com quem se desentendeu e amargou um arrependimento até o fim da vida.

Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. Os próximos episódios de Modernistas retratam os artistas Mário de Andrade e Victor Brecheret, nos dias 27/5 e 3/6, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora de planejamento da Tehron - Núcleo de Comunicação; assessora de imprensa e marketing, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *